sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Cruzamentos em ladeiras

Outro acidente com reportagem 'muito informativa' do G1: "As causas do acidente não foram divulgadas."
Imagem e reportagem: G1

Como não sou o G1, eu arrisco dizer a causa do acidente fazendo uma análise simples do local e das imagens.

Este é o cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Antenor Navarro na cidade de Campina Grande, Paraíba:
Imagem: Google Maps

O motociclista estava na Antenor Navarro, a rua onde a imagem foi feita, e colidiu contra a lateral do ônibus que descia a Getúlio Vargas. 

É um cruzamento com semáforos, portanto alguém atravessou o vermelho — e sendo o local um cruzamento em uma ladeira onde a avenida é preferencial, posso afirmar com 95% de certeza que o ônibus atravessou o farol no vermelho.

Então o motorista do ônibus é 100% culpado, ponto final?

Não, e explico o porquê.

A Getúlio Vargas é uma ladeira e quem vem pela Antenor Navarro não tem visão de quem está descendo a ladeira (lado esquerdo da foto).

Ônibus (e caminhões) são veículos pesados e não conseguem parar rapidamente — ainda mais descendo uma ladeira.

Frear bruscamente um ônibus pode derrubar os passageiros, uma situação que o motorista inconscientemente irá evitar.

Então, ao ver o semáforo fechando para ele, com o ônibus em uma ladeira, os motoristas (todos os motoristas) fazem um cálculo de probabilidades e escolhem a opção mais razoável para eles, que geralmente é seguir em frente:

Passar no amarelo ou logo depois de o sinal ficar vermelho não irá causar um acidente porque os carros estão parados e irão demorar alguns segundos para começar a atravessar o cruzamento, e ninguém em baixa velocidade vai entrar na frente ou na lateral de um ônibus...

Só que esse cálculo não considera motos

Motos são ágeis.

Motos aceleram rápido, conseguem arrancar rapidamente muitas vezes ainda antes de o sinal ficar verde, cortam entre os carros parados com rapidez, e os motociclistas também fazem o seu próprio cálculo de probabilidades:

Ninguém vai passar no vermelho, todos os carros irão começar a parar assim que o sinal ficar amarelo.

Só que esse cálculo não considera ônibus. 

Ônibus (e caminhões) são pesados e difíceis de parar.

Muitas vezes estão rodando com freios desgastados ou com carga acima da máxima recomendada, o que piora ainda mais a situação.

E o resultado são acidentes como este.

Para não cair nesse tipo de armadilha, sempre verifique se realmente todo mundo parou, ou vai conseguir parar, antes de atravessar o cruzamento — ainda mais se a outra via for uma ladeira.

Não caia na armadilha do "não vou reduzir para não perder o embalo". 

Como disse, tenho 95% de certeza de ter acontecido isto, desrespeito à sinalização, porque é assim que a maioria dos acidentes em cruzamentos acontecem — independente de serem em ladeiras ou locais planos.

Os outros 5% são causados por falhas na própria sinalização.

Mas no caso dos ônibus e caminhões em ladeiras, há uma tendência para esse tipo de ocorrência por conta da dinâmica da condução desse tipo de veículo, ele induz os motoristas a esse comportamento potencialmente fatal para nós, motociclistas.

Então a solução é nunca confiar que a preferência seja sua, mesmo que o semáforo esteja verde para você e sua moto.

E tem também as colisões de moto contra moto.

Mas esse é um assunto para outra postagem.

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Eu também concordo com você Jeff, nesses anos todos que andei de moto, já nas primeiras voltas eu comecei a adotar a estratégia de só sair no farol verde depois de alguns carros, pra evitar que esse tipo de coisa acontecesse comigo, e funcionou muito bem!
    Tanto que estou aqui até hoje, pra contar a história.

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  2. Fala Jeff, que bom que tá de volta!
    Com relação ao assusto do texto, independente de ter ladeira ou não, ônibus circular tbm tem que atender horários e, por isso, muitos atravessam cruzamento como sinal já mudando para o vermelho. Eu mesmo já quase fui atropelado por um ônibus: quando vi o sinal já amarelo fui reduzindo a velocidade e parei no cruzamento, mas o ônibus que vinha pouca atrás fez o contrário, aumentando a velocidade. Sorte que parei perto da calçada e o motorista conseguiu passar, já no vermelho, tirando uma fina da minha moto. Se eu tivesse parado no meio na faixa o busão teria passado por cima e eu teria virado graxa.

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    1. OLá, Mictlantecutl!
      Obrigado!
      E o que você fez é o correto, sempre parar em uma posição que permita a passagem de alguém desatento/fominha/atrasado/malucão.
      Quando essa atitude se torna automática, nos livramos de incontáveis encrencas.
      Um abraço,
      Jeff

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