segunda-feira, 6 de maio de 2013

Minha primeira moto será uma Kansas (parte 1)

Parabéns, é uma linda moto, mas....
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é Jezebel que vem e que passa..."

Foto: Antonio Vinícius de Moraes (que não é o autor de Garota de Ipanema, mas um grande amigo.)
Você precisa saber de algumas coisas para não se arrepender.

Sou proprietário de uma, e posso dizer que tratada corretamente ela é uma moto muito gostosa e confiável. 

Posso dizer isso de minha amada Jezebel, não sei até onde isso foi apenas sorte. Amigos amargaram problemas graves com Kansas, e aí não sei até que ponto foi azar. Mas certamente faltou controle de qualidade por parte do fabricante. 

Um cuidado que você precisa tomar se for comprar uma Kansas fabricada antes de 2010 (aquelas com escape cromado e rodas de 5 raios) é quanto à ruptura do quadro. 

Fique atento e inspecione periodicamente o quadro de sua Kansas anterior a 2010. É necessário remover o banco e levantar o tanque de gasolina para verificar se o tubo que sai da coluna de direção não está trincado exatamente acima do motor.


Imagem/discussão sobre o assunto: http://dafra.forumais.com/t4806-alguem-ainda-possui-uma-kansas-de-2008-sem-ter-reforcado-o-quadro

Todas as Kansas que trincaram o quadro, o fizeram nesse ponto. Estamos cobrando que a empresa lance um recall para as motos sob risco, mas eles alegam que as motos não têm problemas.

Eu e mais uma pá de gente discordamos...

As Kansas posteriores aparentemente não são vítimas disso, eles reforçaram o quadro a partir do modelo 2010 (aquelas com escape preto e rodas de 10 raios).

Mas todas as Kansas, independente do ano de fabricação, apresentam um sério problema crônico, facilmente resolvível, mas que está sendo motivo de discussão com o fabricante há 5 anos:

A quantidade de óleo recomendada, e que é colocada pelas concessionárias nas revisões, é insuficiente.

O manual do proprietário das motos comercializadas até 2012 dizia que para medir o nível de óleo do motor, você tinha que pegar a moto fria pela manhã, colocar no cavalete central, ligar o motor por 1 a 2 minutos, desligar e então retirar a vareta medidora para conferir o nível de óleo.

Isso está 100% correto, faço isso na minha e ela já passa dos 55 mil km, sem nenhum problema de motor.

Fazendo esse procedimento você constata que só é possível atingir o nível máximo da vareta medidora (o nível ideal para a boa lubrificação) com 1,4 litro de óleo.

Vareta medidora de dafra Speed e Kansas 150



Mas a Dafra te entrega a moto depois de cada revisão com apenas 1 litro de óleo.

Então, quem confia/confiou que a empresa faria a coisa certa muito provavelmente teve/terá que consertar o motor ou o câmbio antes dos 20 mil km, muitas vezes ainda dentro do período de garantia.

Essa quilometragem varia de acordo com o modo de utilização da moto, quem faz pequenas quilometragens nem nota o aquecimento excessivo do motor. 

Mas quem pega a estrada, corre o risco de ter o motor travado por falta de óleo.

E não adianta consertar o motor, porque o perderá novamente se continuar colocando somente 1 litro de óleo, simplesmente isso não é suficiente para um motor daquele tamanho.

Atualização: 

Colocar apenas 1,2 litro (que é o máximo que a Dafra recomenda nas discussões que tivemos) também não resolve.

Quem rodou com isso também perdeu o motor, porque essa quantidade só permite atingir o nível mínimo da vareta medidora/visor de óleo — esse nível é justamente o momento de se colocar mais óleo no motor...

O triste é que a empresa foi alertada e não reconheceu o erro. 

Ao invés disso, a partir de abril de 2013 eles alteraram o manual do proprietário eliminando a necessidade de ligar o motor.

Se antes o proprietário tinha a chance de ler o manual e perceber a incoerência das informações, agora ele estará fadado a pagar pelas peças novas.

O problema não é apenas o prejuízo material. Um motor superaquecido por lubrificação deficiente pode travar ou parar de trocar marchas no meio do trânsito, expondo os ocupantes a um acidente grave.

A mesma precaução precisa ser tomada por proprietários de motos Dafra Speed, Kasinski Mirage 150 e Kasinski Flash, conforme é explicado aqui e também aqui.

Então não caia nessa, faça o procedimento de acordo com o manual antigo descrito acima e tenha uma moto confiável por muito tempo.

Ou junte-se à lista de pessoas que reclamam de como essas motos são ruins. O que é uma injustiça com as motos, mas não com a(s) empresa(s) que a(s) comercializa(m). 

Qualquer dúvida, fico à disposição para todos os esclarecimentos.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

4 comentários:

  1. Espera um pouco, quer dizer que a Dafra simplesmente omitiu a informação no manual?? Quer dizer que eles vão continuar colocando a vida das pessoas em risco. Isso está pedindo providências mais energéticas por parte dos consumidores.

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  2. Cássio,
    Eu recorri ao Ministério Público Federal por conta desses dois casos, os quadros quebrados e a falta de óleo. O MPF daqui de Santa Catarina considerou que a dafra reforçar o quadro a partir dos modelos 2010 e se prontificar a trocar o quadro de quem reclamar do problema seria suficiente, sem necessidade de recall; eu discordo, porque quem tiver o quadro quebrado e for atropelado por um caminhão vai se calar para sempre. Sobre o óleo, o assunto foi para o departamento jurídico, nunca mais fui informado sobre o andamento do processo. Mas desanimei com o MPF. Se não tomam atitude diante de um chassi de moto se partindo ao meio, vão tomar diante de milhares de motores com a caixa de marchas detonada e motores fundindo? Infelizmente, não acredito em mais nada neste país. O povo foi para as ruas, mas estão aí a copa do mundo, as olimpiadas e os metrôs de todas as capitais, os pacs que liberaram valores enormes para obras que só aparecem na imprensa, e por aí vai. Se alguém quiser empunhar essa bandeira, estou passando para a frente. No final da ditadura, eu acreditava que uma sociedade sob controle civil não permitiria os desmandos e a corrupção que vemos em todos os setores. Hoje não acredito em mais nada, nem em ninguém.
    Um abraço,
    Jeff

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  3. Hoje dia 14/05/2015 aconteceu comigo, meu quadro da kansas partiu em meio a uma avenida aqui em SÃO PAULO, por sorte não me machuquei, gostaria de saber os passos para entrar com processo contra a dafra. Obrigado.

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  4. gostaria de saber se o risco de quebra de quadro se aplica exclusivamente para as motos fabricadas antes de 2010, se ja foi visto esse tipo de caso em modelos fabricados posteriormente.

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