quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O google emburreceu?

Venho reparando que de uns tempos para cá as pesquisas no google apresentam resultados cada vez piores.

Antigamente era muito fácil encontrar exatamente aquilo que você procurava. Bastavam três palavras, e na primeira página aparecia exatamente o que você buscava.


Mas agora, parece que alteraram os algoritmos por lá, e uma busca por gargalo tanque moto resulta nisto:



Todas as imagens: google.com

Uma página repleta de gargalos de tanques, nenhum deles de moto, mas todos ofertas de manjadíssimos sites de vendas pela internet.

A busca em inglês se sai um pouco melhor, mas acrescenta coisas que não têm nada a ver, sabe lá que critério estão usando:



Na medida em que você avança, a coisa fica muito pior:




Uma busca por preço harley 500 (não que eu esteja interessado...) apresenta metade dos resultados para HD (disco rígido) de 500 GB, todos propagandas dos mesmos manjadíssimos sites de vendas.

O grande mal dos gringos é quererem ser espertos demais, aí acabam fazendo burradas como essa, permitindo que o algoritmo interprete Harley como HD e priorizando as propagandas nas buscas


Se o google continuar introduzindo erros nas buscas e se vendendo para quem paga as propagandas em detrimento dos usuários da ferramenta de busca, vão conseguir matar algo que já foi excelente, e nós seremos os maiores prejudicados.


Mas como protestar contra isso, se eles não respondem nem as reclamações diretas de problemas na ferramenta de publicação de blogs?


O abraço de hoje fico devendo,


Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário