segunda-feira, 11 de maio de 2015

O testemunho do proprietário de uma Intruder 250

Comentário publicado pelo leitor André Tissiani na postagem O que acontece em um motor com excesso de óleo (Separei os parágrafos para facilitar a leitura.):

Olá Jeff, já conversamos pessoalmente sobre a falta de óleo nas Suzuki Intruder, sou proprietário de uma 250 ano 1999. [O André mora em um dos caminhos que eu faço para ir à padoca e eu aproveitei para falar com ele em um desses dias em que ele estava em frente de casa, dando um trato na moto.]

Hoje, sábado, decidi dar um trato nela, isso inclui troca de óleo e filtro, dar uma encerada, uma polida, bla bla bla, depois que nós conversamos, decidi sempre nas trocas colocar um pouco de óleo a mais, as marchas ficaram mais leves e o ronco melhorou. 

Bom, decidi ver a quantidade real de óleo para o nível máximo, seguindo suas recomendações, bom, vamos lá.


No manual, sem troca de filtro, a Suzuki recomenda 1300ml, com troca de filtro, 1400ml, fazendo a troca de acordo com as recomendações do Jeff e prestando bem atenção no que o manual diz, cheguei na determinada conclusão. 


Para o nível máximo sem troca de filtro fica em torno de 1650ml, no manual, diz que fica em torno de 1300ml.


Com a troca de filtro (Eu troco a cada 2000km, ou 1 troca sim outra não, já que não passo dos 1000km em cada troca).


Com a troca do filtro, fica em torno de 1750ml a 1800ml.


No manual a Suzuki recomenda 1400ml, dá 350ml de diferença pra mais, não sou bom em matemática, mas tem uma diferença razoável. 


Agradeço suas recomendações, espalhe meu comentário, e acrescente suas opiniões, acredito que isso será de boa ajuda a muitos desinformados.



NOTA:
O André é proprietário de uma Intruder 250, moto que foi vendida no Brasil desde o final dos anos 90 até o começo dos anos 00. Não confunda as quantidades de óleo, elas não valem para as Intruder 125.

André, muito, muito obrigado mesmo por acompanhar o blog e pelo seu depoimento! 

Fico feliz que agora você esteja ainda mais satisfeito com sua moto, e agradeço você ter tido o trabalho de medir a quantidade exata e atestar que a diferença é realmente significativa, no seu caso, 25% a mais do que a quantidade recomendada... 


Isso é praticamente toda a faixa da vareta medidora, se não for um pouco mais. 


Ou seja: 


Medindo do jeito errado pela manhã, sem ligar o motor, a vareta indica o nível máximo; MAS medindo do jeito correto, ligando o motor por alguns minutos e desligando, ela indica o nível mínimo, necessitando complementação até atingir o nível máximo para evitar o risco de travamento do motor. 
O óleo sempre deve estar próximo à marca de nível superior. 
Espero que isso ajude as pessoas a compreender que não é uma questão de colocar óleo A MAIS do que o recomendado — é questão de fazer EXATAMENTE o que diz o manual do proprietário para a troca do óleo... 


Manual da Intruder 250
Na troca de óleo:

Colocar a quantidade recomendada, medir do jeito certo ligando e desligando o motor conforme descrito no manual, e adicionar óleo suficiente para atingir a indicação de nível máximo da vareta/visor de nível de óleo.


É isso que está escrito nos manuais de proprietário, e é isso que as concessionárias não fazem — pelo menos, a imensa maioria delas.

Na medição do nível de óleo:


Medir do jeito certo pela manhã, ligando e desligando o motor conforme descrito no manual, e se necessário, adicionar óleo suficiente para atingir a indicação de nível máximo da vareta/visor de nível de óleo.


É o que os proprietário precisam fazer já na manhã seguinte que a moto voltou da revisão porque as concessionárias não colocam a quantidade adicional durante a troca — pelo menos, a imensa maioria delas.

Muito obrigado, e um abraço,

Jeff

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