sexta-feira, 1 de maio de 2015

Como agir em caso de engasgamento - Manobra de Heimlich

Se você estiver procurando ajuda para uma pessoa engasgada, pule o texto em azul e vá direto para o texto em letras vermelhas.

Fim de semana, você tirou a moto da garagem e saiu para comer um pastel uma coxinha com seus amigos. Pastel só tem vento.

Um deles se engasga com um pedaço de frango e começa a acenar desesperado sem conseguir falar, está sufocando, ficando com o rosto vermelho/roxo, e aí, comofas?

Nessa situação não há tempo de esperar o resgate chegar. 


Seu amigo estará mortinho da silva sem chance de reanimação antes que uma viatura chegue ao local.


Fazer respiração boca a boca também não resolve o problema, porque o ar não vai passar pelo alimento que está obstruindo a passagem — se o ar passar, passará em muito pouca quantidade e essa técnica poderá complicar a situação empurrando o alimento ainda mais em direção aos pulmões.


A única chance de o seu amigo não estragar definitivamente o passeio é você aplicar a manobra de Heimlich.


Precauções quanto à Manobra de Heimlich:

Em caso de engasgamento confirmado (com alimento, osso, cartilagem, etc.) de uma pessoa sem outras lesões, a manobra de Heimlich é a maneira mais eficaz para desobstruir as vias aéreas. 

Somente depois de removido o obstáculo é que poderá ser necessário (ou não) aplicar a ventilação (a respiração boca a boca), se a vítima não estiver mais conseguindo respirar.


Se ela parar de respirar, identifique se a parada foi apenas respiratória ou se também ocorreu uma parada cardíaca.


ATENÇÃO: 


Massagem cardíaca somente deve ser aplicada em caso de parada cardíaca confirmada! 


Aplicar massagem cardíaca em um coração pulsando pode fazê-lo parar! 


A vítima pode ter uma parada respiratória por causa da obstrução nas vias aéreas, sem que o coração deixe de bater. 


O fundamental em uma parada respiratória é desobstruir as vias aéreas e enviar ar para os pulmões... se o coração estiver pulsando, não faça massagem cardíaca!


Você tem que agir rápido, porque se ela chegar a desmaiar, será muito mais difícil colocá-la em posição para a manobra. E desmaiando ela poderá bater a cabeça no chão com força suficiente para morrer.

Como executar a Manobra de Heimlich:


Aja imediatamente e, antes que a vítima desmaie, posicione-se atrás dela, feche o punho e posicione o polegar para dentro na posição entre o umbigo e o osso esterno da vítima (o osso chato central do peito).

Observe o posicionamento das pernas do socorrista na foto ao lado: essa posição dá o apoio necessário para executar a manobra. 


Com a outra mão, segure o próprio punho e puxe ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para dentro e para cima a partir dos cotovelos. 


Comprima a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. 


A força aplicada é tal que a vítima chegará a tirar os pés do chão, daí a necessidade de você estar bem posicionado.


Isso é a manobra de Heimlich, pensou o quê?
É essencial repetir a manobra por cinco a oito vezes até a saída da obstrução. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio.

Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deverá ser interrompida para iniciar a reanimação respiratória e cardíaca.

Primeira coisa a fazer é tentar insuflar um pouco de ar fresco nos pulmões da vítima e verificar imediatamente se o coração continua batendo.


Se o coração parou, faça a massagem cardíaca e continue alternando a ventilação com a massagem. A técnica de reanimação cardiorrespiratória é explicada aqui.


Se o coração estiver pulsando, continue insuflando ar até a vítima conseguir respirar por si mesma ou a chegada do socorro. Somente interrompa os procedimentos por solicitação do socorrista. 


A manobra de Heimlich não se aplica da mesma maneira para grávidas, é necessário cuidado para não machucar o feto ou provocar um aborto. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manobra_de_Heimlich

Poderá ser uma decisão entre tentar salvar a mãe e talvez perder o bebê no processo, ou perder ambos se nada for feito, portanto exigirá imenso critério e conhecimento da técnica correta por parte do socorrista para tentar salvar mãe e bebê.


Fazer um curso de primeiros socorros pode salvar vidas. E a manobra de Heimlich pode evitar que você acabe pagando um mico beijando seu amigo peludo sem necessidade.



Imagem: A Era do Gelo 2

Um abraço, e espero que você aprenda, mas nunca precise usar esta técnica,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário