quarta-feira, 19 de julho de 2017

Um acidente bem típico

Repare nesta imagem e me diga o principal fator que causou este acidente:
Imagem e reportagem: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/07/17/interna_cidadesdf,610189/acidente-deixa-motociclista-gravemente-ferido-na-br-020.shtml

Não vale dizer que o carro entrou na frente da moto!

Também não vale dizer que o motorista não viu a moto, porque a resposta estará somente 50% correta.

Quero saber se você percebe a causa fundamental, o motivo de o carro ter entrado na frente da moto... há várias dicas na imagem acima.

Ainda não matou a charada?

Aí vai a dica definitiva:
Imagem e reportagem: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/07/17/interna_cidadesdf,610189/acidente-deixa-motociclista-gravemente-ferido-na-br-020.shtml

Agora ficou fácil, né?

Olhe o tamanho das sombras no asfalto...

O motorista não viu a moto porque o sol estava brilhando forte por trás dela logo ao amanhecer.

O acidente ocorreu à 07:20 da manhã, e as fotos provavelmente foram feitas por volta das 8:00...

Na hora do acidente, o sol estava ainda mais baixo no horizonte, as sombras estavam ainda mais longas do que as das fotos.

A moto simplesmente desapareceu ofuscada pelo sol, e o motorista entrou na frente dela.

Um carro, ônibus ou caminhão seriam percebidos muito mais facilmente. Entretanto, dependendo da intensidade solar e da falta de nuvens, eles também poderiam desaparecer ofuscados pelo Sol.

Pense nisso quando estiver pilotando logo de manhã cedo e também ao cair da tarde.

Se o sol estiver baixo no horizonte, se você ver vir enxergar sua sombra bem longa diretamente à sua frente, ou se ela estiver apontando na direção de um carro pensando em atravessar a pista — quase certamente o motorista não estará te vendo.

Então redobre triplique aumente muito sua atenção e já se prepare para uma possível fechada.

Saber que não está sendo visto, imaginar que você e sua moto são invisíveis o tempo todo, é um dos fundamentos da pilotagem defensiva.

Estar atento a detalhes como esse evita situações bem perigosas.

Um abraço,

Jeff

15 comentários:

  1. Jeff, tai´ um toque que so´ a experiencia pode dar! Parabens por este aviso e nsino!Nao sei se voce viu,mas tem alguns farois de milha que vem com luz estreboscopica( e´ isso?),igual `aquelas de policia,que alguns utilizam exatamente pra se fazer visiveis no transito.
    Sera´ que funcionaria numa ocasiao com esta?
    Aquele abraço,man!

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    1. Olá, Pedra!
      Uma vez um amigo meu viu esse farol estroboscópico, achou legal, não deu nem tempo de curtir a novidade, já estava a polícia parando o sujeito.

      Esse tipo de sinalização é proibida para veículos não oficiais, além de caracterizar modificação do sistema elétrico original da moto, dá multa e pátio.

      Salvaria vidas, mas sabe como é, né? Também facilitaria a vida de quem estivesse tentando fugir da polícia, então eles não permitem.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. E de qualquer forma, também dependeria da sensibilidade dos olhos do motorista... eu sou vamp... ahn... fotófobo, sofro com luz forte, hoje mesmo comprei óculos escuros, e olha que o céu estava nublado...

      Então se o cara não aguenta olhar na direção do sol, muito provavelmente ele também não conseguiria ver os faróis piscando.

      Cautela sempre.

      Abração,
      Jeff

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  2. Só vim dizer que foi a primeira vez que acertei o motivo do acidente hahahaha.
    Obrigado por mais um ensinamento Jeff!

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    1. Olá, Daniel!
      Eu é que tenho de agradecer à paciência dos leitores... hahaha...
      Um abraço,
      Jeff

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  3. Saúde & Paz.
    Jeff, apesar do post ser outro assunto, vou perguntar.rsrsrs
    Rodei 2.000kms e troquei o óleo. Normalmente faço as trocas de 1000 e 1000.

    O óleo estava praticamente da cor do novo; e não escuro.

    Virago 535 - 2001 59.703mil kilometros rodados.
    Uso o óleo mineral: Óleo Lubrax Essencial 4t 20W50
    Pergunto:
    Está na normalidade o óleo não escurecer; ou poderia ser que posso trocar com mais quilometragem rodadas?
    Surgiu esta dúvida.
    Abraços e boas aceleradas.
    Ninja

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    1. Olá, Ninja!

      Obrigado, se sarar deste resfriado pretendo acelerar já no próximo domingo... mas duvido que fique totalmente curado a tempo.

      A cor do óleo não se alterar indica que não houve oxidação significativa, nem contaminação excessiva por gases da queima na câmara de combustão nem por desgaste dos discos de embreagem.

      Ou seja, sua moto atingiu a quilometragem em que o motor chegou ao patamar de desgaste ideal, está bem regulada e você não deve ter usado o motor muito próximo do limite por tempo relevante.

      No entanto, esse exame visual não permite detectar a presença de uma pequena quantidade de partículas de desgaste microscópicas flutuando no óleo (se a quantidade fosse grande, o óleo ficaria opaco).

      O óleo não se oxidou, não foi contaminado por contaminantes visíveis, mas e quanto aos difíceis de ver?

      E o mais importante, o exame visual não permite detectar alteração das propriedades químicas do óleo. Será que ele ainda mantém a mesma viscosidade original em alta temperatura?

      Eu cheguei a rodar 3 mil km com óleo mineral na Edith, que tinha radiador de água, e concluí que o meu limite seguro para uma moto pequena com radiador de água naquele caso era de no máximo 2.500 km.

      No caso da Virago 535, ela é arrefecida plenamente a ar, mas como há uma reserva de potência no motor, você não precisa exigir muito para rodar a uma velocidade satisfatória.

      Isso faz o motor trabalhar proporcionalmente mais frio, aumentando a vida útil do óleo. A condição é crítica mesmo para motores de 300 cm3 para baixo.

      Você notou perda de desempenho do motor antes da troca?

      Ou o que é mais fácil de perceber:

      Você notou se a moto ganhou desempenho logo após a troca? O motor passou a girar mais livre,marcha lenta mais estável, ronronando?

      Motor preso é sinônimo de desgaste mais acelerado que o normalmente esperado.

      Considerando todos esses fatores, a troca com 2.000 km para o seu motor 535 não chega a assustar, mas eu nunca ultrapassaria essa quilometragem.

      E se algum dos sintomas de perda de desempenho estavam presentes nos km finais antes da troca, eu reduziria ainda mais, tipo no máximo 1.500 km com óleo mineral.

      Como diz o ditado, é o olho do dono que engorda o gado.

      Acompanhe sempre as trocas de óleo, não se descuide da reposição que pode começar a aumentar a partir de agora, e avalie se as condições atuais permanecerão com o aumento da quilometragem agora a partir dos 60.000 km.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Lembrando:

      A condição é crítica mesmo para motores de 300 cm3 para baixo e para esportivas e motos usadas em alta velocidade com alto regime de giros do motor.

      Com nível de óleo baixo, aí já é questão de risco de vida.

      Eu de novo,
      Eu

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  4. Minha moto é flex tem algum problema usar somente etanol? Traz agum malefício para a moto?
    Sinto ela mais "leve" em alta rotação usando etanol.

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    1. Olá, Maicon!
      O álcool é menos "oleoso" que a gasolina, ou seja, tem menor capacidade lubrificante.

      Isso foi um problema nos primeiros motores a álcool puro, foi necessário adicionar aditivos para torná-lo menos removedor da película de óleo da camisa do cilindro.

      Ouço falar bem de sempre manter uma proporção mínima de 20% de gasolina dentro do tanque, se não me engano eu fazia isso no meu fusca a álcool, mas isso foi antes do avc e muita lembrança se perdeu.

      Meu amigo Daniel me falou do carro de um professor dele lá em Santa Catarina que atingiu uma quilometragem altíssima rodando sempre com etanol, não lembro quanto, mas era coisa perto de um milhão de km rodados.

      Se não chegou a 1 milhão, foi mais de 600 mil km.

      Um abraço,
      Jeff

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  5. Saúde & Paz.
    Melhoras então de sua gripe!!!
    Obrigado pelas explicações.
    Não houve perda de rendimento...e após a troca; como o motor estava quente o barulho do motor continuou o mesmo.
    Vou observar sábado com ela fria.
    Porque as Virago´s, enquanto não esquenta legal, da-se a impressão que o motor vai desmanchar, no inicio que comprei ela, custei a costumar com isto. rsrsrsrsr
    No mais..... obrigado mais uma vez.
    Abraços.....melhoras....e boas aceleradas.

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    1. Olá, Ninja!

      Excesso de barulho ao ligar é estranho...

      Como estão as regulagens de válvulas?

      Essa bomba de óleo está funcionando legal?

      Quando a bomba de óleo dá desgaste, manda menos óleo com menor pressão para o cabeçote, precisei trocar a minha com uns 50 mil km (acho) quando morava em Biritiba Mirim, já tem mais de 6 anos.

      Nem precisa ser a bomba inteira. Se ela tiver uma válvula de retenção para não deixar o óleo descer totalmente das galerias, justamente para evitar problemas de falta de lubrificação na partida, pode ser uma mola fraca, pecinha de 2 reais.

      É o tipo de coisa que compensa conferir antes que o problema se torne muito mais grave e caro de consertar.

      Antes de começar a arrancar os cabelos, troque uma ideia com outros proprietários do mesmo modelo, e veja se eles estão usando o nível correto de óleo.

      Todo dono de bmw (exemplo) acha normal o motor barulhento até a hora em que ele abre o bico, e o coitadinho só está sofrendo com óleo baixo de baixa viscosidade.

      Um abraço,
      Jeff

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  6. Excelente dica Jeff. Agora além da chuva a gente precisa ficar ligado no Sol também, ou nas sombras, mais precisamente kkkk!!!

    Abraços!

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    1. Olá, Tiago!

      A gente precisa ficar ligado em tudo o tempo todo... hehehe

      Até nas pipas no céu.

      Um abraço,
      Jeff

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