sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Trocar marcha ou frear em curva

É verdade que não pode trocar marcha ou frear durante uma curva? 

E se precisar?

Bom, a verdade é que não se deve trocar marcha ou frear durante uma curva, mas isso não é impossível: tudo depende do domínio que você tem da moto.

Para o novato, eu digo que não pode mesmo. 

Mas para aquele que pratica a pilotagem não só rodando no trânsito normal, mas também treinando nos finais de semana em uma área segura para conhecer perfeitamente as reações e os limites de sua moto, eu digo que, se absolutamente necessário e não tiver outro jeito, faça isso com muito cuidado.

Foto: http://carros.uol.com.br/motos/noticias/redacao/2013/12/24/yamaha-fazer-e-eleita-a-moto-do-ano-pelos-internautas.htm


Imagem: Linkperdidoemalgummomento.com

Sempre será preferível frear antes de uma curva e trocar de marcha na saída dela, o que inclusive ajuda a tracionar melhor; mas é importante saber que essas operações feitas durante a curva não serão necessariamente desastrosas, se forem necessárias e feitas com o devido conhecimento e cuidado.

O motivo para não trocar de marcha ou frear numa curva não é somente a reação inesperada da moto, que pode rabear e fazer com que você perca o controle, sendo jogado na pista oposta ou para o acostamento.

Também existe o seguinte:

Quando a moto se inclina, as pedaleiras e os pedais de freio e câmbio ficam muito próximos ao solo, veja as fotos acima.

Ao serem acionados durante uma curva, os pedais ficarão bem abaixo das pedaleiras, e você poderá raspá-los no chão.

A eficácia dos comandos será comprometida, o que também pode fazer com que você perca o controle, e o susto que isso causa pode ser grande, fazendo você travar nos comandos.

Com sangue frio, isso não passará de um susto; mas se você se apavorar, poderá ser um acidente extremamente grave.

O ponto apoiado no solo funciona como uma alavanca que pode tirar a roda traseira do solo, seja uma pedaleira ou pedal. 

Se for apenas uma raspada leve, será um ruído incômodo e você ainda terá o controle da moto. Mas se estiver mergulhando com velocidade excessiva, tombo certo.

Em uma redução de marcha, seu pé estará por baixo de tudo, aí ele irá se dobrar contra o asfalto, lesão imediata e tombo muito provável. 

No entanto, quem conhece perfeitamente sua moto sabe exatamente como ela irá reagir quando frear ou reduzir, então nem preciso dizer nada, porque ele já faz isso naturalmente até sem ter consciência disso.

Ele reduz marchas com suavidade e no momento exato para que o motor não cause reações inesperadas; ele freia com sensibilidade para não deixar nenhuma roda travar e escorregar; ele sabe se o pé raspará no asfalto ou não com base na inclinação da moto.

Essa noção do que dá e do que não dá para fazer com a moto só se adquire com o passar do tempo. São muitos meses de convivência com a moto para saber suas reações.

E um aprendizado que tem de recomeçar quando se troca de moto.

Um abraço,

Jeff

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