segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Empinar a moto estraga o motor?

Você me pergunta se empinar a moto estraga o motor?

Te digo que estraga não só o motor, mas a moto inteira.

As outras manobras do wheelie também, falo delas nesta postagem aqui.

Com a moto empinada, todo o óleo do motor vai para a parte mais baixa, que nessa situação é o câmbio.




O problema é que a sucção da bomba de óleo (ponto azul acima, mas do outro lado do motor) continuará no mesmo lugar, então a bomba que força a circulação do óleo nas partes mais exigidas do motor funcionará a seco (sugará ar) enquanto a moto estiver empinada. 

A bomba força o óleo não só para o cabeçote, mas principalmente para os mancais do virabrequim e o comando e pistão/parede do cilindro.


Essas são só as peças mais quentes, mais exigidas, de maior responsabilidade, maior precisão e mais caras. 

Elas não podem trabalhar a seco. 

É chato, mas enquanto você se está se achando o máximo se exibindo para a galera, todos estão vendo você destruindo alegremente seu patrimônio por opção própria.... Eu mostro o resultado de o que é fundir o motor nesta nova postagem.

Além disso, as motos dos profissionais são preparadas para isso, a relação é modificada com grandes coroas para diminuir o esforço sobre o motor, além de peças de desgaste para o atrito com o chão, não são motos comuns iguais à sua.


Imagem baseada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wheelie

Tentar fazer isso com motos comuns pode trazer um enorme prejuízo, tanto material como de risco de morte.

Sua moto foi projetada para rodar e não para aguentar esse tipo de coisa.

E ao voltar para o chão, o quadro da sua moto sofre um impacto para o qual ela não foi projetada.




É por isso que motos de trilha tipo XTZ/Tornado e algumas CB300/Twister/Hornet se partem ao meio, isso não é exclusividade das Kansas.

Procure na internet por "modelo de sua preferência quadro quebrado", e leia o papo da galera.

Vai encontrar pérolas do tipo "apareceu uma trinca no quadro, será que tem problema?"

Cidadão... o que se responde para um cidadão que faz uma pergunta dessas?

Também tem outra coisa:

Empinar a moto não estraga somente o motor e a moto; durante estas férias de verão fiquei sabendo a história de um rapaz de 19 anos aqui do bairro que estava empinando a moto na rua de casa, caiu de cabeça e morreu na hora.

E este outro aqui em Roraima:


Reportagem completa com fotos do piloto em vida e depois do acidente: http://www.sentineladafronteira.com.br/jovem-empina-motocicleta-e-cai-e-morre-embaixo-de-caminhao/



Moto não é brinquedo. Use-a com sabedoria e viva muito para ter muitas histórias boas para contar.

Um abraço,

Jeff

13 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, muito informativa.
    A moto é realmente é um excelente veículo, mas se for usada de forma indevida pode quebrar fácil, além de tornar-se uma a arma mortal na mão de idiotas exibicionistas sem noção.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Isso é mais uma crítica do que um informativo, os pilotos praticante de wheeling treina com motos preparadas e só é usada para a prática do esporte o que não dá e pra andar praticando manobras em vias públicas .esse comentário seu ta na cara que vc e um crítico ao esporte, nada e pra dura pra sempre principalmente bens materiais. Só te falo uma coisa que a sensação de dominar a moto realizando as manobras não tem comparação. Coisa que vc não deve ser capaz de fazer por isso vem com essa crítica. Proucure um esporte que tenha haver com vc ai vc ira entender a possível sensação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro de tudo: isto é um blog, nele expresso minhas opiniões pessoais. Não tem a menor obrigação de ser informativo, no entanto eu procuro fazer com que traga o máximo de informações.
      Dito isso. te informo que esta é a minha postagem mais informativa a respeito do assunto, as outras são todas bem mais críticas.
      Este blog se chama Minha Primeira Moto porque nele tento alertar a moçada sobre coisas que aparentemente você sabe, mas a garotada nem imagina e está se matando por aí com a primeira moto.
      Os praticantes do "esporte" usam motos preparadas? Fala isso para a galerinha empinando cinquentinha, tá cheio de vídeo no youtube — é a eles que a mensagem é dirigida.
      Você acertou numa coisa: realmente não faço isso, nunca tive interesse em fazer isso porque sempre soube o quanto isso estraga a moto e eu nunca tive dinheiro para jogar fora e nem interesse em quebrar meus ossos, gosto muito deles.
      Francamente não tenho a menor consideração por quem fica colocando a vida dos outros em risco agindo de maneira idiota em via pública. Não tenho nada contra quem "pratica o esporte" como profissional, desde que não coloque a plateia em risco. Até agora poucos eu vi com essa consciência profissional, talvez você seja o primeiro.
      Já vou avisando que é para você não pensar que fiz a postagem em função do seu comentário:
      Somente vi sua postagem agora à 1 da manhã, mas desde hoje pela manhã está programada para dia 09/10 uma postagem chamada A Diferença Entre Pilotar Uma Moto e Ser Um Idiota.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Te amo cara! Você é meu mestre!
      Clap clap clap!

      Excluir
  3. Isso é mais uma crítica do que um informativo, os pilotos praticante de wheeling treina com motos preparadas e só é usada para a prática do esporte o que não dá e pra andar praticando manobras em vias públicas .esse comentário seu ta na cara que vc e um crítico ao esporte, nada e pra dura pra sempre principalmente bens materiais. Só te falo uma coisa que a sensação de dominar a moto realizando as manobras não tem comparação. Coisa que vc não deve ser capaz de fazer por isso vem com essa crítica. Proucure um esporte que tenha haver com vc ai vc ira entender a possível sensação.

    ResponderExcluir
  4. e mane kkkkkkk
    jeff te fudeu agr kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Jeff, vou destacar a principal parte do seu magnífico texto: "isso estraga a moto e eu nunca tive dinheiro para jogar fora e nem interesse em quebrar meus ossos, gosto muito deles.".
    Assino embaixo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Jeff, vou destacar a principal parte do seu magnífico texto: "isso estraga a moto e eu nunca tive dinheiro para jogar fora e nem interesse em quebrar meus ossos, gosto muito deles.".
    Assino embaixo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Os acéfalos empinadores de moto tem coragem de aparecer pra xingar e o pior se colocam no nível de esportistas e profissionais que defendem um esporte kkkk
    O texto é pra vcs não para os esportistas de verdade seus dementes, esportistas praticam e se apresentam com segurança e com motos preparadas para o esporte, vcs estao bem longe disso.

    Parabéns pelo texto JEFF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Em breve (janeiro de 2017) haverá mais uma postagem sobre um empinador que atropelou e matou uma criança de 11 anos.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  8. Boa noite jeff vc esta correto.
    Eu tenho moto de alta cilindrada
    Esses babacas com motos grandes ou pequenas so faz merda e acaba machundo quem nao tem nada haver.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Nossa primeira responsabilidade tem que ser com a segurança dos pedestres e depois com a nossa própria segurança. Porque a pancada de uma moto é capaz de matar um pedestre, e nós temos mais chance de sobreviver do que ele.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir