quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dica para ultrapassagens urbanas

Ao se preparar para uma ultrapassagem, não basta ver que o trânsito na pista oposta está livre.

Você precisa ver se lá na frente não existe algum carro estacionado ou obstáculo que irá obrigar o motorista que você está ultrapassando a desviar.

Porque na hora que ele precisar desviar, o motorista não olhará pelo espelho, ele simplesmente verá a pista oposta livre e jogará o carro para o outro lado.



Ele vai desviar do caminhão sem olhar se tem moto ultrapassando, quer apostar?

Os motoristas ainda não aprenderam a procurar por motocicletas no espelho. Acho que nunca vão aprender.

Na cabeça deles, existe o fluxo que vai e o fluxo que vem em sentido oposto.

Na hora que ele vê um obstáculo à frente, não imagina que uma moto (a sua) possa estar trafegando pela contramão (afinal, é isso que você está fazendo no momento da ultrapassagem, não é?)

Motoristas não percebem motos pelo espelho; estão sempre mal regulados, a maioria ajusta o espelho para ver a traseira do próprio carro na hora de estacionar.

Essa regulagem é totalmente errada porque cria um ponto cego enorme onde as motos desaparecem.

E se o carro estiver com os vidros fechados, com o rádio ligado, ele não ouvirá sua aproximação. Se for meio surdo, nem com o vidro aberto. Que nem eu.

Então, na hora de ultrapassar, tenha certeza de que o motorista acabará te fechando, e você sabe quem é que vai se ferrar...

Antecipe essa situação e seja ninja. Não se trata de tentar adivinhar o que o motorista irá fazer; se trata de saber como o trânsito funciona e se adaptar a ele.

É mais uma variante da visão além do alcance.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário