terça-feira, 26 de novembro de 2013

Malditos tachões

Um dia um mau engenheiro sujeitinho desprezível interessado em ganhar dinheiro fácil teve uma ideia de um produto novo e versátil que serviria para a separação de pistas e redutores de velocidade transversais.

Sem se importar com os possíveis riscos que seu novo invento traria, saiu feliz da vida vendendo para prefeituras e autarquias 'especializadas' em segurança viária por todo este Brasilzão velho de guerra.

Encheu os bolsos, porque segurança viária aqui é piada e a grana das licitações públicas fala mais alto.


É, estou falando dos malditos tachões, tartarugas, olhos-de-gato, catadióptricos ou sei lá como chamam aí na sua terra.

Depois de algum tempo, os eleitores proprietários de automóveis começaram a reclamar de que essa praga dos infernos estava danificando a suspensão de seus carros.


Também estavam derrubando e matando motociclistas, mas com esses ninguém se importa.


Então, para não desagradar os motoristas com seus preciosos amortecedores, em 2009 o Contran proibiu o uso de tachões como redutores de velocidade transversais (lombadas).


A lei não pegou (esses da foto acima foram instalados em 2012) e também não impediu a criatividade do pessoal de criar novas e mais traiçoeiras armadilhas para os motociclistas, porque assim se ganha mais dinheiro.



Denúncia: http://www.revistamotoclubes.com.br/2013_11/Materia_2013_11_01_CurtaseGrossas.htm

Imaginou você vindo no meio da pista atrás de um veículo que encubra a visão e de repente você está em cima disso?

Já estará desequilibrado pelos 3 tachões centrais, e para qualquer lado que você tente desviar, encontrará uma fila de tachões para acabar de te derrubar. 


Muito cuidado com essa praga infernal.


Não faça ultrapassagens sem antes visualizar se não encontrará tachões separando as pistas lá na frente.


Caso você erre seu cálculo, poderá ter o mesmo destino deste colega:



Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/11/jovem-de-19-anos-morre-em-acidente-caminho-de-aniversario-de-prima.html

Sim, ele errou ao fazer uma ultrapassagem em local proibido. Pagou com a vida ao se desequilibrar nos tachões. 

Não cometa esse erro.


E também não cometa o erro de subestimar a imbecilidade de alguns motoristas idiotas, daqueles que acham que é ofensa ser ultrapassado.


Você correrá o risco de iniciar uma ultrapassagem em local permitido, e o imbecil ao seu lado acelerar para não permitir sua ultrapassagem, te jogando no início dos tachões.


Não sei se foi isso que aconteceu aqui, não estou tentando aliviar para o lado do motociclista; mas tenho cicatrizes pra provar que isso pode acontecer.


Não se deixe empolgar achando que a moto pode fazer ultrapassagens em locais proibidos por ser estreita e se encaixar facilmente no trânsito. 

Nunca faça ultrapassagens em locais proibidos, desobedecer a sinalização viária é chamar por encrenca. Além disso, tachões e motoristas ineptos são armadilhas que geralmente não prevemos. 

Tenha sempre uma margem de reserva e, se não tiver jeito, evite rodar sobre os tachões; cruze-os da maneira mais fechada possível.


Como se fosse um obstáculo de trilha.

Um abraço, e boa sorte,

Jeff
PS: Depois de postado o texto, encontrei uma crônica excelente com o mesmo nome e tema no blog Cariocadorio. Não deixe de lê-la, é muito tocante e te deixará ainda mais revoltado com esse descaso criminoso contra uma parcela da população, a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário