quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O acidente da T-9

No dia em que o blog voltou a ser publicado, ocorreu um acidente trágico em Goiânia que eu creio que valerá a pena entender como aconteceu para que ajude a evitar que ocorra com outros motociclistas:


Reportagem: https://g1.globo.com/go/goias/transito/noticia/2020/02/11/motociclista-morre-apos-acidente-de-transito-no-setor-bueno-em-goiania.ghtml

Segundo a reportagem do G1, a moto bateu contra a traseira de um carro que parou para um pedestre passar, apesar de o semáforo estar aberto para carros e motos.

E numa atitude rara, as autoridades de trânsito admitiram que o acidente pode ter sido causado pela sinalização confusa no local, com duas faixas de pedestres em um intervalo de 10 metros.

Na verdade, a situação é ainda pior, são três faixas de pedestres em menos de 50 metros:


Imagem: Google Maps

A primeira faixa fica antes do cruzamento da avenida T-9 com a rua T-30, e o semáforo fica posicionado lá na frente, depois do cruzamento e da segunda faixa.

Essas duas faixas têm semáforos para pedestres sincronizados com o semáforo principal do cruzamento.

A terceira faixa, aquela que não deveria existir, está 10 metros à frente, não possui semáforo para pedestres, e foi onde ocorreu o acidente.

Por que ela está lá? 

Para atender ao fluxo relativamente grande de pessoas que se dirige à emissora de TV e se recusa a caminhar 10 metros a mais para atravessar a avenida na faixa do cruzamento porque... pedestres são e continuarão sendo pedestres.

Foi nessa faixa redundante que a motorista parou para a passagem de alguém.

Culpada a motorista?

Não. 

O pedestre pode ter atravessado distraído, podia estar falando ao celular (muito comum), pode ter ameaçado atravessar correndo para bater cartão, pegar o ônibus... há mil motivos para a motorista decidir parar o carro naquela faixa de segurança.

O principal motivo: 

Motoristas (e motociclistas) são obrigados a respeitar a faixa de pedestres.

Quem atropela alguém na faixa acaba arcando com a indenização por danos físicos e morais com agravante de não prestar a devida atenção à sinalização local — e também acaba arcando com o pagamento dos honorários do advogado da vítima.

Seria diferente se o pedestre estivesse fora da faixa — nessa situação, mesmo que a moto estivesse andando no corredor com o trânsito parado, o pedestre seria responsabilizado por contrariar o artigo 69 do Código de Trânsito Brasileiro: culpa exclusiva da vítima. Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=ATROPELAMENTO+DE+PEDESTRE+NA+TRAVESSIA+DE+FAIXA

Mas note que a vítima somente seria responsabilizada se a moto estivesse em velocidade compatível com as condições no momento — passar que nem doido pelo corredor cai naquela área cinzenta e aí a sentença dependerá da interpretação do juiz, muito possivelmente o motociclista será responsabilizado.

Como o acidente da T-9 poderia ter sido evitado?

Três fatores, o primeiro e o principal deles:

1) Foco na pilotagem. Foco exclusivamente na pilotagem.

Testemunhas afirmam que o motociclista cumprimentou outro motoboy no cruzamento.

Essa distração por uma fração de segundo ao buzinar para um amigo fez toda a diferença.

O que poderia ter ficado somente em uma freada brusca, uma desviada de emergência, eventualmente até uma colisão leve, acabou resultando em um acidente fatal — totalmente evitável se o foco do piloto estivesse voltado exclusivamente para o trânsito.

Já postei este vídeo em uma postagem antiga, mas ele ilustra tão bem um acidente deste tipo que vou repeti-lo aqui, olhada lateral e acidente aos 1:13:

Esse acidente do vídeo só não foi fatal porque a motinha não estava na mesma velocidade que aquela outra que fez a ultrapassagem logo antes do acidente.

Então aí entra o segundo fator que poderia ter salvado uma vida:

2) Manter-se dentro de limites de velocidade razoáveis. 

Para quem trabalha com a moto, não há caixinha extra que compense um único acidente, não se mate para fazer mais uma ou duas entregas por dia, o risco não compensa. 

E não tenho a informação, mas um terceiro fator pode (ou não) ter influenciado o desfecho do acidente da T-9:

3) Capacete firmemente afivelado.

Motoboys costumam rodar com o capacete desafivelado ou frouxo para facilitar o trabalho — desafivelar e prender novamente o capacete rouba alguns segundos a cada entrega...

Mas o capacete é a última barreira entre seu cérebro e o asfalto ou a traseira de um carro — na hora do acidente, o capacete mal afivelado é a primeira coisa que voa e não dá tempo de fazer mais nada. 

Capacete voou, você já era.

Então sempre considere esses 3 pontos quando for sair com sua moto, seja a trabalho, seja a passeio. 

Um abraço aos leitores, e meus sentimentos à família do motociclista de Goiânia,

Jeff

3 comentários:

  1. Bom dia Jeff.
    Se possível, faça uma matéria sobre o seu sumiço da internet social. Aqui é o José Carlos Aires da cidade do Rio de Janeiro.
    Abração e que Deus sempre te abençoe.

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    1. Olá, José Carlos! Mais de 2 anos, né? Deixei todo mundo preocupado... foi maus.
      Sobre o sumiço da internet social, bom, eu não sou muito social... dê uma conferida na resposta anterior.
      Obrigado, e um forte abraço,
      Jeff

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  2. Olá, PATO!
    De fato, estive em outra dimensão, mas por aqui mesmo... viajei no tempo por milhões de anos na minha pesquisa. Sobre canal no youtube, não tenho como filmar, a câmarazinha mixuruca que comprei veio com um suporte que não dá para fixar no guidão e minha voz de taquara rachada nem eu gosto de ouvir. No facebook eu criei uma página e me expulsaram no primeiro dia, fiz uma postagem sobre isso chamada Adios, facebook. E no whatsapp, cara, não uso celular porque trabalho em casa e a linha fixa é mais prática. Além disso, quase sempre que encontro os amigos é como se eu não estivesse lá, todos ficam no whatsapp comentando com os outros amigos o que está acontecendo... e eu lá sendo filmado com a maior cara de bobo.
    Obrigado e um abraço,
    Jeff

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