terça-feira, 5 de maio de 2015

Afogador, registro de combustível e problemas da Biz e outras motonetas

Dizem que nada acontece por acaso...

Hoje pela manhã eu acordei tarde de bode comprei coisas para comer em casa porque não pretendia sair à tarde para o café habitual.

Sucede que acabei saindo, e à tarde fui à padoca quando, no meio do caminho, Edith me aplicou um 171 — pediu reserva com apenas 171 km rodados.

Como sei que a reserva é pequena, fui ao posto e, quando me preparava para sair, chegou uma garota empurrando uma Biz. 

Meu troco demorou, deu tempo de a garota abastecer, mas ela não conseguia ligar a moto, falou sobre a coitadinha algo que não vou citar aqui, e pediu ajuda do frentista porque não sabia a posição normal do afogador.


O frentista se abaixou e mostrou que sabia menos ainda, aí lá fui eu dar meu pitaco.


Sucede que aquilo que todo mundo estava chamando de afogador na verdade era o registro, a torneirinha de combustível...

O problema todo é que demora um minutinho até o carburador se encher de gasolina depois que você abre o registro, e na afobação, ela acabou fechando pensando que estava abrindo.

Mas afinal, qual a diferença entre afogador e registro, e porque tanta gente confunde um com o outro? (Ela não foi a primeira pessoa que eu vi chamando a torneirinha de afogador...)

Vamos lá:

Na Biz carburada, o registro de combustível fica neste local:

A nova Biz com injeção eletrônica não usa registro de combustível nem afogador, porque a bomba de combustível e a programação da injeção fazem todo o trabalho.

Como saber se a reserva da Biz / Neo / Pop / motoneta em geral está aberta?

Ao contrário das motos, o registro da Biz carburada e outras motonetas do tipo só tem duas posições, aberto (alavanca vertical para cima) e fechado (alavanca deitada na horizontal).

Esse tipo de motoneta não tem reserva e já socorri vários donos empurrando moto na BR porque pensavam que poderiam abrir a reserva... Você tem que manter o tanque sempre abastecido com base na quilometragem rodada.

Aí você fala ah, eu sempre pensei que essa grande alavanca era o afogador... então onde fica o afogador?


O afogador fica aqui, ó:



Ué, mas o afogador não fica no carburador?

Sim, o atuador do afogador fica no carburador, mas o botão de acionamento fica no guidão. Um cabo de arame faz a ligação entre eles.

Nas manhãs frias você usa o polegar para afastar o botão do guidão e, depois que o motor esquenta, você o retorna para a posição normal, essa que aparece na foto.

O carburador da Biz é este aqui, e é por isso que existe essa confusão entre afogador e torneirinha:
  
O atuador do afogador fica bem perto do registro, mas eles fazem coisas bem diferentes — o afogador restringe o fluxo de ar que vai para o motor, facilitando partidas em dias frios, enquanto o registro bloqueia ou libera a entrada de combustível para o carburador.

E com isso está explicado o mistério de uma Biz que eu parei para socorrer e não consegui identificar o problema relatado pelo proprietário:

Cada vez que ele abria o "afogador", começava a vazar gasolina da moto.

Como ele disse que havia desmontado o carburador antes de aparecer o problema, imaginei que ele tivesse cometido um erro grave de montagem e não pude ajudá-lo sem ferramentas. E também não pude conferir o que ele fazia por causa da dor nas costas.

Na verdade, ele estava abrindo o registro, o problema era simplesmente a boia da cuba encantada. 

Umas pancadinhas leves na parte reforçada da cuba talvez resolvessem o problema...

Conhecer sua moto para saber dar o nome certo aos componentes pode fazer a diferença entre sair rodando feliz da vida ou ficar esperando uma picape para o resgate.

Ou empurrar a moto xingando por 10 km.

Um abraço,

Jeff

8 comentários:

  1. e quando a biz nao tem esse botal ai que vc mostrou na foto? so as da seta buzina... como que faz????

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    1. Olá, Daiane!
      Se a moto não tem o botão do afogador, então ela é de injeção eletrônica e você não precisa se preocupar com isso porque o procedimento é feito automaticamente pela central eletrônica.
      Tudo de bom,
      Jeff

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  2. E quando esse botão que fica no guidão está quebrado, o que fazer ?

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    1. Olá, Elielson!
      O botão no guidão transmite o movimento por meio de um cabo para uma outra alavanca no carburador. Dependendo da moto, é possível acionar diretamente essa segunda alavanca diretamente no carburador.
      Boa sorte,
      Jeff

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