quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A marcha lenta da minha moto fica variando

Se a marcha lenta da sua moto fica variando, uma hora está abaixo de 1000 rpm, outra hora está bastante acelerada, daqui a pouco fica baixinha novamente, sua moto está com a famosa "entrada de ar falso".

Hummm... tem algum cilindro com ar falso...
Imagem: http://www.ohgizmo.com/2013/05/22/king-of-all-motorcycles-red-baron-bike-is-powered-by-an-airplane-engine/


Esse nome é uma grande bobagem, porque o ar que entra por onde não deve é bem verdadeiro. Mais correto seria chamar de 'entrada falsa de ar'.

Mas o que seria esse tal de "ar falso"?

Seguinte: 

Para funcionar redondinho em todos os regimes do motor, seja na marcha lenta, seja durante a aceleração, a proporção de ar e combustível tem que ser a mais próxima possível de um valor ideal. 

Combustível a mais ou a menos irá alterar o desempenho do motor, sempre para pior. 

Para garantir a proporção exata, a mistura de ar e combustível tem que chegar à câmara de combustão sem alterações.

Se o carburador estiver mal fixado ao flange de união com o cabeçote (o chamado isolante ou coletor — nome totalmente inadequado para motos monocilíndricas), o vácuo do motor sugará ar diretamente da atmosfera, alterando a mistura dosada pelo carburador. Ou bagunçando os cálculos da injeção eletrônica nas motos IE.

O sintoma mais evidente será a rotação de marcha lenta subindo e descendo sem motivo aparente.

O motivo é aquela folga que aumenta ou diminui em função de motivos aleatórios, inclusive a temperatura do motor. 

Não confunda essa variação de rotação ao acaso, típica do ar falso, com o aumento gradual da rpm que ocorre conforme a temperatura do motor vai aumentando; em dias frios, é normal a marcha lenta começar baixa e ir aumentando ao longo da manhã devido ao aquecimento normal dos componentes.

Você constatou que é mesmo ar falso, e agora? 

Tem que levar na oficina?

Só se o problema não desaparecer com um pequeno aperto daquelas porquinhas (ou parafusos) que fixam o carburador ao isolante, e o isolante ao cabeçote. Algumas motos usam uma abraçadeira.

Se depois disso o problema não desaparecer, então a origem da entrada falsa de ar poderá ser uma vedação estragada ou uma trinca no isolante, aí só trocando as peças... mas elas são baratas.

Se a sua moto for do tipo injeção eletrônica, esse problema de flutuação não precisa ser causado necessariamente por 'ar falso'. 

Ele também pode aparecer por algum sensor eletrônico com mau contato ou defeituoso; no primeiro caso, apertar o conector poderá resolver, mas no segundo, será necessário substituir a peça.

Em todos os casos, não deverá ser um reparo caro, a menos que o próprio módulo IE precise ser trocado, o que é algo muito raro — mas tentador para a oficina, se a sua moto estiver fora de garantia.

Nessa última situação, tente fazer uma segunda avaliação em outra oficina antes de autorizar a troca.

Muitas concessionárias têm apenas trocadores de peças e não mecânicos de verdade.

Um abraço,

Jeff

21 comentários:

  1. Sua dica foi bem detalhada... Ajudou bastante obg

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  2. Boa dica, vou tentar por em prática, pois a minha titan 150 Sport, quando esta na marcha lenta, dou uma mínima acelerada ela apaga.

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  3. Minha cg fan 125 2010 a marcha lenta tá sempre variando cado 30 ou 40 segundos ela muda e muito hora tá acima de 1000 rpm hora ela apaga e também quanto eu acelero ela ela demora estabilizar a marcha lenta novamente ela fica acelerada por uns 20 segundos após soltar o acelerador oque pode ser

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    1. Aquelas palavras embaixo do título da postagem são a minha opinião. Leia e eu não vou precisar escrever tudo de novo.
      Boa leitura,
      Jefferson

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    2. Tem mais texto embaixo da figura também.

