terça-feira, 27 de maio de 2014

Tem problema usar uma câmara de ar maior que a original?

Nunca instale uma câmara de ar maior do que a medida original de seu pneu.

Ela não se encaixará direito, gerará atrito e calor, fazendo o ar se expandir (estufar), o que poderá causar a desagregação ou a explosão do pneu.

Dá uma lida no depoimento do Moacyr Teixeira, leitor deste blog:

Quase morro na descida da serra pra Santos, o abençoado da loja de motopeças resolveu colocar uma câmara aro 17 no pneu aro 16, ela estufou, colocou o pneu pra fora do aro, deslocou a corrente e quase morri, a sorte foi que ao ouvir o barulho da borracha batendo eu reduzi e quando parei a moto já estava com a corrente fora do lugar...

Tudo numa moto é feito para se encaixar com precisão, inclusive as câmaras de ar nos pneus.

Não respeitar isso pode ter resultados desastrosos.


Imagem meramente ilustrativa: http://portalbigtrails.com.br/forum/showthread.php/3237-Minhas-experiências-c-o-pneu-Mitas-E-07

O negócio do vendedor (e do borracheiro) é te vender uma câmara de ar nova, ele não tem noção do risco que representa colocar uma câmara maior do que o tamanho correto em uma moto.

Volta e meia eles fazem isso com carros e nunca ninguém voltou para reclamar — a diferença é que para um motorista, um problema como esse, quando aparece, é só um contratempo que nem vale a pena voltar lá para reclamar; mas fazer isso num pneu de moto pode te derrubar e te matar. 

Uma câmara de ar nova vem dobrada num pacote mais ou menos do tamanho de um estojo para óculos.

Uma boa ideia é sempre carregar uma câmara nova contigo, da medida certa para sua moto, a fim de evitar problemas como esse. 

Assim você não se arrisca a algum improviso da parte do borracheiro.

Pense nela como seu estepe.

E sua garantia de uma troca bem feita e confiável. 

Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog, Moacyr!

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário