sábado, 20 de junho de 2015

Pilotar a milhão e a arte de destruir motos e se quebrar inteiro

Sabe qual o problema de andar com a moto a milhão, dando o maior gás e enrolando o cabo até não poder mais?

É que você não está em um autódromo e a dura realidade da vida é esta aqui:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/06/camera-mostra-choque-de-motociclista-com-carreta-em-jau.html

Link para a reportagem do g1 com o vídeo aqui.

Note que o caminhoneiro viu e respeitou a primeira moto, mas entrou na frente da segunda. Por quê?

Por culpa do motociclista.

Os motoristas calculam o tempo que levarão para cruzar uma avenida considerando que todo mundo está andando dentro da velocidade permitida.

Quando você vem com sua moto andando a milhão, das duas, uma:


— Ele nem te vê, porque na hora que ele olhou você ainda estava longe;


— Ele te vê, mas como você está longe e o motorista pensa que você está na velocidade permitida, ele calcula que terá tempo de atravessar na sua frente antes que você chegue ao cruzamento.


Nas duas, quem se ferra é você. E sua moto.



Imagem: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/06/camera-mostra-choque-de-motociclista-com-carreta-em-jau.htm 

À distância, nenhum motorista consegue avaliar que você está em excesso de velocidade.

E o resultado é aquele que você viu no vídeo. 

Se você viesse em uma velocidade compatível, naquela situação você conseguiria desacelerar e parar a moto com segurança.

Mas em alta velocidade, a chance de cair aumenta muito. O piloto não precisa se jogar no chão, a moto derruba mesmo. Freio de moto é uma шиншилла.  


Bote uma coisa na cabeça:


Por melhor que seja sua moto, os freios de uma motocicleta são traiçoeiros — alguns não valem nada — e tentar parar uma moto em alta velocidade no susto é
certeza de cair. Ou quase.

Não deixe para descobrir isso a caminho do hospital.

Descubra o quão traiçoeiros são os freios da sua moto praticando frenagens de emergência em condições de segurança.


Aprimore sua técnica de frenagem experimentando diversas combinações de força no manete e no pedal. 


Geralmente 70% de força no manete e 30% no pedal de freio dão o melhor resultado, mas esses valores mudam de acordo com o tipo de sua moto, com as condições da pista, estar com ou sem garupa... há muitas variáveis. Aprenda as manhas da sua moto.


Faça isso em uma área livre onde você não correrá o risco de cair e bater contra um obstáculo fixo como carros parados, guias, postes ou muros. E pedestres.


E principalmente, maneire na velocidade. 


Pilotar a milhão é muita emoção, muita adrenalina, mas o trânsito não é parquinho de diversão.

Tenha sempre uma margem de segurança de reserva, senão quem dança é você. E a coitada da sua moto.

Conhecendo os limites de sua moto, você desenvolverá um senso de respeito por ela e pela velocidade que te livrará de situações como essa do vídeo.

Viva muito e rode por belas estradas.

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. Como que faz para calcular a % durante a frenagem? E se eu não fizer a conta direito, haha

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