quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Armadilhas do Trânsito — Parte IX

Existem armadilhas do trânsito que são oficiais.

São os redutores de velocidade, as populares lombadas.... também chamados de quebra-molas, e por um bom motivo.


Eles são feitos com a intenção de reduzir a velocidade do trânsito em cruzamentos não preferenciais e áreas de movimentação intensa de pedestres.


No entanto, por inadequação da geometria ou sinalização inadequada, e por constituírem uma barreira à fluidez do trânsito, as lombadas são capazes de levar para o chão até mesmo os motociclistas mais experientes, como ocorreu com este batedor presidencial. (tem som)




O perigo é ainda maior à noite, ao se deparar com lombadas não sinalizadas (ou mal sinalizadas).


Elas ficam praticamente invisíveis e se você não estiver preparado para essa situação, poderá sofrer um acidente bastante grave com risco de atropelamento, como este registrado ao vivo. (tem som)




Como enfrentar essa situação?


Caso tenha percebido a lombada em cima da hora, evite frear sobre a lombada.


Se já estiver freando, libere os freios antes de chegar à lombada. 


Chegar à lombada com os freios aplicados interferirá com seu controle da moto, amplificando o impacto e te desequilibrando.


Ao passar a lombada, alivie o peso sobre a roda dianteira.


Fique em pé nas pedaleiras e desloque o peso do corpo para trás.

Ao tocar o solo, não acione os freios imediatamente, especialmente o dianteiro. 


Essa reação no susto irá te derrubar como ocorreu no segundo vídeo.


Reserve um tempo para praticar frenagens de emergência e enfrentamento de lombadas numa rua deserta.


Essa experiência te ajudará a lidar com o problema de maneira automática, sem precisar pensar no que fazer.


Estar preparado para as emergências é a melhor maneira de não se acidentar.


Um abraço,


Jeff

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

2 comentários:

  1. Poxa, só hoje recebi retorno de seus comentários!

    É verdade, sempre tem alguém que tenta passar por aquele espaço. Mesmo que não caia, fica arriscado a furar o pneu, porque muita coisa vai parar naquele espaço, já vi pregos e parafusos por lá.

    Um abraço,

    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Já escapei de muita queda por causa de lombada viu??? E normalmente o que eu faço é acelerar até determinada velocidade, que no meu caso eu sei mas por experiência, fico em pé nas pedaleiras ao mesmo tempo em que puxo o guidão com a maior força que puder para cima. Como minha moto é levinha, funciona bem. A minha primeira queda de moto foi por causa de saliências (aqueles pequenos "morrinhos" que ficam nos asfalto, após aqueles "maravilhosos" serviços tapa-buraco que a prefeitura faz sabe? Aqui em Natal tem de monte) no asfalto, que é tão perigoso quanto as lombadas, ou até mais, porque esses não tem nenhuma sinalização mesmo, pois se tratam de imperfeições no asfalto. Bom, a situação foi a segunte, um caminhão que ia a frente do carro que estava a minha frente, freiou de forma abrupta, por conta do semáforo que fechou, obrigando o motorista que ia a minha frente freiar tbm, logo eu tbm freiei para não bater no carro a minha frente, só que como não tinha tanta experiência e conhecimento da minha moto, como tenho hoje, por causa do susto acabei travando as duas rodas, aí juntou isso com as imperfeições no asfalto, não deu outra, foi chão na hora. Ou seja, o asfalto com irregularidades contribuiu para a minha queda. Graças a Deus não foi nada demais, só foi susto mesmo. Hoje, depois dessa experiência negativa, tenho atitudes totalmente diferentes. E agora que passei a ler seu blog, ele está me ajudando a aprimorar ainda mais a minha forma de pilotar. Valeu!!!

    ResponderExcluir