segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Como funcionam carburador e injeção eletrônica?

Para o combustível queimar bem e causar uma boa explosão na câmara de combustão do motor, ele precisa ser transformado em gotículas gotinhas muito pequenas.

Sabe o borrifo de lata de aerossol? 

Daquele jeito.

A injeção direta faz mais ou menos a mesma coisa que a lata de aerossol, ela pressuriza o combustível e borrifa injeta somente a quantidade necessária para cada ciclo de admissão do motor.


 Imagem adaptada http://autoentusiastas.blogspot.com.br

Ela faz isso de maneira inteligente, usando um computador e um monte de sensores para saber a temperatura do motor, a intensidade da aceleração, a pressão atmosférica, a temperatura do ar... todas as variáveis que podem atrapalhar uma queima perfeita, e calculando a dosagem exata para cada situação.

A válvula de aceleração nada mais é do que um duto de ar com uma válvula-borboleta para controlar o fluxo; o(s) injetor(es) de combustível fica(m) no duto de admissão ou na própria câmara de combustão.

Quando você aciona o acelerador, abre essa válvula, deixando passar mais ar. O computador percebe e ajusta a injeção para a nova situação.


Mas e o carburador, como funciona?

Ele usa o mesmo princípio da lata de aerossol, mas em vez de aumentar a pressão do combustível para gerar um borrifo, ele usa o truque de diminuir a pressão do ar.

Ao provocar essa queda de pressão, o combustível se expande e é borrifado, se misturando com facilidade no ar que vai para dentro do motor, da mesma forma que o spray da lata. 

Como ele faz isso?

Muito simples:

O carburador é um duto com um estrangulamento e uma válvula que controla a passagem de ar.

Ao acionar o acelerador, o cabo puxa o pistonete e a agulha para cima, deixando passar proporcionalmente mais ar e gasolina.

Ao ser obrigado a passar mais rápido pelo estrangulamento (chamado de Venturi, nome do cientista italiano que descobriu esse efeito em 1700 e bolinha), a pressão do ar diminui.


Imagem adaptada de http://fdr.com.br/formacao/mecanica-de-motos-2/sistema-de-mistura-arcombustivel/ e http://www.freewebs.com/elmototaller/carburador.htm

A pressão fica tão baixa que o combustível é sugado (sobe como num canudinho de refrigerante) da cuba do carburador e passa por um orifício calibrado (como aquele da válvula da lata de aerossol).

Encontrando uma pressão extremamente baixa, ele se pulveriza igualzinho ao spray do seu exterminador de insetos.

A cada duas vezes que o pistão desce, ele aspira ar e o carburador dá uma borrifada, são milhares delas por minuto, uma para cada duas rotações do motor (em metade do ciclo o pistão está aspirando e comprimindo a mistura, na outra está explodindo e eliminando os gases de escapamento).

Mas como o carburador compensa aqueles fatores que a injeção eletrônica mede e calcula?

Assunto para a postagem de amanhã.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário