terça-feira, 11 de julho de 2017

Muita gente se ferra fazendo isso

Vídeo do g1 mostrando porque você nunca deve fazer ultrapassagens em um trevo ou cruzamento:
Imagem, reportagem e vídeo: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/motorista-de-land-rover-foge-apos-atingir-motociclista-no-trevo-da-mg-167-em-varginha-mg.ghtml

Independente de a conversão que a range rover fez ser proibida:

Durante uma ultrapassagem, você e sua moto estão ocultos pelo carro da frente.

Um motorista que pretenda entrar na via ou cruzá-la fará seu cálculo considerando apenas o carro — sem ver você.
Enquanto você estiver encoberto no campo de visão do outro motorista, ele não fará ideia de que você está se aproximando.

Se ele achar que consegue atravessar na frente do carro lento que você está ultrapassando, ele avançará e acertará você em cheio.

Fazer uma ultrapassagem nesse momento resulta no que o vídeo mostra.

Respeitar a regra de trânsito básica de não fazer ultrapassagens em cruzamentos (e similares) evitaria muitos motociclistas passeando de ambulância por aí.

Um abraço,

Jeff

9 comentários:

  1. Jeff, mais um post excelente!! Precisamos ficar ligados no transito para não passarmos por esse tipo de situação. Alguns já querem nos derrubar vendo a gente, imagine os que não estão vendo, correto?

    Sugiro um post também falando sobre o preço das motos no Brasil e comparando preço moto x carro, incluindo um comparativo com a america do norte, fiquei intrigado com os lançamentos de moto e carro para o segundo semestre, tem muita moto 310cc por ai custando o preço de carro zero :O!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tiago!

      Isso é Brasil... o imposto sobre motos é na casa dos 60%, o que quer dizer que a gente paga uma moto para a fábrica e quase duas para o governo, que faz essas coisas que a gente vê na tv...

      Um abraço,

      Jeff

      Excluir
    2. Sem contar mais uma ou duas motos caso opte por um financiamento, e ainda não falamos de seguro e IPVA abusivos ainda! Eita Brasil, pagamos por um bem sei lá, 5x o valor real dele, e depois a gente quer saber por que a classe média trablhadora está quebrada e endividada...

      Excluir
    3. É a triste realidade, Péricles!
      Quando estivemos em Foz do Iguaçu, pelo mesmo preço da Kansas 150 você comprava uma 250 como a Fenix Gold.

      Cilindrada por cilindrada, as motos lá custavam na época exatamente a metade do que custavam aqui.

      Se tolerar tudo isso que vemos nas notícias pelo preço que pagamos simplesmente por vivermos aqui não for motivo de vergonha para nosso povo, não sei o que será.

      Mas eu também não sei o que fazer. Ir embora daqui, talvez?

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. Já pensei muito nessa possibilidade de sair do país também, mas seria trocar um problema por outro. Temos desigualdade social, produtos caros e insegurança, mas temos coisas boas também que precisamos dar valor. Conheço pessoas que foram tratadas 100% (e curadas) de câncer pelo SUS, sem gastar absolutamente nada, já um americano com o mesmo problema provavelmente adquiria uma dívida para o resto da vida. Por outro lado também temos produtos absurdamente caros em contrapartida serviço barato, fruto dessa desigualdade...

      Mas sem entrar muito nesse assunto, acredito que a solução a gente sabe qual é: se antes não tínhamos tanto acesso a informação e hj temos, acredito que precisamos fazer uso dela. Parar de comprar carro/moto zero é a primeira coisa lógica a se fazer. Minha primeira moto foi semi-nova, economizei apenas uns 3k entre ter tirado ela zero e ter pego ela com 6 meses de uso, mas minha consciência como cidadão está limpa! Já tive carro zero e foi uma péssima aquisição pelo que paguei, não compensou. Os semi-novos que tive sempre recebi mais pelo preço pago, tanto em tecnologia quanto em conforto, hj pretendo seguir essa mesma lógica para as motos que eu adquirir!

      Se a gente começar a boicotar as fabricantes elas terão que pressionar o governo para reduzir os impostos. Também existe muito o custo Brasil, o ágio que é praticado nas concessionárias e que o Brasileiro paga por isso, por querer ter status, sei lá! Mas é verdadeiramente revoltante.

      Somos um país de ricos, SQN!

      Excluir
    5. Olá, Tiago!
      Concordo com tudo que você disse, só não acredito que o povo vá ter acesso a informação para se rebelar.

      Todo mundo tem rabo preso, até agora a lava-jato só mostrou a pontinha que liga a petrobras e as empreiteiras e os frigoríficos.

      Mas tem outras operações sem muita atenção da mídia e a coisa chega nas montadoras de autos. Se continuar a investigar, muito provavelmente chegará às montadoras de motos e se continuar a investigar, chegará até aos fabricantes de parafusos, porque no Brasil o governo vive de dificultar os empreendimentos ou ceder aos interesses mútuos... ninguém se salva.

      Sobre viver lá fora, é uma opção muito ruim. Em 15 dias que trabalhei lá fora senti o que é a discriminação aos estrangeiros. Não aguentaria ficar um mês. Não existe um lugar como a casa da gente.

      Por mais detonada que esteja, ainda é a nossa casa. Por enquanto.

      Também sou partidário de não comprar motos e carros zero km. Comprei Jezebel com 3.350 km, e foi a melhor coisa que fiz na vida.

      Minha primeira moto eu comprei na concessionária da melhor fabricante de motos do mundo e só tive problemas, a começar do óleo que ela recomendava na época.

      Foi aí que comecei a ver o mundo com outros olhos.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Muito bom ver alguém conscientizando o povo sobre isso, pois muitos acidentes envolvendo motocicletas acontecem por conta de coisas desse tipo

    ResponderExcluir
  3. Tiago Mesquita e Jeff, concordo 100% com vocês, o Brasil é um lugar ótimo para se viver, porém é como diz a música... É preciso saber viver.
    O que tem atrapalhado bastante a minha vida aqui na cidade do Rio de Janeiro é a violência e nem posso me defender pois o Estado vai vir com tudo em cima de mim, caso eu me defenda de um ataque. Uma idéia que tem amadurecido é a de ir para alguma cidade do interior mais tranquila e ficar por lá andando de moto sossegado e papeando com os amigos até morrer de velho.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, avisa qual será a cidade que eu programo uma passada por lá!

      Jezebel já está quase em condições de rodar, mas está fazendo dengo... acho que ela quer uma postagem exclusiva sobre essa epopeia de fazer o motor funcionar de novo.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir