E quando eles se afrouxam, o resultado pode ser catastrófico.
Eles são os parafusos que fixam a trava da coluna de direção.
Imagem: http://meuamigodelata.blogspot.com.br/2010/05/duelo-das-populares.html
Como ela fica de cabeça para baixo, a gravidade e a vibração do motor da moto fazem com que seus parafusos se afrouxem com enorme facilidade.
E quando a trava de direção se solta, ela pode causar o travamento do guidão.
Imagine você a 100 km/h numa rodovia e de repente se vendo impedido de manobrar a moto....
Em outros casos, a moto poderá se jogar repentinamente para um dos lados.
Esse é um problema que pode ser evitado se o proprietário ficar atento ao aperto de todos os parafusos.
Aproveite aquele banho semanal para verificar o aperto de todos os parafusos e porcas, além da firmeza das cupilhas (aqueles grampinhos que impedem que algumas articulações se soltem).
Caso você encontre esses parafusos frouxos, aperte-os com a ferramenta correta. Ou melhor ainda, aplique um trava-rosca e aperte-os com a ferramenta correta.
Difícil de achar essa trava química no mercado? Use esmalte de unha.
Não nas unhas, na rosca.
Dos parafusos.
Um pequeno cuidado que funciona muito bem e evita grandes dores de cabeça, garantido sua segurança e a de outras pessoas.
Afinal, essa é uma obrigação de todo proprietário; ninguém é mais interessado na segurança de sua moto do que você mesmo, não é verdade?
Um abraço,
Jeff
PS: Quando eu procurava por imagens para ilustrar uma trava de guidão, encontrei essa aí já prontinha para uso no blog meuamigodelata.blogspot.com.br . Afanei, sorry.
No blog, o autor comenta justamente esse perigo dessa trava: "circulada [na imagem], está a arcaica e perigosa trava do guidão da Fan, causa muitos acidentes".
Só lembrando, esse tipo de trava e também o problema aparecem num monte de motos, até mesmo numa Suzuki GSX 750.
Mas voltando ao blog:
O autor apresenta um comparativo bem interessante entre a Honda Fan e a Yamaha Factor, matéria que pode vir a calhar para você que está pensando em comprar a primeira moto, Vale a visita.
Não imaginava que isso fosse acontecer com um conhecido! Essa trava se soltar é muito comum, e a negligência dos fabricantes é imperdoável!
ResponderExcluirUm abraço,
Jeff