segunda-feira, 12 de maio de 2014

Troca de marcha pesada precisa trocar a embreagem?

Sinto que a 2ª marcha está pesada para entrar, será que a embreagem já está no pau?

Respondendo ao Jilvany:

Não necessariamente. Isso também é sintoma de óleo que passou da hora da troca (em motos arrefecidas a ar o limite é 1000 km, e tem óleo vagabundo com muita propaganda que aos 700 km já abriu o bico) ou motor trabalhando muito quente por falta de óleo (dá uma lida na denúncia A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo, o link está ali do lado).

Ou óleo de viscosidade inadequada (muito fino) para a temperatura de sua região (dá uma lida nas denúncias Qual o melhor óleo, mineral ou sintético e Alerta aos proprietários de Kawasaki — mesmo que sua moto não seja uma kawa — os links estão ali do lado).


Se necessário, troque o óleo e coloque a quantidade correta. Não resolvendo, tente regular a folga do cabo da embreagem.

Existem dois ajustadores, um no manete e outro lá embaixo no motor.

Se a regulagem no manete não resolver, retorne-o e faça o ajuste girando as porcas lá no motor. Resolve em 90% dos casos.

Se não resolver, troque o cabo da embreagem. Deixe para trocar os discos de fricção só depois de esgotar essas possibilidades.

Sua moto já tem mais de 25 mil km? 

Antes disso não deve haver desgaste suficiente, a menos que você tenha rodado muito tempo sem regulagem correta.

Um abraço,

Jeff

16 comentários:

  1. Boa noite, estou com um problema na minha moto, troquei a embreagem esses dias, coloquei original, minha original durou 90 mil km, se eu deixar a moto engrenada e for ligar a moto na partida elétrica só puxando a embreagem, ela anda um meio metro pra frente, os discos não desgrudam quando aperto o manete, blza, quando saio com ela está tudo bem, marchas suaves, tudo certo, conforme vou fazendo minhas entregas e esquenta o motor, começa a pesar o câmbio, da primeira pra segunda faz trec pra entrar, o resto fica mais pesado, troco o óleo de mil em mil, uso Castrol, já mudei pró yahmalube, agora estou usando lubrax e troco de 500 em 500 e continua do msm jeito, o que pode ser amigo? Quando fiz a parte de cima usei militec durante um mês, depois de um tempo fiz a embreagem, e não usei mais o militec, meu óleo está saindo bem preto quando troco, será q o óleo não está passando por todo os tubinhos do motor, tem algum entupido, n sei mais o q fazer o mecânico diz q n sabe o que é, essa é o segundo kit, o primeiro deu o msm problema, aí foi trocado pensando q o problema era de fábrica do kit. Quando o mecânico montou a primeira vez ele esqueceu da arruela entre a campana e o platô minha é uma titan 150, rodei um dia 150km sem essa arruela, não liberava os discos pra trocar as marchas, será q isso danificou algo?

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    1. Olá, Flavio Henrique! Obrigado por acompanhar o blog! Troquei uma ideia dom o Daniel, aí vai:
      Óleo preto é sintoma de embreagem mal regulada, os discos de cortiça ficam em atrito e se queimam. O sintoma que você aponta parece ser simplesmente necessidade de ajuste ou troca do cabo da embreagem.
      Quando trocou os discos, você retornou a regulagem para a nova condição? Sua embreagem aguentou 90 mil km, o cabo chegou a ser trocado?
      Existe o ajuste superior do cabo, que é limitado. Quando chega ao limite, você precisa recuar esse ajuste e soltar a contraporca na extremidade inferior do cabo, fazer a regulagem lá embaixo e depois apertar as contraporcas novamente. Se a contraporca superior ou a contraporca inferior ficarem frouxas, o cabo se desajustará com frequência e resultará nesses trancos.
      Se não conseguir um bom ajuste por meio do ajustador inferior, aí poderá ser um problema de separadores empenados. Os separadores são os discos de aço do pacote da embreagem. 90 mil km é uma boa quilometragem, outras peças da embreagem podem estar desgastadas ou com empenamento, como a carcaça e o platô. Aí só trocando as peças. Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

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    2. olha eu aqui de novo... iae flavio como voce arrumou o seu problema?

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  4. Olá amigo, tenho uma moto cg honda 150 que dava tranquilo 130 km/h, de uns dias para cá a moto desenvolve bem a velocidade apenas na 1ª,2ª e 3ª marcha, quando chega na 4ª marcha a bichinha so chega até 90 km/h por mais que eu estique nao passa disso, a 5ª marcha so chega a 100 km/h se for descida. To muito triste com a bichinha, o que devo fazer? trocar o carburador, os discos da embreagem são novinho.
    grato.

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  5. Ola.estou com um problema na embreagem da minha moto uma fazer 250 foi feito todo motor e trocado os disco apartir desse dia fico pesado a troca de marcha oque pod ser

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    1. Olá, Marcos!
      Se uma regulagem do cabo, lubrificação do cabo e as dicas da postagem não resolverem, e sua moto for bastante rodada, pode ser que as molas da embreagem precisem de troca. Com muito uso elas perdem a força e dificultam a troca. Nesse caso aproveite e troque também o rolamento. A campana da embreagem (o estojo de alumínio onde os discos se encaixam) também se desgasta, já é uma peça mais cara só encontrável em concessionárias.
      Boa sorte,
      Jeff

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    2. iae marcos sei que o Jeff disse tudo mas preferi lhe dizer como resolvi a minha, a situação foi um pouco parecida no meu caso eu troquei os discos no que me deu vários problemas, eu comecei a colocar a quantidade correta de óleo e regulei o e manete da embreagem alto como nas medidas padrão de fabrica.

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  6. Ola gostaria de saber se trocar as marchas sem acionar a embreagem estraga o cambio mesmo o fazendo no tempo certo. Tenho uma Intruder 125 com 70 mil km e ja faz uns 3 anos que troco marchas assim, so uso a embreagem quando a moto ta em baixas velociades ou começando a se movimentar. Reduzir marchas sem a embreagem ajuda a controlar a moto devido ao freio motor e sinto dominio melhor da moto assim.

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    1. Olá, André!
      A troca no tempo exato não causa desgaste significativo, o difícil é achar o "tempo certo". Precisa ter boa experiência com motores e bom ouvido para identificar a situação. Mas não vejo vantagem em não usar um recurso que está disponível na moto. Para mim, a troca no tempo certo é só para uma situação de emergência por rompimento do cabo ou falha da embreagem.
      A redução de marchas sem embreagem é ainda mais complexa de fazer, basta um erro e o prejuízo pode ser grande.
      Você faz e chegou a 70 mil km, alguém sem experiência tentando fazer poderá danificar o motor na primeira tentativa.
      Um abraço,
      Jeff

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  7. Olá, tenho uma CB 300, 2013, ela está com 69 mil km e de uns dias pra cá as marchas estão travando pra entrar, e a primeira tá puxando muito o motor, mesmo com a embreagem acionada. O disco de embreagem é novo (3 meses), a relação tbm, cabos, tudo! Mas mesmo assim tá travando muito, tá dificil de estacionar pq a 1° puxa e o Neutro não entra... Por favor me ajudem!

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    1. Olá, Khatlyn!
      Exceto um problema mecânico que não deveria estar ocorrendo já que a embreagem é nova, esses sintomas são todos de nível de óleo extremamente baixo.
      Verifique o nível e complete até chegar no nível máximo recomendado pelo manual, fazendo o procedimento correto: O nível precisa ser medido depois de ligar e desligar o motor. Na prática, o motor da CB 300 pede mais de 250 ml de óleo para chegar no nível correto.
      Pode ter acontecido de o mecânico que montou o motor colocou apenas a quantidade recomendada pela honda sem o adicional necessário.
      Boa sorte com sua máquina!
      Tudo de bom,
      Jeff

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  8. Olá, tenho uma cb twister 2016 rompeu o cabo de embreagem troquei por um paralelo, pq não tinha como comprar um original, e depois ficou duro quando aciono a manete, o mecânico lubrificou e td e nada, ele disse que é por conta que o cabo é de má qualidade mandou eu trocar pq se não pode danificar os discos da minha moto, isso pode acontecer mesmo ou o cabo não tem nada haver?

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    1. Olá,

      Nunca passei por essa situação. Nunca encontrei um cabo paralelo tão ruim assim. Certeza que não é falta de regulagem do cabo?

      O cabo da embreagem tem duas regulagens, uma junto ao manete e outra junto à alavanca de acionamento no motor. Experimente recuar a regulagem do manete e ajustar lá embaixo, se isso não resolver, troque o cabo novamente.

      Boa sorte e um abraço,
      Jeff

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    2. Já está regulado vou testar outro cabo pra ver se melhora obrigado

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