terça-feira, 12 de novembro de 2013

Propaganda enganada

É por isso que sempre digo, nunca acredite em propaganda.

Olha só este banner que achei nas minhas andanças pela internet, ói quicoisa bissurda:


Não viu nada de errado?

Negatório!

A Fazer 150 simplesmente NÃO É a moto mais potente da categoria.

yamaha, fica feio dizer uma inverdade dessas.

Ela até pode ser a mais bonita, mais ágil ou a mais econômica (não medi) — conceitos subjetivos, ou influenciáveis pelo modo de pilotagem, que cada um avalia a seu modo — mas certamente não é a mais potente.

Compare dados dos fabricantes:


Factor Fazer 150:     12,2 cv a 7.500 rpm


Apache 150:             14,0 cv a 8.000 rpm


Titan 150:                 14,2 cv a 8.500 rpm


Uma diferença de 2 cv em relação à Titan, 14% a menos.

Ou vão dizer que a Titan e a Fazer 150 não estão na mesma categoria? 

É ruim, hein?

E eu coloco a indiana Apache na mesma categoria. A moto em si é boa, apesar de a montadora não ser séria nem confiável.

É, pensando bem, acho que isso a coloca um degrau abaixo.

Nada contra a Fazer. Aliás, contra nenhuma delas (apenas contra algumas atitudes dessas empresas), mas é surpreendente ver um.... chamemos de erro.... desses ostentando o logotipo da yamaha. 


Não estou dizendo que a potência desse motor seja insuficiente; pelo contrário, os testes comparativos das revistas mostraram que a Factor não fica devendo desempenho, apesar da potência menor.

O fato de esses 12,2 cv estarem disponíveis a uma rpm mais baixa não a torna mais potente, apenas a tornam mais ágil.

Talvez tenham usado o critério de mais potente a uma determinada rotação, coincidentemente, aquela onde a moto da yamaha se destaca.

Mas isso seria chicana.

Não se pode sair por aí dizendo que amarelo é azul e verde é lilás.

Talvez a yamaha em si nunca tenha declarado isso, o anúncio pode ser obra de um marquetingueiro, mas o fato é que o logotipo da yamaha está lá, tornou a coisa oficial. Se foi usado sem autorização, o problema agora é dela.

A principal característica do marquetingueiro (o mau profissional de marketing) é falar qualquer coisa que ele avalie que possa aumentar as vendas, sem qualquer compromisso com os números e fatos da vida real.

Mesmo que esse ato impensado acabe criando uma péssima imagem para a empresa.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

2 comentários:

  1. Não sei o porquê mas parei de receber os aviso de atualização desse blog! snif snif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se inscreveu no feed? Ou estava acompanhando pelo Facebook?

      Excluir