sexta-feira, 30 de maio de 2014

A importância de treinar a pilotagem fora do uso normal

Pensamos na moto como meio de transporte ou diversão, então só a ligamos para ir ao trabalho/escola ou para um passeio.

Esse é um grande erro.

A moto é um veículo que exige aprendizado e técnica para seu domínio, e dominá-la durante uma emergência pode ser a diferença entre ter uma ótima história para contar ou ir parar na UTI.

Se você não tiver esse nível de domínio da moto em baixa velocidade,
você não tem condições de sair pilotando no trânsito.
E digo isso para seu próprio bem.
Imagem e dica sobre cursos de pilotagem defensiva gratuitos da honda: http://www.minhamoto.info/2008/03/03/que-tal-um-curso-de-pilotagem-gratuito/

Reservar algumas manhãs de domingo para praticar controle da moto em baixa velocidade (slalom entre cones e em circuito fechado), frenagens de emergência, curvas fechadas e outras manobras, desenvolve equilíbrio e habilidades que serão fundamentais na hora em que aparecer um imprevisto.

Veja o depoimento do Vinícius:

Por isso que estou trabalhando no desgaste das pedaleiras (agora do cavalete) sempre que tenho uma boa oportunidade. Por vezes pratico também uma frenagem forte. Normalmente ando tranquilo, até porque frear forte toda hora gasta mais de tudo, mas o dia que precisar saberei como fazer.

Esse tipo de coisa me ajudou quando fomos te visitar, pois houve uma curva que a moto começou a quicar pra fora por causa dos buracos, o simples alívio do acelerador colocou ela no rumo novamente, se eu me desesperasse e freasse teria ido parar fora da pista.

Treinar a frenagem já me ajudou a não me esborrachar na traseira de um caminhão que se enfiou na esquerda a 40 por hora, em paradas repentinas e até mesmo naquele semáforo malandro que tem radar e muda do verde para o amarelo e vermelho em menos de dois segundos.

Praticar a pilotagem em condições extremas é importantíssimo para se safar de fechadas e outras armadilhas do trânsito.

Sempre digo e sempre insistirei nisso: tendo uma chance, faça um curso de pilotagem defensiva.

A maioria das dicas você já viu aqui neste blog. Mas sempre haverá a troca de experiências e histórias de outros pilotos.

Pode crer, quase todo mundo que participa desses cursos tem ótimas histórias de sobrevivência para contar.

Fim de semana está aí, aproveite para treinar. 

Faça algo diferente e que será muito bom para você.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário