Você certamente não é um Thundercat nem tem uma Espada
Justiceira, mas para se dar bem no trânsito você precisa usar a visão além do
alcance...
Imagem: google
Veja como é simples:
Ao invés de focar sua atenção no carro à sua frente, foque
no que está à frente dele e que poderá vir a representar um risco para você.
Assim, caso o carro à sua frente precise frear de repente, você já estará efetuando sua manobra evasiva.
Assim, caso o carro à sua frente precise frear de repente, você já estará efetuando sua manobra evasiva.
Antecipando os riscos, você ganha segundos preciosos, que
fazem toda a diferença entre uma frenagem no susto ou uma estabacada dolorida.
A visão além do alcance consiste em antever os possíveis
riscos e evitá-los antes que se tornem realidade.
Veja um exemplo prático:
Você está numa rua de mão dupla com trânsito livre, mas
congestionado no sentido oposto. A fila é grande e numa curva à esquerda, há um
ônibus.
Você poderia fazer a curva naturalmente. Mas usando a visão
além do alcance, você prevê que alguma moto poderá estar se arriscando a fazer
a ultrapassagem daquele ônibus.
Você toma a iniciativa de abrir um pouco mais a curva e
bingo!, evita a colisão frontal com um maluco desajuizado.
Veja outro exemplo de uso da visão além do alcance:
Você está numa via expressa e inicia uma suave curva longa.
Os pilotos normais focam o carro que vai à frente, mas você,
aprendiz de thundercat, está atento não apenas ao fluxo do trânsito perto de
você, mas também nas luzes de freio que estão se acendendo lá no fim da curva... e já antecipa uma mudança de faixa ou redução de velocidade para se livrar
da encrenca.
Parar repentinamente numa via expressa representa um risco
muito grande de colisão traseira; antecipando sua manobra evasiva, as coisas
ficam muito menos arriscadas.
O último exemplo de hoje do uso da visão além do alcance:
Você segue pela via expressa ou rodovia na faixa da direita.
Logo à frente há um acesso para os veículos que vêm pela pista marginal.
Com a visão além do alcance, você já imagina os carros tendo
dificuldade para se encaixar no fluxo de maior velocidade em que você está.
Assim, já muda para a faixa da esquerda (se a sua moto e as condições
permitirem) antes da zona da encrenca.
Os motoristas e pilotos com visão normal ficam lá disputando
espaço, freando e se apertando, enquanto você passa tranquilamente a confusão e
só retorna para sua faixa quando tudo estiver tranquilo, céu de brigadeiro.
Viu como a visão além do alcance melhora sua vida?
Agora é só aprimorar a técnica para enxergar cada vez mais
longe.
Um abraço,
Jeff
PS: Veja que o uso abusivo do verbo ver nesta postagem foi
intencional, viu?
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Valeu, Joel! Obrigado por acompanhar o blog!
ResponderExcluirA regra de ouro da pilotagem defensiva é nunca confiar que estejam te vendo. E na maior parte das vezes, não estarão mesmo!
Um abraço,
Jeff
!!!!!!!!
ResponderExcluir