quarta-feira, 7 de maio de 2014

Rodas raiadas e rodas de liga leve

Rodas de liga leve são práticas, bonitas, fáceis de lavar e permitem usar pneus sem câmara (se a roda for projetada para isso), mas nunca fui fã por um motivo:

Não me passam confiança.



Imagem: https://www.facebook.com/alexvalepiloto/posts/630563883664922


Uma roda raiada de aço é uma solução técnica comprovada: o aço é muito dúctil (amassa, mas não quebra), resistente, e a grande quantidade de raios distribui melhor os esforços, o espaçamento entre eles é pequeno.

Pelo fato de os raios não serem fixados radialmente, mas tangenciando o cubo, eles tendem a fletir (se dobrarem) quando recebem um impacto muito grande, o que minimiza a deformação da roda sinistrada.

O site http://trudcustom125.blogspot.com.br/2013/03/intruder-125-modificada.html não existe mais, recentemente encontrei as mesmas fotos no endereço http://www.intruder125.com.br/2013/06/projeto-trudcustom-de-macedo-suzuki.html

Nas rodas de liga, há grandes espaços vazios sem reforço, e a área da seção transversal de cada raio é pequena, todo o esforço passa por ali.

Na roda raiada, são 36 raios de aço com 4 mm de diâmetro. Na roda de liga, poucos raios de liga leve. Maiores, mas de um material bem mais fraco.

Nos fóruns de discussão sobre a roda quebrada da moto de ontem, levantou-se a hipótese de a roda ter se rompido por fadiga ou defeito do material.

Vejo como altamente impossível um defeito por fadiga da roda, porque aquela moto tinha apenas 1706 km rodados. Quilometragem insuficiente para que um defeito desse tipo se manifestasse.


(Fadiga é o que acontece com o clipe de arame dobrado várias vezes: chega uma hora em que ele se rompe praticamente sem esforço porque a fissura vai aumentando aos poucos).

E quanto a defeito do material?

O alumínio puro é um material que tende a se deformar muito antes de se quebrar, então aquela roda deveria se amassar e não se quebrar, é o pensamento que vem à cabeça.

Mas a coisa não é bem assim. Nossas rodas de alumínio não são de alumínio puro, são de liga leve.

Liga leve é um nome genérico para qualquer coisa feita de alumínio, magnésio, ou ligas (misturas) de alumínio ou magnésio com outros materiais.

O efeito desses outros materiais pode ser benéfico, aumentando a resistência mecânica do material de base (mas o tornando mais frágil para impactos).

Ou apenas maléfico, como é o caso dos contaminantes que precisam ser mantidos abaixo de níveis extremamente pequenos. 

Toda produção em níveis econômicos pressupõe um certo teor de contaminantes. Na verdade, é praticamente impossível se livrar deles no processo de fundição, cada lote de material tem maior ou menor resistência dentro de parâmetros julgados aceitáveis.

No caso do alumínio, o silício dentro de certos teores é benéfico (mas fragilizante) — ele é um elemento associado a todos os materiais, a crosta terrestre é chamada de sial justamente por causa da abundância desses dois elementos — silício e alumínio.

Contaminantes seriam o enxofre e o fósforo, verdadeiras pragas da metalurgia. Alumínio contaminado com óleo/graxa e reciclado pode ter sua resistência comprometida por esses dois elementos — e o uso de alumínio reciclado hoje é lei e não exceção.

Então, existe a possibilidade de o material da roda ter algum problema metalúrgico, mas isso somente poderia ser constatado com uma análise metalúrgica.

Aí você junta a incerteza do material que usaram para fabricar as rodas de sua moto com um fator que eu considero matador (no pior sentido):

O design.

O engenheiro projeta a roda conforme as especificações de marketing para potencializar ao máximo as vendas buscando leveza e economia de material (baixo custo de produção).

Aí o coeficiente de segurança do projeto cai para valores mínimos. Se é que esses novos engenheiros que aprenderam a projetar no CAD sabem o que é isso... o computador faz tudo, menos usar o bom senso.

Uma roda parruda aguenta uma pancada forte e se deforma. Uma roda com pouco material toma o mesmo tranco e se desintegra. 

O pessoal da ilha da fantasia dos escritórios não imagina que no mundo real o pessoal vai encontrar panelas como aquela da postagem de ontem.

Fazem um projeto que funciona dentro das condições normais, mas que na hora em que toma uma pancada das boas, vai pro beleléu. 

Os raios são o reforço das rodas, mas os designers concebem rodas com o mínimo de raios, e quanto mais finos, melhor para os custos. 

A roda é projetada para rodar, não para tomar pancadas.

Os engenheiros japoneses e chineses não imaginam que possa existir tamanho descaso com a manutenção viária, e é por isso que vemos acidentes dignos de países sem desenvolvimento, como esse de ontem.

Um abraço,

Jeff

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. por favo me ajuda cara eu comprei rodão 3paleta mhx de liga leve vem com enpenadura de fabrica,iqual raida vem por causa da emanda da soda que é pra dentro é normal isso??? por favor me ajuda

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    1. Somente hoje vi esta pergunta, não sei se entendi direito, mas rodas de liga leve não têm emendas, não têm soldas, não devem ter deformações como essa que foi descrita. É original mesmo ou foi recondicionada?
      Boa sorte,
      Jeff

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  3. Parafraseando o Piu-Piu. Unh! Eu acho que vi um ´´s``zinho.

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  4. Boa noite essa roda raiada usada na intruder é de qual moto?

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    1. Olá, Taciano!
      A roda raiada de arame é original da suzuki Katana, foi vendida importada há muito tempo, não sei a facilidade de encontrar no mercado.
      Você encontrará mais informações no site de quem fez a modificação. O link da postagem não existe mais, de repente você encontra mais detalhes diretamente com o dono da moto neste site aqui:
      http://www.intruder125.com.br/2013/06/projeto-trudcustom-de-macedo-suzuki.html
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Só trinquei um aro de liga uma vez por culpa minha de andar abaixo de 20lbs, em compensação me pergunta quantas vezes minha câmara de ar estourou? Aro raiado nem em moto custom de alta cc tem vantagem. Só ainda serve pra competições off road.

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