sexta-feira, 19 de junho de 2015

Minha moto 125/150 faz 140 km/h !

Minha moto 125/150 faz 140 km/h !

Minha Biz / Lead / Neo / Burgman 100/110/125 faz 140 km/h !


Negativo, a velocidade máxima de sua moto / motoneta 100 / 125 / 150 não chega nem perto de 140 km/h.


O seu velocímetro é que é bem intencionado e diz isso para que você fique alegre e contente.



Imagem: Kibado de www.motoscustom.com.br que por sua vez tinha kibado de uma postagem do amigo Vinícius no saudoso fórum da dafra

Quanto maior a velocidade, mais difícil é vencer a resistência do ar, que aumenta conforme uma curva que varia proporcionalmente ao quadrado da velocidade da moto.

Uma moto precisa ter muita potência no motor para chegar a 145 km/h, e só quem tem motor para isso são as motos 250/300, e isso é o máximo para elas.

O problema é que existe uma coisa chamada erro do velocímetro, e curiosamente esse erro costuma ser maior quanto menor a cilindrada da moto... por que será?


Pegue o exemplo da Kansas. O velocímetro de algumas é tão impreciso que até parece piada. 


Já outras Kansas costumam apresentar um erro pequeno e tolerável, depende do lote de velocímetros chineses que foi instalado na sua máquina.


Conhecer o erro do velocímetro de sua moto é importante para que o novato não fique em uma BR a 50 km/h pensando que está a 80. 


Se você fizer isso em uma rodovia, corre o risco de o primeiro caminhão que te encontrar passar por cima, você estará colocando sua vida em risco e desrespeitando a lei ao trafegar abaixo da velocidade mínima permitida — que é sempre a metade da velocidade máxima definida para o trecho.

Você descobre o erro do seu velocímetro ao manter uma velocidade constante durante a passagem por uma lombada eletrônica. 


Em uma lombada eletrônica de 80 km/h, crave 70 km/h, passe pela lombada e não se surpreenda se ela disser que você está a meros 50 km/h.

Geralmente esse erro ficará na casa dos 5 a 10 km/h, sempre para mais a fim de evitar que você tome uma multa, mas esse valor pode variar.

Minha Kansas Jezebel indica 110 km/h no ponteiro do velocímetro contra 82 km/h reais no velocímetro digital; já minha Fenix Gold Edith costuma dar erro de apenas 2 km/h em relação a lombadas eletrônicas, e isso em qualquer velocidade.

Então toda vez que alguém me pergunta qual a velocidade que ele pode rodar com a moto em uma viagem, eu respondo que primeiro você precisa descobrir qual é o erro do velocímetro que está instalado em sua moto.

A velocidade de cruzeiro (aquela em que o motor passa o tempo todo feliz e ronronando na estrada) da Kansas é nessa faixa de 80 a 85 km/h, porque a velocidade máxima real dela é de 95 km/h — em algumas, o velocímetro estará além do fim da escala, e em outras a indicação será de 100 ou 110 km/h.

Como regra geral, uma velocidade de cruzeiro na casa de 90% da velocidade máxima é adequada.


Algumas velocidades máximas reais aproximadas como referência:


125/150 com comando por varetas (Fan, Kansas, Speed...)
Normal                 95 km/h reais / cruzeiro 85 km/h
Reduzida              85 km/h reais / cruzeiro 80 km/h

125/150 com comando no cabeçote (Titan, Factor, Yes,...)       
Normal               100 km/h reais / cruzeiro 90 km/h
Reduzida              95 km/h reais / cruzeiro 85 km/h

225 normal         120 km/h reais / cruzeiro 105 km/h

225 reduzida       105 km/h reais / cruzeiro 90 km/h

250 normal         140 km/h reais / cruzeiro 125 km/h
250 reduzida       120 km/h reais / cruzeiro 100 km/h

Ih, agora complicou, o que é alongada (estava confuso) normal e reduzida?

Reduzidas são as motos com relação de transmissão de coroa grande, as motos trilheiras. 


Elas usam o mesmo motor e câmbio que as normais (que têm relações mais longas), mas a coroa reduzida limita a velocidade máxima em estrada para uma mesma rotação máxima do motor.

Tentar acompanhar uma Twister com uma Tornado em uma estrada é impossível, porque se você quiser andar na mesma velocidade máxima, o motor da Tornado estará muito acima do limite de giros e acabará explodindo.  

Motos reduzidas são as Bros / XL / XRE / NXR / Crosser / Lander / TDM, etc. Vou fazer uma postagem explicando melhor.          

Conhecer o erro do velocímetro também tem implicação para o cálculo da autonomia de um tanque cheio. 

O erro do hodômetro da Jezebel é de 11%, então um consumo calculado com base na indicação do velocímetro de 40 km/litro representa um consumo real de 36 km/l, mas isso pode variar bastante em função da regulagem mais rica ou mais pobre do carburador. 


Reais 30 km/litro em cidade e 35 km/litro na estrada são valores razoáveis. 


Na Kansas costumo reabastecer sempre a cada 200 ou 250 km porque a reserva é pedida logo depois dos 300 km.


Já na Fenix Gold, que faz 25 km/litro, costumo reabastecer sempre a cada 150 km porque a reserva é pedida logo depois dos 200 km.


E a Kansas tem outra surpresa:

Algumas motos saíram com erro no registro de combustível e simplesmente não têm reserva — no dia em que precisei usar, só rodei 1,2 km, ou seja, a reserva era só o que existia dentro da cuba do carburador.


Cada moto é um caso diferente, e é importante que você conheça as manhas e artimanhas da sua para não ficar em uma situação complicada na estrada.  


Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário