quinta-feira, 9 de maio de 2013

Aquecendo o motor – Parte 1


Chegou o frio!


Imagem: http://motorcycles.about.com

Começa a melhor temporada para se comprar motocicletas usadas com baixa quilometragem!

É no inverno que você descobre como as motocicletas podem ser temperamentais; ou você desiste, ou aprende um pouco de mecânica.

Por que é tão difícil ligar uma motocicleta no inverno?

Porque a combustão está regulada para ocorrer na condição de trabalho dos dias normais. 

Quando a temperatura cai, o motor fica mais difícil de girar porque o óleo fica mais viscoso (ele “engrossa” com o frio). Ele fica mais pesado e o motor de partida gira mais devagar, o que dificulta obter uma faísca forte.

Outro motivo: a gasolina não queima com a mesma facilidade (até que se aqueça, o motor gelado rouba muito calor da câmara de combustão, então o motor demora mais para chegar na condição ideal de funcionamento).

Motos com injeção eletrônica já têm todos esses parâmetros memorizados: os sensores medem a temperatura do ar e a injeção já está programada para compensar colocando mais gasolina na mistura.

Mas na maioria das motos de baixa cilindrada, quando chega o inverno, você precisa fazer pequenos ajustes para lidar com as novas condições de temperatura.

Então, regra básica para uma partida mais fácil: use o afogador.

Tentar ligar a moto sem ele é desperdiçar bateria, ou ganhar músculos na panturrilha acionando o pedal de partida.... o que pode causar o afogamento indesejado, dificultando ainda mais as coisas. Uma vela de ignição molhada com combustível não solta faísca, então o que já estava difícil fica impossível. 

Não piore as coisas, tente acertar na primeira.

Para isso, aí vão algumas dicas:

1) Antes de ligar o motor:
  • Coloque a moto sobre o cavalete central com a transmissão em neutro.
  • Gire o parafuso de aceleração do carburador para aumentar a rotação de marcha lenta. 


Não tem mistério, basta pegar uma chave de fenda e girar este parafuso no sentido horário por meia volta (mais ou menos). Você não faz ideia do quanto isso ajuda.

  • Verifique se o corta-corrente está na posição correta.
  • Mantenha farol/lanterna apagados (caso sua moto permita fazer isso).
  • Acione o manete da embreagem algumas vezes para descolar os discos de embreagem.
  • Acione completamente o afogador.


2) Ao ligar o motor:
  • Mantenha o manete da embreagem completamente acionado. Isso fará com que o motor de partida não precise mover o peso morto do eixo primário do câmbio, aliviando o esforço.
  • Mantenha o acelerador acionado por aproximadamente um terço do giro do punho.
  • Não pressione o manete do freio. A luz de freio rouba energia necessária para uma faísca mais forte.


3) Quando o motor começar a funcionar:
  • Solte o manete da embreagem. É normal que a roda traseira gire nessas condições, isso não significa que a embreagem esteja desregulada, mas apenas que o óleo frio está fazendo os discos girarem. É bom para o aquecimento da transmissão.
  • Vá diminuindo gradativamente o afogador, com cuidado para não desativá-lo antes da hora. O processo de aquecimento leva alguns minutos.
  • Quando a marcha lenta mostrar que está muito elevada, retorne um pouco o parafuso de aceleração. Mas é recomendável manter a rotação um pouco mais elevada para evitar que a moto engasgue nas saídas de semáforos.


Depois disso, não é só sair acelerando não; vem aí a parte 2...

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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