quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Você já atropelou alguém?

Você já atropelou alguém?

Eu já.


Lá se vão mais de 30 anos e até hoje essa lembrança me atormenta.


Eu seguia por uma avenida defronte a uma grande metalúrgica, e era hora da troca de turnos.


Se tivesse a experiência que tenho hoje, teria diminuído a velocidade prevendo que alguém atravessaria correndo fora da faixa de pedestres.


Desviei para passar por trás do pedestre no mesmo instante em que ele pulou para trás para sair do meu caminho.


Com o impacto, voei por cima do guidão e caí sobre os cacos do farol, levei alguns pontos. A moto se quebrou bem mais do que eu.


Mas o que não sai da minha cabeça até hoje a cena que eu daria tudo para não ter visto, foi o pedestre gritando de dor caído no asfalto com a perna quebrada.


Naquela época não havia viaturas do SUS nem os bombeiros atendiam esse tipo de ocorrência, então a ambulância da metalúrgica jogou o coitado em uma maca sem qualquer tipo de imobilização e nos levou para o hospital.


Eu tive que improvisar uma tala com meus braços para imobilizar tíbia e perônio fíbula para que não piorassem ainda mais a lesão.


Os responsáveis por primeiros socorros não conheciam (ou não aplicaram) o básico do básico dos primeiros socorros. 


Foi triste.


Desde então, sempre procurei trabalhar com algum tipo de voluntariado para treinar, praticar e ensinar as técnicas básicas. 


Mas muito melhor do que saber socorrer um atropelado, é saber evitar um atropelamento.


E é para isso que chamo a atenção nesta postagem.


Veja este vídeo e entenda a situação:


Reportagem: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/10/onibus-para-no-meio-da-pista-no-df-idoso-desce-e-atropela-carro-veja.html

Quando somos jovens, não entendemos a dificuldade dos mais velhos para atravessar uma rua.

Fazemos uma imagem dos outros baseada em nós mesmos. Não imaginamos que o senhorzinho do vídeo acima tenha dificuldade para enxergar o mundo.

Você consegue se imaginar sendo colocado para fora do ônibus errado e tendo de atravessar uma avenida dessas sem enxergar o mundo à sua volta?

Difícil, né?

Outra situação que a mocidade nem imagina:

Só quem já passou por uma temporada de limitação de movimentos entende o que sofre alguém com artrite ou AVC para simplesmente dar alguns passos. 

Com a idade, ocorrem acidentes de moto, acidentes vasculares, surgem doenças que prejudicam a mobilidade, dificultam a visão, tornam nossos movimentos cada vez mais lentos, difíceis, doloridos, pouco coordenados.


Há um senhorzinho aqui no bairro que só consegue mover cada pé uns poucos centímetros por vez.


Ele precisa de uns 3 minutos para atravessar cada pista da avenida, se esforçando ao máximo.


Nem todo motorista ou motociclista percebe isso, e deixa para frear o carro no último momento, achando que o pedestre sairá correndo com sua ameaça motorizada.


Grande erro.


Nem sempre isso será possível, entenda a dificuldade do outro!


Nesses casos, por mais que o cérebro comande, o corpo não obedece. 

É como andar amarrado, impossibilitado de escapar do perigo.

Há pessoas que não conseguem se mover mais rápido, há pessoas que não conseguem perceber o perigo, há pessoas que congelam de pânico e tomam decisões absurdas. Para nós.


Mas estas são pessoas que corajosamente lidam hoje com dificuldades que você e eu poderemos estar enfrentando amanhã. 


Os mais velhos, as pessoas com dificuldades, os muito jovens, todos merecem nossa atenção, consideração e respeito no trânsito.


Conselho de amigo:


Sabendo que essas situações acontecem, aprenda a ter paciência, aprenda a evitar acidentes e atropelamentos.


E tenha boas noites de sono por décadas e décadas.

Um abraço,


Jeff

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Amanhã é aniversário do blog!!!!

Amanhã é aniversário do blog!!!! EEEHHHH!!!!


Dica: a SP-66 é muito mais gostosa do que a Route 66
http://artedoce-atelie.blogspot.com.br/2012/06/bolo-motoqueiro.html

E depois de um ano e meio, minha internet voltou a ser decente!!!

Este ano não teve vírus no compoutador, e minha vida voltou a entrar nos eixos!!

E sem antidepressivos!

Então, para comemorar, amanhã entra no ar a postagem comemorativa de segundo aniversário do blog, que também será a postagem de número 500!

Foi coincidência e não foi, porque na última semana dei uma cozinhada legal tive muito trabalho e atrasei algumas publicações.

Mas o fato é que a postagem que eu reservei para ser a de número 500... não o será mais.

Ela era sobre motos e, claro, as pessoas que as pilotam.

Mas cheguei à conclusão que para marcar a data, seria melhor fazer uma postagem falando apenas sobre... pessoas, aqueles seres humanos que alguns quase humanos veem apenas como um estorvo na frente do seu carro. Ou moto. Ou ônibus. Ou caminhão. Ou bicicleta. Ou skate (nova categoria).

Sim, a postagem de número 500 será sobre o grande esquecido e maior vítima do trânsito. Porque afinal, todos nós também somos pedestres.

Aproveito para agradecer aos inúmeros amigos que têm acompanhado com enorme paciência o blog durante esse tempo todo, e aos amigos que acabaram de chegar.

Saber que vocês se interessam em acompanhar minhas turrices e alegrias me motiva a continuar batendo estas teclas. Apesar de não entender tamanho masoquismo da sua parte. 

O crescimento do número de leitores nos últimos meses ultrapassou todas as expectativas!

Espero, em nome dos amigos que colaboram com o blog e que nos últimos tempos não têm tido tempo para postar, mas continuam atuando nos bastidores e sem sua colaboração o blog não existiria, que possamos continuar a fornecer informações úteis e dicas sobre motos, pilotagem segura e o sentido da vida (42)

Um forte abraço a todos, e muito obrigados,

Jeff, Vinícius e o relutante amigo que não quer assinar postagens, o Dan


PS: Próximas postagens em curto prazo:

Você já atropelou alguém? (é a de amanhã), Ressonância, oscilação e instabilidade (sobre problemas crônicos de motos de grande porte), As curvas da estrada de Santos (uma abordagem sobre o comportamento de risco da moçada e suas causas), Pneu de carro em motos custom (nome provisório, sem data prevista...o assunto é complexo), Minha terceira moto (é isso mesmo? Deixa eu fazer umas contas.... Motoka, Jezebel, Edith... é isso mesmo, terceira.)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Moto usa óleo de câmbio?


Moto usa óleo de câmbio?

Só as motos maiores, e nem todas elas. 


Todas as motos harley-davidson usam óleo de câmbio porque a caixa de transmissão é separada do motor. A transmissão intermediária entre motor e câmbio pode ser por corrente ou correia, e a final é sempre por correia.

Algumas motos grandes da bmw também usam caixa de transmissão independente, cujo óleo também lubrifica a transmissão final por eixo cardã. As motos bmw menores usam transmissão final por corrente e têm o câmbio integrado ao motor, usando o mesmo óleo. O mesmo acontece na S1000RR.

A honda Goldwing é outra moto que usa transmissão final por cardã e portanto usa óleo tipo câmbio apenas ali, porque não tem caixa de câmbio independente. O câmbio usa o mesmo óleo do motor, como nas motos pequenas.


Um abraço,

Jeff

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Câmera no capacete é um risco

Eu tenho uma teoria de que câmeras atraem encrencas, e elas são de todos os tamanhos.



Câmera no capacete atrai acidentes com animais pequenos...


http://www.nydailynews.com/news/national/deer-amazing-helmet-cam-video-shows-man-motorcycle-crashing-deer-article-1.1131840 — Não basta filmar o veado, você tem de ser fotografado atropelando o veado...






Câmera no capacete atrai acidentes com animais maiores...


http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2014/10/piloto-nao-consegue-desviar-e-colide-moto-aquatica-contra-baleia.html





Atrai acidentes de moto...

diverjency.com




Atrai acidentes aéreos pequenos...

http://petapixel.com/2013/11/07/skydivers-capture-terrifying-midair-plane-crash-helmet-cam-escape-unscathed/





E atrai acidentes aéreos grandes.

http://www.ctvnews.ca/world/after-asiana-airliner-crash-san-francisco-chief-bans-helmet-cams-1.1416726


O fato é que as câmeras nos capacetes vieram para ficar, estão cada vez mais populares, e o pessoal está dando um jeito de instalar essas máquinas de um jeito ou de outro... e isso pode ser um grande risco.

Capacetes são lisos para poderem resvalar e deslizar no chão. 

Em uma situação onde o piloto caia e saia deslizando, a presença da câmera pode representar um ponto de enganchamento em alguma irregularidade do asfalto ou vegetação (no caso de compra de terreno à beira da estrada), o que resultará no pescoço recebendo um esforço suficiente para quebrá-lo. O que equivale a dizer tetraplegia ou morte. 

Um objeto estilhaçável bem perto da artéria jugular também não é algo prudente. Perfurou a artéria, você desmaia sem tempo de tentar estancar a hemorragia. Mó-rrrreu.

Adaptações improvisadas também representam riscos. Esta queixeira irá se romper nos pontos fracos se bater contra o solo. Vai se partir ao meio.

http://www.pashnit.com/forum/showthread.php?25772-Veho-Muvi-test

Ih, lá vem o Jeff com aquela mania de achar que tudo vai dar errado.

Bom, não sou só eu que pensa dessa maneira.


Reportagem: http://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/michael-schumacher/10640839/Michael-Schumacher-skiing-crash-did-helmet-camera-cause-head-injuries.html — "Investigadores exploram a teoria de que a câmera no capacete de Michael Schumacher possa ter causado o estilhaçamento do capacete, levando a graves lesões na cabeça".

A câmera instalada no capacete do Schumacher parece ser a única explicação possível para o capacete ter se partido ao meio com um impacto em baixa velocidade.

O Schumacher também não imaginou que uma simples câmera no capacete poderia ter consequências tão dramáticas em sua vida.

Então, quando for pensar em comprar uma câmera, pense muito bem sobre o melhor lugar para instalá-la.

Em minha opinião, o capacete é o local menos recomendável pois a câmera e sua fixação podem representar um ponto concentrador de tensões em um impacto, situação para a qual o capacete não foi projetado. 


PS: Novidades sobre o assunto neste link. Ao que parece, a câmera não estava instalada na lateral, mas na parte alta do capacete, que supostamente não foi submetida a impacto. É uma pena que todos façam tanto sigilo quanto a este acidente. 

Um abraço,


Jeff

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Óleo 0W-20: Alerta aos proprietários de carros honda, toyota e todos os outros

Apesar de destinada aos donos de carros, esta postagem contém informações úteis também aos proprietários de motos.

Ao ver este filme, levei o maior susto da minha vida:


A contradição é óbvia: "Se antes não podia, por que agora pode? Né? Fica uma pergunta aí no ar, algo meio contraditório no mercado...".

A informação é que a honda, o próprio fabricante, passou a recomendar o óleo sintético 0W-20 no lugar do 10W-30 (o qual eu já considerava inadequado para uso no Brasil) para uso em seus carros.


http://cherokeecountytoyota.com/OW20-Oil.aspx
E aí eu descobri que a toyota está fazendo a mesma coisa:

ISSO ESTÁ MUITO ERRADO!!!!!

Por que isso até ontem era expressamente proibido pelos fabricantes e agora eles mudaram de opinião? 

Mecanicamente, os motores continuam os mesmos, com as mesmas folgas, os mesmos materiais....

Por que nunca antes na história deste país (epa!) se usou óleo 0W-20 no Brasil?

— Porque o óleo 0W-20 é extremamente fino e sempre se destinou ao uso apenas em países como o Canadá, ou a região da Sibéria. Na Noruega, só no auge do inverno. 

É óleo que, pelo critério da viscosidade, só serve para usar debaixo de neve pesada.


Imagem: http://www.fluidmasters.com.au/sae_viscosity.php

0W-20 É ÓLEO ÁRTICO — NUNCA FOI ÓLEO PARA USAR NO BRASIL TROPICAL!!!!

E a própria Honda dizia isso até outro dia: não recomendava o óleo 0W-20 nem nos Estados Unidos — ONDE CAI NEVE.

Imagem: http://accuratecars.com/blog/2010/01/07/cold-weather-car-care-tips-for-honda-and-acura-owners/


Olha o que a própria honda dizia no quadrado vermelho desse manual de proprietário de carros para países do hemisfério norte, onde faz bem mais frio do que aqui: 

Um óleo de viscosidade 5W-30 é preferido para maior economia de combustível e proteção ao longo de todo o ano para seu honda. Você poderá usar um óleo 10W-30 [MAIS VISCOSO] se a temperatura em sua área nunca chegar abaixo de –7°C [SETE GRAUS NEGATIVOS!].

Moral da estória: Quanto maior a temperatura ambiente, maior a viscosidade recomendada. Sempre foi assim.


Pense bem:


Óleo 0W-20 a honda não recomendava nem para situações assim:


Imagem e texto de um mecânico apontando os problemas com motores honda ocorridos por uso de óleo 10W-30 no auge do inverno anormal de 2010 nos EUA: http://accuratecars.com/blog/2010/01/07/cold-weather-car-care-tips-for-honda-and-acura-owners/

NÃO TEM ÓLEO MAIS FINO QUE O 0W-20!!! (Os óleos 0W-10 e 0W-5 são apenas para uso em competição, ou seja, motores descartáveis.)

0W-20 sempre foi bom apenas para Canadá e Sibéria!

Aí de repente as leis da Física que valiam até ontem mudaram?


Não, foi apenas o marketing que mudou. Aço continua sendo aço, e alumínio continua sendo alumínio, todos se dilatando e contraindo da mesma maneira.

As folgas internas dos motores continuam sendo as mesmas porque elas são necessárias para acomodar a dilatação das diferentes peças em função da temperatura, e isso não mudou e não mudará.

A única mágica que o óleo sintético faz é ter a viscosidade mais constante, ser mais durável e resistente a altas temperaturas. 

Mas não há nada que justifique usar um óleo mais fino do que o adequado à temperatura da região onde você mora. 

Isso a própria honda dizia no quadrado azul


Óleo Sintético

Você poderá usar óleo sintético para motores se ele atender aos mesmos requisitos dados para óleo de motor convencional: conservação de energia, classificação de serviço SJ, e peso (densidade) apropriado conforme mostrado na tabela [de viscosidade x temperatura ambiente]. Quando usar óleo sintético, você deverá seguir os mesmos intervalos de troca de óleo e filtro fornecidos na tabela de manutenção.

Era assim que era no ano 2000, data desse manual do proprietário. E agora, num passe de mágica, tudo mudou.

Sabe o porquê?

A resposta é dada naquele site da toyota:

Eles estão "mudando para o óleo para motores 0W-20 sintético para ajudar a melhorar a economia de combustível e atender às novas normas de emissões."

As leis antipoluição ficaram mais rigorosas e ficou mais difícil assegurar a conformidade com os limites estabelecidos. 

Os carros também passaram a usar airbags, com prazo de validade de poucos anos. A substituição sai caro para os fabricantes e para os clientes. 

Qual a solução?

Se a frota que envelhece não atende mais as normas de emissões e segurança, eles vão sucatear a frota rapidamente e obrigar a renovação por carros novos cada vez mais rápido.


É por isso que, misteriosamente, o que ontem não podia, agora pode... seu carro novo que você paga cada vez mais caro agora é construído programado para virar sucata em poucos anos... 

E os consumidores são obrigados a engolir isso, nem desconfiam que estão embarcando alegremente numa fria, e acabam lesados com motores em petição de miséria em pouquíssimo tempo. O povo não têm conhecimento técnico e aceita tudo na maior inocência...

Imagem: Fórum de proprietários honda

Vai nessa, camarada, e prepare os bolsos, porque vai passar muita raiva e perder muita grana...

Enganados com a promessa de troca apenas a cada 10 mil km, os motoristas pensam que o tal óleo mágico não será consumido e deixam de verificar o nível — eles não sabem que o óleo muito menos viscoso (mais fino) é consumido muito mais rápido porque passa mais fácil entre as folgas dos anéis dos pistões. 

Portanto, o óleo mais fino exige controle do nível muito mais rigoroso que o antigo óleo mineral de viscosidade mais elevada (e mais adequada às temperaturas brasileiras).

O resultado são motores ainda novos barulhentos, fumacentos, superaquecendo, formando borra e fundindo a torto e a direito.


Só não soltam mais fumaça ainda por causa do catalisador no escapamento. 


Os proprietários estão sendo levados a destruir seu próprio patrimônio. Quem ganha? Nenhum consumidor. Apenas o marketing bonitinho do planeta mais verde.

O resultado será a destruição do mercado de carros usados para que apenas carros com menos de 5 anos rodem por aí. 

E não é só a honda e a toyota, todos os fabricantes embarcaram nessa onda do óleo mágico com viscosidade inadequada e intervalo de troca a cada absurdos 10 mil km para "garantir os níveis de emissões"... 

Mas o que se vê por aí são carros novos fumando mais do que os antigos com 15 anos de uso de antigamente; se o objetivo era eliminar a poluição, o tiro saiu pela culatra. 

Pense um pouco e conclua por você mesmo quem ganha e quem perde com essa estratégia vendida caro como sendo "verde amiga da natureza".

Ou eco-friendly, como se diz em Português do Brasil.


Ah, antes que eu esqueça:

Lá fora a toyota dá garantia de 8 anos para seus motores com o novo óleo fornecido "grátis"... desde que você faça todas as trocas, revisões e manutenções na concessionária durante esse período.

Quero saber quem será capaz de passar 8 anos... não, 8 não... quem será capaz de passar anos com o mesmo carro sem chegar à conclusão que o custo das revisões não está mais valendo a pena, e não acabará comprando outro carro da mesma marca, convencido pelos argumentos de marketing e vendas da concessionária... aquela "promoção imperdível"...

Fui vendedor durante 20 anos (mas não nesse mercado), e sei como a coisa funciona.

Boa sorte com seu óleo 0W-20 (você vai precisar),

Jeff

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Olha só como é importante usar equipamento de proteção

Você nunca imagina o que pode te derrubar na próxima curva.



Assista o vídeo completo no Old Dog Cycles.  

É inesperado, e dá margem a um monte de piadas....
pena (ou sorte sua?) que hoje não estou inspirado.

Um abraço,


Jeff

Lembraram da gente!

Você sabe dizer a diferença entre estes dois caminhões?

O primeiro caminhão de 1896. 
http://www.mercedes-benz.ie/content/ireland/mpc/mpc_ireland_website/
enng/home_mpc/van/home/vans_world/history/chronicle/1896-1925.html







É, tá difícil, então vou facilitar pra você.

O segundo caminhão tem proteções laterais embaixo da carroceria, que nem este aqui:

http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=9050
A exigência do protetor lateral, equipamento de segurança, foi regulamentada pela Resolução 323 do Contran publicada em 27 de julho de 2009, e alterada pela Deliberação 106 do órgão em 28 de dezembro de 2010.
Fonte: http://cprv-pmse.blogspot.com.br/2011/05/protetor-lateral-nas-carrocerias-de.html

Mas nunca foi aplicada com vigor por dois motivos: os caminhões de então não previam a instalação de fixações no chassi, e para o equipamento poder ser exigido precisava ganhar força de lei com aprovação pelo congresso.

Bom, passou por lá em 2013, e a exigência terá força de lei dois anos após a publicação do texto, então a partir de agora essa visão será cada vez mais comum.

E o que isso muda para nós?

Não veremos mais cenas como esta: 





De fato, a instalação dessa proteção já tem salvado vidas:

A proteção lateral salvou o motociclista de ir para baixo das rodas, mas não a moto.


Reportagem: http://www.bastosja.com.br/noticias/ver/noticia/17792/moto-vai-parar-debaixo-de-caminhao-no-centro-de-tupa



Neste outro caso, ambos saíram com ferimentos relativamente leves:


Olha lá a marquinha do pneu da moto na proteção lateral do caminhão. 


Não fosse pela proteção lateral, o piloto e a moto teriam passado por baixo do rodeiro.

As empresas fabricantes de carrocerias estão fornecendo essas proteções, mas parece que nem todos entenderam a finalidade da coisa: 

Vamos torcer para que essa novidade pare de ser combatida por alguns empresários transportadores, que alegam aumento dos custos. Ô, coitados.

Mas como disse o pessoal da Polícia Militar Rodoviária de Sergipe, a instalação desse equipamento que salva a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas "trata-se de decisão lógica, justa e inteligente".


Só veio com atraso de quase 120 anos. 


Um abraço,

Jeff