quarta-feira, 17 de junho de 2015

Posto de gasolina, um dos lugares mais perigosos para o motociclista

Um dos lugares mais perigosos para o motociclista, e você nem imaginava, é o posto de gasolina.
Reportagem e vídeo: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/transito/noticia/2015/06/carro-invade-posto-em-alta-velocidade-e-atinge-motociclista-no-rs-veja.html

Neste acidente flagrado em vídeo, um carro se desgoverna após ser atingido na traseira e invade o posto — as guias rebaixadas que facilitam a entrada também facilitam situações desse tipo.

Ao obrigar uma redução de velocidade e mudança de trajetória para acessar o posto, os motoristas podem perder o controle por excesso de velocidade, problemas mecânicos do veículo ou dificuldades com a pista lisa, oleosa e escorregadia do posto.
Reportagem: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL867162-5605,00-CAMINHAO+PERDE+CONTROLE+E+INVADE+POSTO+NA+ZONA+LESTE+DE+SP.html

Mas essa nem é a situação mais comum.

Há outros riscos, principalmente em postos de estrada, onde você é obrigado a circular no meio de outros carros e caminhões, estes últimos têm boa chance de não te avistar lá de cima da cabine.

A superfície dos postos costuma ser bastante escorregadia e é fácil escorregar e cair naquele piso oleoso, principalmente se estiver molhado.

Tanto seus pneus quanto o solado do seu pé de apoio poderão deslizar no chão molhado ou oleoso. 

É um tombo besta, mas com potencial de quebrar uma perna, dependendo do peso de sua moto. 

E bastante desagradável durante uma viagem longa — pilotar com dor desvia sua atenção do principal, sua segurança no trânsito. E usar analgésicos pode ser pior, porque induzem o sono. Já acordei quase roçando o braço nos pneus de uma carreta.

O tombo também pode ser suficiente para quebrar um espelho ou manete, o que cria uma situação de risco potencialmente maior quando você está longe de lojas de motopeças em cidades ou bairros desconhecidos.

E falando em viagens longas, um amigo meu (que não sou eu) caiu diversas vezes (umas cinco, se não me falha a memória) por não conseguir firmar a perna no chão por cansaço de viagem, ou por encontrar pedriscos ou óleo no piso. Não vou contar quem é, mas não sou eu. Juro. Pode acreditar. É sério.

Aquelas canaletas de escoamento de água no piso dos postos têm largura suficiente para os pneus da sua moto se encaixarem. 

Se você se distrair e circular paralelo a elas ou atravessá-las com pouco ângulo em vez de cruzá-las em ângulo acentuado, o encaixamento da roda poderá te derrubar.

Postos em estradas frequentemente apresentam acessos esburacados, com pedriscos ou areia acumulada, outro convite para cair.

Você está em velocidade de estrada e de repente precisa reduzir bastante a velocidade sobre uma superfície que não é das melhores, é tenso.
Mas os postos mais perigosos são aqueles associados a grandes restaurantes e lanchonetes. 

São muito frequentados e muita gente decide entrar em cima da hora, e acaba não vendo motocicletas na faixa da direita ou na entrada de acesso do posto.


Quem lê isso pode até pensar que eu exagero, mas um acidente desses aconteceu quando eu tinha uma família maior.


Esse sobrinho estava entrando em um posto desses com a moto em velocidade compatível com as condições do acesso e foi atropelado por um carro em alta velocidade.

Ele, o garupa e a moto foram arremessados barranco abaixo. O amigo desse sobrinho estava na garupa e morreu no local, nos braços dele. 


Um trauma desses ninguém merece sofrer na vida, então redobre a atenção ao se aproximar, acessar e circular no interior dos postos de combustíveis.


E não se descuide nem mesmo durante o abastecimento, muitas situações imprevistas como a do vídeo podem acontecer. 

Eu posso chegar dirigindo uma kombi, por exemplo. É uma longa história...

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário