quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Minha moto é fraca para andar com garupa

Essa aconteceu durante as férias, mas só lembrei agora.

Minha filha paulista veio passar o Ano Novo comigo e aproveitamos para ver a queima de fogos da virada em Floripa.


Imagem: Os Croods
A paisagem e a queima de fogos em Floripa são de cair o queixo...

Para ir até lá, as regulagens de praxe: 

  • Aumentar a pressão dos pneus
  • Afrouxar a regulagem do freio traseiro 
  • Verificar se a folga da corrente está adequada para a nova situação

Como foi explicado nas postagens Pilotagem com Garupa, a suspensão cede com o peso adicional e, se o freio traseiro não for aliviado, ele ficará acionado parcialmente com as sapatas atritando com o tambor.

Fiz o dever de casa, mas me descuidei de um detalhe importante:

Não conferi se a nova regulagem do freio era suficiente.

Não era, e antes de chegarmos ao destino, a moto começou a ficar cada vez mais "fraca".

Moto "fraca" com garupa é sintoma de freio atritando com a roda.

Um atrito baixo não é perceptível apenas pelo comportamento inicial da moto, mas ele vai piorando lentamente e pode criar uma situação perigosa.

Fui conferir e batata, o tambor estava muito quente; aliviei ainda mais a regulagem e acabou o atrito.


Mas o aquecimento afetou toda a roda (ela é de liga leve), o que aumentou a temperatura e a pressão do pneu traseiro.


O pneu estava tão quente que era impossível remover a tampa da válvula a fim de aliviar a pressão.

Forçar a abertura da tampa da válvula com o pneu quente não é boa ideia: a borracha aquecida é menos resistente e pode se romper com facilidade.

Tive que aguardar o pneu esfriar o suficiente para poder abrir a tampa e calibrar novamente com uma pressão adequada.

O certo é fazer essa calibragem a frio, mas nessa situação é preferível arriscar uma calibragem próxima do que ficar com um excesso de pressão perigoso com risco de estouro do pneu.

Então já sabe, sempre verifique se a regulagem do freio traseiro está adequada após rodar um ou dois quilômetros com garupa. 

Se o tambor do freio estiver se aquecendo, sinal de que ainda existe atrito lá dentro.

E não se esqueça de retornar a regulagem ao normal quando estiver sozinho, senão o freio traseiro não terá eficiência e isso pode causar um acidente.

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Caralho, eu nao sabia disso! Afora seu pôr que minha moto fica fraca quando to com garupa. Muitíssimo obrigado pela informação!

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    1. De nada!
      Eu que agradeço o agradecimento. Atrasado, como sempre.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Só vale pra freio tambor né...

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    1. Exato, Ravine!
      O freio a disco não precisa de regulagem e nem oferece esse recurso.
      Um abraço,
      Jeff

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