quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A importância da folga da vela

Você trocou a(s) vela(s) da sua moto e depois disso o motor passou a funcionar de maneira áspera, dura, forçada, sem suavidade?

A(s) vela(s) estão bem rodadas e sua moto está fraca, sem vontade de acelerar?

No primeiro caso, provavelmente não ajustaram os eletrodos para a folga correta; no segundo, os eletrodos se desgastaram e aumentaram a folga — uma limpeza e o ajuste da folga talvez resolvam o problema sem precisar trocar nada.


Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Spark_plug

A falta de ajuste é um descuido cometido por 9 em cada 10 mecânicos.

O pessoal retira a vela velha, pega a nova da embalagem e instala do jeito que vem da fábrica.

Está errado!

Cada motor tem uma regulagem específica da folga dos eletrodos da vela.

Como o mesmo modelo de vela pode ser instalado com folgas diferentes em motores diferentes, o fabricante entrega todas com uma folga padrão, geralmente de 0,5 mm.

É responsabilidade de quem está trocando a vela ajustar essa folga para a medida recomendada pelo fabricante da moto; esse dado é mencionado no manual do proprietário e você encontra nas fichas técnicas espalhadas pela internet.

Se a folga for muito pequena, a centelha saltará antes da hora correta e a ignição ocorrerá antes de o pistão comprimir totalmente a mistura na câmara de combustão (antes de chegar ao ponto morto superior (PMS), o ponto mais alto que o pistão atinge antes de começar a descer novamente).

Resultado, a parte final do curso do pistão será feita forçadamente contra a explosão que aconteceu prematura.

Quando isso ocorre, o motor fica áspero daquele jeito lá em cima. Você sente que ele não está feliz e pode até ouvir um tinido, a famosa batida-de-pino.

Isso é péssimo para a vida de seu motor.

Todo mecânico tem obrigação de saber isso, mas sabe como é que é, isso aqui é Brasil, né?

Uma vez mandei trocar a vela da minha moto e falei para o mecânico: 

— "A vela vem com folga de 05, abre ela para 08 antes de instalar" (a folga recomendada é de 0,7 - 0,8 mm, eu prefiro 0,8 mm, o motor fica mais suave — sim, um décimo de milímetro faz uma boa diferença).

Tirei a moto da oficina e não consegui sair do quarteirão, a moto não tinha força nenhuma.

Voltei lá e perguntei para o mecânico o que ele tinha feito.

"É, com 08 a vela fica muito fechada, não salta faísca... eu estranhei, mas você mandou..."

Em vez de aumentar a folga de 0,5 para 0,8 mm, o infeliz tinha fechado a vela para 0,08 mm, uma folga 10 vezes menor do que eu tinha solicitado.

Então nunca subestime a capacidade do pessoal de fazer... ahnnn... coisas indevidas e, sentindo que a moto está fraca ou com o motor funcionando sem suavidade depois de uma troca de vela, verifique se a folga está correta.


E seja bem claro na hora de solicitar o ajuste da folga.

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. por essas e outras que a maior parte das coisas eu prefiro fazer em casa.
    Pra fazer merda, faço eu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Pelo menos assim a gente sempre sabe como voltar atrás se for necessário!

      Excluir