terça-feira, 4 de julho de 2017

Quando é hora de trocar os pneus?

Quando é hora de trocar um pneu?

A regra geral para a segurança é trocar o pneu assim que ele atinge o indicador de desgaste da banda de rodagem, em inglês Thread Wear Indicator (TWI).

Você encontra algumas marcas TWI na lateral do pneu:

Elas servem para dizer que na direção dessa marca lá dentro do sulco central (ou nos sulcos laterais se o pneu não tiver um sulco central) você encontrará ressaltinho(s) de borracha:

A altura do ressaltinho corresponde à profundidade mínima recomendada para o(s) sulco(s) de escoamento de água mais próximo(s) do centro do pneu.

O indicador mostra que esse pneu dianteiro ainda pode ser usado por um bom tempo com segurança nos dias de chuva.

Mas o pneu traseiro da Jezebel já chegou ao limite de desgaste, o ressaltinho de borracha TWI está rente à superfície da banda de rodagem.

O sulco já está raso demais para conseguir escoar e dar vazão à água, esse pneu corre um grande risco de causar uma aquaplanagem.


Além dos riscos de aquaplanagem e de apreensão em uma blitz, há outro bom motivo para condenar esse pneu traseiro:

Rachaduras no flanco da carcaça.

Coisas como essa você só percebe olhando os pneus bem de perto, por exemplo quando você mesmo lava a moto.

Ninguém no lava-rápido vai se preocupar em te avisar que viu rachaduras no pneu.

E aquela olhada básica em pé antes de sair com a moto nem sempre permite ver detalhes como esse até por conta do ângulo de visão, falta de iluminação direta e distância da inspeção.

Rachaduras na borracha costumam aparecer em pneus de motos que ficam muito tempo paradas ou rodam com pressão abaixo da ideal. 

Rachaduras aumentam de tamanho e acabam mordendo a câmara, causando seu estouro repentino.

Estouro da câmara — o popular estouro de pneu — causa perda de controle, é muito difícil evitar uma queda.

Isso gera uma situação potencialmente fatal:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2016/04/pneu-traseiro-de-moto-estoura-e-mulher-morre-na-queda-em-rodovia.html

Então o pneu traseiro está condenado e o pneu dianteiro está bom, mas eu coloco na lista de compras uma câmara de ar nova e vacinada contra furos para o pneu dianteiro.

Porque apesar de o pneu dianteiro estar aparentemente em bom estado, meia vida, essa câmara está ali dentro já tem uns dois anos e meio.

Minha moto ficou parada muito tempo e pode haver um dano localizado (apodrecimento da borracha) por umidade acumulada no ponto que ficou mais baixo durante meses.

Ou reação química da vacina lá dentro... não sei o que ela é capaz de fazer apodrecendo acumulada em um mesmo ponto. 

O ar sempre tem umidade presente, e o risco de estouro do pneu dianteiro não compensa uma economia de 30 reais.

Esse era um dos motivos que não me animavam a sair rodando com a moto depois que ela foi resgatada de Santa Catarina há um ano.

E ao fazer a troca, um pneu dianteiro novo também poderá entrar na lista.

O que determinará isso é a inspeção por dentro da carcaça para ver se não existem danos internos, ainda mais perigosos que as rachaduras externas.

O pneu é a única coisa que nos impede de cair da moto e não vale a pena economizar com isso.

Um abraço,

Jeff

7 comentários:

  1. Fala Jeff.
    Lavar a própria moto é uma ótima maneira de inspecionar e revisar. Mas, eu quase nunca lavo ou deixo lavarem. Quando troquei a corrente de comando da Falcon, quase tive que brigar na concessionária pra não lavarem. Chegou a ser engraçado. Na entrega, eu puxava o guidão de um lado e o funcionário puxava do outro. Ele queria lavar pelo menos o motor. Não deixei. Motivo da neura: toda vez que lavo a moto sou alvo dos bandidos e tenho que reproduzir aquelas cenas de filme americano de perseguições. Só que não é nada divertido, na vida real.
    Procuro sempre fazer uma inspeção geral antes de sair. E, mais inacreditável, tenho verificado o óleo todos os dias.

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    1. Hahaha... a risada é por conta da última frase.

      Porque o risco de ser assaltado não tem nada de engraçado. Esse é o motivo de eu ter optado por uma Kansas ou uma Fenix Gold, a gente anda um pouco mais tranquilo.

      Um abraço,
      Jeff

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  2. Com a Suzuki aqui na minha região é a mesma coisa... Quando olham pra moto acham linda, mas quando falo que tenho que comprar filtro no Mercado Livre e lâmpadas na China (pra escapar da concessionária e seus preços abusivos e frete nem se fala) até os bandidos desanimam... E nem assim quase nunca lavo a moto, mas é por por pura preguiça mesmo kkkkk
    Abraço!

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  3. Boa noite. Pode me indicar uma marca de pneu de qualidade? Tenho uma intruder 125 e sou nossa nessa aventura de moto e estou tentando aprender o máximo para n see passada para trás. Obg

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    1. Olá, leitora!

      As marcas tradicionais não costumam dar problema em velocidades baixas: pirelli, michelin, maggion, metzeler, dunlop... A marca menos conhecida que já usei foi o rinaldi (não confundir com remold de remoldado, pneus remoldados não são confiáveis).
      Tudo de bom,
      Jeff

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  4. Jeff então pneu desgastado só é perigoso na chuva?
    Com pista seca corre muito risco tbm?

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    1. Olá, Maicon!

      Nesta postagem eu me esqueci de abordar o aspecto da pista seca...

      Eles também são perigosos porque oferecem maior chance de desgarrar em frenagens, mas como isso depende muito do sistema de freio, não me ocorreu. Os freios da Kansas são muito bons e eu também não deixo o pneu ficar completamente careca, então faz dezenas de anos que não tomo um susto por isso.

      E pneus carecas também são perigosos com tempo seco pela maior chance de furarem. 90% dos furos ocorrem no final da vida útil do pneu.

      Um abraço,
      Jeff

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