Começa a melhor temporada para se comprar motocicletas usadas
com baixa quilometragem!
É no inverno que você descobre como as motocicletas podem
ser temperamentais; ou você desiste, ou aprende um pouco de mecânica.
Por que é tão difícil ligar uma motocicleta no inverno?
Porque a combustão está regulada para ocorrer na condição de
trabalho dos dias normais.
Quando a temperatura cai, o motor fica mais difícil
de girar porque o óleo fica mais viscoso (ele “engrossa” com o frio). Ele fica mais pesado e o motor de partida gira mais devagar, o que dificulta obter uma faísca forte.
Outro motivo: a gasolina não queima com a mesma facilidade (até que se aqueça, o motor gelado
rouba muito calor da câmara de combustão, então o motor demora mais para chegar
na condição ideal de funcionamento).
Motos com injeção eletrônica já têm todos esses parâmetros
memorizados: os sensores medem a temperatura do ar e a injeção já está
programada para compensar colocando mais gasolina na mistura.
Mas na maioria das motos de baixa cilindrada, quando chega o
inverno, você precisa fazer pequenos ajustes para lidar com as novas condições
de temperatura.
Então, regra básica para uma partida mais fácil: use o
afogador.
Tentar ligar a moto sem ele é desperdiçar bateria, ou ganhar
músculos na panturrilha acionando o pedal de partida.... o que pode causar o
afogamento indesejado, dificultando ainda mais as coisas. Uma vela de ignição
molhada com combustível não solta faísca, então o que já estava difícil fica
impossível.
Não piore as coisas, tente acertar na primeira.
Para isso, aí vão algumas dicas:
1) Antes de ligar o motor:
- Coloque a moto sobre o cavalete central com a transmissão em neutro.
- Gire o parafuso de aceleração do carburador para aumentar a rotação de marcha lenta.
Não tem mistério, basta pegar uma chave de fenda e
girar este parafuso no sentido horário por meia volta (mais ou menos). Você não
faz ideia do quanto isso ajuda.
- Verifique se o corta-corrente está na posição correta.
- Mantenha farol/lanterna apagados (caso sua moto permita fazer isso).
- Acione o manete da embreagem algumas vezes para descolar os discos de embreagem.
- Acione completamente o afogador.
2) Ao ligar o motor:
- Mantenha o manete da embreagem completamente acionado. Isso fará com que o motor de partida não precise mover o peso morto do eixo primário do câmbio, aliviando o esforço.
- Mantenha o acelerador acionado por aproximadamente um terço do giro do punho.
- Não pressione o manete do freio. A luz de freio rouba energia necessária para uma faísca mais forte.
3) Quando o motor começar a funcionar:
- Solte o manete da embreagem. É normal que a roda traseira gire nessas condições, isso não significa que a embreagem esteja desregulada, mas apenas que o óleo frio está fazendo os discos girarem. É bom para o aquecimento da transmissão.
- Vá diminuindo gradativamente o afogador, com cuidado para não desativá-lo antes da hora. O processo de aquecimento leva alguns minutos.
- Quando a marcha lenta mostrar que está muito elevada, retorne um pouco o parafuso de aceleração. Mas é recomendável manter a rotação um pouco mais elevada para evitar que a moto engasgue nas saídas de semáforos.
Depois disso, não é só sair acelerando não; vem aí a parte 2...
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
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