terça-feira, 12 de maio de 2015

Deficientes e deficiências


Esta semana fiquei chocado com estes dois vídeos, então postei links aqui para refletir sobre o assunto.



Fazia tempo que eu pensava em uma postagem para comentar sobre a maneira com que os motoristas e motociclistas não estão preparados para lidar com as pessoas com algum tipo de deficiência.

Ao pilotar, você pode ser surpreendido por pedestres atravessando fora da faixa e também em cima da faixa, e até com o farol verde para você.

Por que os pedestres fazem isso?

Ora, qualquer pessoa erra. 

Mas as pessoas com deficiência não fazem essas coisas por erro... elas estão impossibilitadas de agir de outra maneira.

Há pessoas com dificuldades de locomoção. No meu caso 
Com a chegada da idade, fica mais difícil mover as pernas com a velocidade de outrora (alguém ainda fala outrora?)

Cada passo exige esforço para tirar o corpo do lugar, e vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVC, o popular "derrame") de um dia para outro passam a ter dificuldade extrema para andar e realizar tarefas diárias.

Mesmo assim, precisam continuar a viver. Ir à padaria todos os dias, ou sacar dinheiro no banco da rua central da cidade, por exemplo. 

E na hora de atravessar uma avenida, o tempo de abertura do semáforo para pedestres pode não ser suficiente para a travessia. Pode ser menos sacrificado atravessar fora da faixa. 

Há um senhorzinho no meu bairro que sobrevive catando papelão com sua carrocinha. Ele consegue mover as pernas 5 centímetros de cada vez, não consegue andar rápido mesmo... mas ele precisa ir atrás da sua sobrevivência, e não dá para fazer isso sem atravessar as ruas.

Também pode ser que a pessoa simplesmente não perceba ou entenda o funcionamento da sinalização. 

Há vários graus de deficiência mental, alguns mais severos do que outros. Particularmente, acho o termo inadequado... Einstein podia ser um gênio da Física, mas era um desastre atravessando a rua.


Imagem: Peabody e Sherman, Dreamworks LLC

Na imensa maioria das vezes, pessoas nessas condições agem com a maior inocência, como crianças grandes, sem ver a maldade com que as outras pessoas já estão tão acostumadas. 

Tão acostumadas que nem se lembram mais que um dia também foram crianças.

Outros deficientes mentais são agressivos e partem para a agressão gratuita por motivos fúteis.

Todas essas pessoas estão nas ruas, e você como motociclista ou motorista, precisa estar atento à possibilidade de cruzar com uma delas, atravessando na faixa ou fora dela. Dirigindo um carro ou pilotando uma moto.

Nessa situação inesperada, o que você não pode fazer é travar o olhar no problema e seguir em frente sem saber o que fazer.

Ponha na cabeça que você encontrará essa situação um dia — e treine para ter reações rápidas para desviar ou frear com segurança. Aquele atropelamento do vídeo era totalmente evitável.

Pratique reações de emergência com sua moto nas manhãs de domingo. 

Nas artes marciais, você treina o corpo para agir de maneira condicionada, por reflexo, sem precisar pensar.

No dia a dia, o treinamento poderá te tirar de situações inesperadas como a do primeiro vídeo.

Mas tome cuidado com o que você treina. Ações reflexas podem trazer grandes problemas se você não tiver sabedoria para controlá-las.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário