Olá!
Voltando à atividade depois de uma parada forçada, infelizmente com uma notícia triste sobre um acidente ocorrido aqui na região:
Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/11/motociclista-de-24-anos-morre-em-colisao-na-br-116-em-lages-sc.html
Neste acidente, a garota foi sair da pista, reduziu a velocidade e foi atropelada pelo caminhão que vinha logo atrás.
Para evitar acidentes como este, você precisa ter consciência de que nenhum veículo tem a mesma agilidade que a moto, seja para acelerar ou parar.
Reserve tempo e espaço suficientes para que os outros condutores possam desviar de você.
Antes de reduzir a velocidade, sinalize sua intenção de parar usando os piscas e nunca freie bruscamente.
Faça isso com antecedência suficiente para que os outros condutores fiquem cientes de suas intenções.
São necessárias de 3 a 5 piscadas para que os outros percebam sua seta funcionando e tenham tempo de fazer alguma manobra evasiva.
Também existe a possibilidade de que eles não percebam logo de cara sua seta por algum motivo.
Não adianta ligar a seta e já realizar a manobra:
Programe sua saída da pista/conversão com pelo menos 5 piscadas de antecedência.
É o tempo para ir desacelerando a moto gradativamente, sem causar sustos ou atropelos.
Mas não exagere!
Caso sua intenção seja parar na loja da esquina logo depois do cruzamento, sua seta ligada passará a mensagem de que você tenciona fazer a conversão no cruzamento.
Você estará pedindo para alguém cruzar na sua frente... nesse caso, melhor deixar para sinalizar em cima da hora e se precaver de outras maneiras.
Até mesmo dando uma volta na quadra inteira, se isso for menos arriscado.
Um abraço,
Jeff
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