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  4. Pois é cara, eu tenho esse problema já passei até esmalte no rosca do parafuso que altera a lenta mas não resolve. Vivo regulando a cada 15 km

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    1. Olá, xará!
      Se essa variação não for causada por ar falso entrando pela conexão do carburador, nem por espanamento da rosca do parafuso da marcha lenta, a sede do parafuso de mistura pode estar espanada. Minha CG zero km saiu assim da primeira revisão e só fui descobrir quando a moto desceu a serra e não dava regulagem no litoral.
      Boa sorte,
      Jeff

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  5. Boa noite minha 150 sport, fica oscilando a marcha lenta, 0 carburador já foi limpo várias vezes e nada foi encontrado. Um detalhe é que o parafuso da mistura não altera nada quando é feita à regulagem. Alguém tem alguma ideia de que poderia ser este problema?.Desde já grato.

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    1. Olá, Paulo!
      Minha primeira moto apresentou esse problema. Algum sujeito sem noção na concessionária apertou demais o parafuso de mistura e danificou a sede no carburador, eu podia girar o parafuso de mistura quanto quisesse que o comportamento do motor não se alterava. Única solução é trocar o carburador e não deixar alguém com mão de gorila fazer a regulagem.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Obrigado pela dica, irei providenciar um.Grande abraço.

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  6. Boa noite, eu também tenho minha 150 sport, é o meu xodó, ela oscila até 3000 rpm, depois dessa rotação ela fica normal. Se eu quero andar com ela na lenta com 3000 rpm pra baixo, ela fica tipo balançando, ou dando golpes para frente, como se a lenta tivesse oscilando, já limpei o carburador, pensei que fosse os coxim da roda traseira, também troquei e não foi resolvido... Será que é o mesmo caso do Roberto.R? Por favor, me ajude. Muito obrigado. Abraço.

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    1. Olá, Rogério!
      O sintoma que você descreveu me fez lembrar um caso que aconteceu comigo.
      Eu tinha acabado de retirar a moto da oficina, tinha substituído o câmbio, e a moto começou a dar uns trancos parecidos com o seu.
      Tinha acontecido que o parafuso de empuxo (um componente interno que posiciona o virabrequim) havia se soltado, permitindo esse comportamento esquisito como se o miolo do motor estivesse solto lá dentro (na verdade, estava mesmo). Se for isso é um reparo simples, basta abrir a tampa esquerda e apertar corretamente esse parafuso. O macete é que é difícil de pegar a rosca do jeito certo e o aperto tem que ser feito com um torquímetro para não ser excessivo nem insuficiente.
      Fora isso, e talvez mais provável, pode ser desgaste da campana ou empenamento do platô e separadores da embreagem. Ainda não aconteceu comigo, mas é outra possibilidade para avaliar, antes mesmo de olhar o parafuso de empuxo.
      Se for isso, tem de trocar todo o pacote de embreagem: discos, separadores, platô, rolamento, molas e eventualmente a campana se estiver mesmo desgastada.
      Fora o ar falso da postagem, é só o que me ocorre como possibilidade.
      Boa sorte com sua máquina!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Ah, se o sintoma se parece com o da moto Paulo, pode ser o carburador. Nesse aceleração eu não descreveria como golpes, mas como engasgadas, falhas de aceleração.
      Se você acelera e a moto não vai, aí vai de repente, falha de novo, pode ser até um problema mais simples, giclês entupidos. Os giclês são pecinhas com furos calibrados, se uma sujeira se alojar ali, não deixa passar ar ou gasolina na proporção correta, tem de desmontar e limpar o carburador, um serviço rápido e barato.
      Sucesso!
      Eu de novo,
      Eu

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    3. Muito obrigado mesmo... ah! me esqueci de um detalhe, a lenta oscila sem andar, ligo ela, e a rotação fica variando, se eu não aumentar a rotação, ela apaga... que agonia hehehe abraço!

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    4. Aí pode ser o caso da postagem, é só apertar os parafusos de fixação do carburador e conferir o aperto da abraçadeira da mangueira de ar, ou então limpeza de carburador ou o próprio carburador.

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    5. Muito obrigado amigo, abraço!

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  7. Valeu muito boa dica vou conferir esse ar falso tô com uma neo automática acelerando sozinha já conferi cabo de acelerador e estou sempre regulando a lenta pensei em ser o parafuso da mistura que esta desregulado mas nunca mexeram no carburador, como ela é autonómica quando atinge uma rotação ela já sai puxando e de repente acelera.

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