sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma estatística muito interessante

Esta estatística foi publicada pelo governo paulista, ao qual acrescentei o complemento do cálculo do aumento proporcional e da população de cada cidade, obtidos na wikipedia.


Internações por acidentes de motociclistas
   
          




Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/02/mortes-de-motociclistas-aumentam-18-em-dois-anos-em-sp-diz-governo.html

O que chama a atenção é a maneira como o número de acidentes cresceu de maneira desproporcional nas cidades com menor população.

Exceto Barretos, que deve ter suas particularidades, as cidades com menor número de habitantes foram as que proporcionalmente apresentaram o maior crescimento do número de acidentes/internações de pilotos e garupas, e isso é fácil de entender.

Nas cidades grandes, o convívio com as motos é antigo. 

Condições de trânsito mais pesadas deixam os motoristas mais conscientes da existência das motos, já que todos são obrigados a conviver e compartilhar as vias urbanas.

Nas cidades menores, soma-se a despreocupação com as regras de trânsito (estacionar na contra-mão é praticamente regra nas cidades pequenas, há menos cruzamentos sinalizados) e com o uso de equipamentos obrigatórios, como capacetes.

A menor fiscalização também facilita o uso de motocicletas por pessoas sem habilitação, desconhecedoras das regras de trânsito e dos riscos de se pilotar uma moto.

Se as autoridades locais não fizerem seu papel fiscalizador, esse quadro somente tenderá a piorar nos  próximos anos.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário