quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Armadilhas do Trânsito - Parte VIII

Obras, muito cuidado com elas.



Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/transito-24-horas/noticia/2012/11/onibus-argentino-e-atingido-por-caminhao-e-tomba-na-br-101-3967828.html

O acidente acima aconteceu não muito longe daqui por causa do estreitamento da pista para obras de duplicação da BR-101; o ônibus conseguiu parar, mas não o caminhão.

Os motoristas em alta velocidade não esperam encontrar um obstáculo e isso cria uma condição perigosa.

O afunilamento e a redução súbita de velocidade podem surpreender os condutores, causando engavetamentos e atropelamentos. (no vídeo, somente o primeiro acidente.)

 

Esteja atento aos motoristas que serão surpreendidos pela situação também na sua pista(no vídeo, somente o primeiro acidente.)

Além dessas possibilidades, não é raro acontecerem acidentes na pista oposta, devido à desaceleração repentina dos motoristas curiosos.

Portanto, tome cuidado redobrado ao perceber que existem obras adiante, seja na sua pista/faixa ou na pista/faixa oposta.

Seja numa rodovia ou via urbana, um engavetamento do lado de lá pode facilmente extrapolar para o lado de cá (som alto).



Ficando atento a essa possibilidade, você aumentará suas chances de escapar caso alguma coisa aconteça.

Além disso, a movimentação de máquinas e caminhões, a presença de areia, pedras e outros contaminantes na pista tornam o local perigoso, não deixe para frear em cima da hora.

Aproxime-se do local das obras com cautela, sinalize para chamar a atenção dos outros motoristas, tente criar uma margem de segurança para o caso de alguém não conseguir parar, crie um plano de emergência para se livrar dessa encrenca.

Temos que pensar por nós e pelos outros, se quisermos escapar dos erros deles.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário