quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Antes de pensar em trocar a bateria da sua moto...

Não, Google, não é dessa bateria que estou falando....

Vai chegar o dia em que sua moto não dará partida.

Nessa situação, a primeira coisa que você pensará é que a bateria pifou.

Se levar a moto numa oficina ou concessionária, acabarão trocando a bateria e outros componentes, e o problema será resolvido.

Mas fazendo isso, você poderá estar jogando no lixo uma bateria em perfeitas condições e perdendo um bom dinheiro.

Vamos aos fatos:

É normal que uma bateria se descarregue (perca a carga) se houver algum pequeno curto-circuito roubando energia. 

Nem todo curto-circuito é suficiente para queimar o fusível; se ele for muito pequeno, somente será detectado pela perda de carga da bateria, sem outros sintomas.

Assim que esse curto-circuito for eliminado, sua bateria poderá se recuperar por si mesma, sem necessidade de aplicar carga lenta ou carga rápida.

Mas onde procurar a causa?

Comece por suas lâmpadas do farol e da luz de freio!

Essas lâmpadas são do tipo filamento duplo (farol alto/baixo ou luz de freio/lanterna).

Se o filamento superior estiver queimado, ele poderá entrar em contato com o inferior, oferecendo um caminho alternativo para a corrente elétrica fugir da bateria.

Esse é mais um exemplo de como o descuido com uma coisa barata (a lâmpada do farol custa 20 reais e muita gente adia a hora da troca) poderá te dar um prejuízo bem maior (algumas baterias passam de 200 reais). 

Eu não imaginaria uma situação dessas se não tivesse visto acontecer na moto de um amigo meu.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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