terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Motos com defeitos crônicos

Antes de comprar sua primeira moto, pesquise bem para evitar algumas dores de cabeça que podem tirar o prazer da pilotagem.

Algumas motos (e carros também) nascem com erros de projeto e/ou sofrem omissões por parte de seus fabricantes/rede de concessionárias.

Sabendo de antemão que determinados modelos de motos estão mais propensos a problemas específicos, você poderá lidar mais facilmente com eles ou se precaver para que eles não surjam.

Segue uma pequena relação de problemas bem conhecidos, mas dificilmente algum fabricante escape de uma lista abrangente.

Dafra Speed/Kansas: motor fundido/câmbio quebrado com menos de 20 mil km por falta de óleo suficiente, veja a explicação no tópico Ler o Manual do Proprietário é FundamentalE também tendência a quebrar o quadro nos modelos Kansas 2008/2009. 


Honda CG Titan com freio a tambor: o freio a tambor é muito menos eficiente que o freio a disco. Além disso, o freio traseiro dessas motos tende a travar a roda em frenagens mais intensas, derrubando o piloto.


Honda CB250/CB300: vazamento de óleo pelo cabeçote. Além do problema estético, essa perda de óleo contínua pode causar problemas de lubrificação do motor se o proprietário não ficar atento quanto à reposição do óleo perdido.

Atualização: Além disso, é comum aparecerem trincas no cabeçote devido à pouca espessura de metal entre as sedes de válvulas. Esse é um problema repetitivo, substitua o cabeçote e ele voltará.

Há uma postagem específica sobre o problema e a possível solução do problema de trinca de cabeçote que afeta as CB 300, XRE 300, Twister e Tornado neste link.

Honda Biz: por um problema nas soldas do quadro, o fabricante convocou um recall para substituição do quadro completo de todas as unidades fabricadas até fevereiro de 2008. Muito cuidado na hora de comprar uma dessas de segunda mão, porque certamente muita gente não se atentou a isso e você poderá sofrer as consequências.

Kasinski Flash/Mirage 150: motor fundido/câmbio quebrado com menos de 20 mil km por falta de óleo suficiente, veja a explicação no tópico Ler o Manual do Proprietário é Fundamental

Yamaha TDM 225: queima do alternador. Ele precisa ser arrefecido (esfriado) pelo óleo do motor, mas a quantidade recomendada de 1 litro deixa o alternador a seco. Alguns proprietários afirmam ter resolvido o problema colocando 300 ml de óleo a mais por sua própria conta e risco. 

Yamaha Factor: quebra do eixo secundário do câmbio que também é o eixo do pedal de partida. Os modelos com partida elétrica não apresentam esse problema.

A lista pode crescer muito, mas para isso é necessário que os proprietários se manifestem.

Esses casos são apenas alguns, e inclusive  motos com fama de assassinas por conta de suas características peculiares.

Um caso clássico:

Yamaha RD350: ganhou a alcunha de "Viúva Negra" por conta dos acidentes causados pelo excesso de velocidade que ela convida a experimentar, somado a seu baixo peso, aceleração intensa e ausência de freio motor para ajudar na desaceleração (ela usa um motor 2 tempos).

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

3 comentários:

  1. Acho interessante acrescentar que as Yamaha Factor 125 têm um outro defeito de fábrica. É o "miolo" do escapamento que solta em poucos meses de uso, possivelmente devido às altas temperaturas e/ou choque térmico, ocasionando um barulho terrível de batidas de lata.
    Claro que não chega a ser algo que ponha a vida do condutor em risco, mas quem desembolsa uma grana numa moto não quer ouvir barulho de arrasto de panela quando anda nela.
    Abraço!

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  2. Gostaria de saber mais, achei que haveria mais modelos, exemplo:

    Shadow 600 mangueira de combustível
    Virago 250 engrenagem da bomba de óleo
    Intruder 125 Vela de ignição
    Prima 150 cachimbo da vela

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    1. Olá!
      Só posso falar dos casos que fico sabendo... você deve ter mais dados sobre essas ocorrências do que eu...
      Um abraço,
      Jeff

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