terça-feira, 29 de agosto de 2017

Você acha que os causadores de acidentes graves no trânsito deveriam ser tratados com maior rigor?

Se você concorda com essa ideia, pode fazer algo a respeito!

Nosso fiel leitor Péricles encaminhou uma proposta de lei cidadã para o senado federal através do site e-cidadania a fim aumentar o rigor com que são tratados os causadores de acidentes graves.

Maior seriedade no trânsito de nosso país é uma das medidas urgentes que precisam ser tomadas, vemos todos os dias as notícias de pessoas envolvidas em acidentes com latas e garrafas de bebidas consumidas... isso não pode continuar do jeito que está.

Então essa iniciativa tem o meu apoio, assim como apoiarei todo e qualquer cidadão que tome uma atitude para melhorar nosso país — desde que respeitando os direitos fundamentais de todos nós.

Existe o preceito legal de que "ninguém é considerado culpado até ser julgado e condenado", mas o projeto do Péricles não condena ninguém.

Apenas exige que o envolvido no processo seja protegido de se envolver em novas situações que compliquem seu processo na justiça enquanto aguarda a condenação o julgamento por um juiz.

Nós, a sociedade dos cidadãos respeitadores da lei, só temos a ganhar.

Segue a íntegra do comunicado enviado pelo Péricles:

Jeff, você conhece o portal e-cidadania? 

É um espaço onde podemos propor ideias de leis e, caso nossas ideias atinjam um número mínimo de votos online, ela automaticamente é encaminhada ao Senado Federal para que eles discutam sobre o assunto e eventualmente nossas ideias podem se tornar leis, mesmo.
Imagem: Portal e-cidadania, proposta do Péricles

Estou dizendo isso porque sempre tive uma ideia de lei relacionada à segurança no trânsito e essa semana postei lá no portal, e se você achar conveniente, gostaria de pedir seu apoio e dos leitores do blog para divulgarmos a ideia e fazê-la alcançar os 20 mil apoios necessários pra ser discutida.

Resumidamente, a ideia é a seguinte:

Tendo em vista que a maior parte dos chamados "acidentes" é causada por imperícia, imprudência ou por desrespeito às leis de trânsito, e que muitas vezes os condutores que provocam acidentes não são punidos de nenhuma forma, propus que o condutor que causar acidentes de trânsito com vítimas graves deve, obrigatoriamente, passar por reciclagem em CFC, para comprovar que esteja apto a compreender as leis e a respeitá-las.

Em caso de reincidência em médio prazo (algo em torno de 3 anos), o condutor passa a sofrer sanções mais graves e com prazo maior, como por exemplo:

1) Suspensão temporária da CNH por alguns meses + reciclagem novamente

2) Revogação da CNH, obrigando o condutor a refazer todo o processo de habilitação após alguns meses

3) Cassação definitiva da CNH.

Esses pontos são apenas ideias para ilustrar a forma como as punições vão se agravando caso o condutor continue provocando acidentes no trânsito.

Meu ponto é que, se houver punição severa, que impeça o condutor a continuar dirigindo por algum período enquanto refaz algum processo, e pagando por isso, nosso trânsito se tornará mais consciente. 

Uma pessoa pode pensar duas vezes antes de dirigir utilizando o celular, porque hoje, se ela atropelar alguém enquanto usar o celular, amanhã ela pode dirigir normalmente, e continua usando o celular.

Um condutor bêbado pode matar uma dezena de pessoas no ponto de ônibus, pode até responder processo, mas enquanto isso caminha nada impede que ele fique bêbado de novo na próxima semana e mate mais alguém.

Bom, resumidamente, esta é a minha proposta que publiquei no site

Se você achar que pode ser uma boa ideia, gostaria de pedir seu apoio para divulgar e pedir pro pessoal compartilhar com os amigos e conhecidos, no Facebook e Whatsapp, para que a gente possa tentar tornar nosso trânsito um pouco mais seguro.

Já vi gente morrendo no trânsito sem culpa, e o condutor dirigindo no dia seguinte como se nada tivesse acontecido. 

Não é isso que queremos para o nosso trânsito.

Grande abraço, e, caso veja alguma utilidade nessa proposta, já agradeço pelo espaço e pelo seu apoio!

Parabéns pela iniciativa, Péricles!

Os leitores que quiserem colaborar e ajudar a divulgar a ideia, o link para a proposta do Péricles é este aqui.

Um abraço,
Jeff

10 comentários:

  1. Olá Jeff e leitores deste ótimo blog.
    Já votei no site da Cidadania e gostaria que você vissem e refletissem sobre o que é o nosso "trânsito", dando uma olhadinha neste link:

    http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-08-29/pm-que-atropelou-ciclista-respondia-a-seis-processos-no-detran.html

    ou neste outro:

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/testemunha-diz-que-motorista-trafegava-em-alta-velocidade-quando-atropelou-ciclista-no-recreio.ghtml

    Dá vontade de chorar...

    Abração e que Deus nos abençõe e proteja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, José Carlos...

      Quando a gente vê um "representante da lei" agindo dessa maneira, nossa esperança e fé neste país morre mais um pouco.

      Um pouco bem grande.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Oi, Jeff, novamente passando pra agradecer o apoio. Vou começar a divulgar o link da campanha e esse texto agora entre as redes sociais... Foda é viralizar isso, né... Se fosse o Justin Bieber tropeçando na escada ou o novo funk do momento seria mais fácil...
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Péricles!
      Se for um vídeo do Bieber caindo de moto de cara no chão usando capacete coquinho, terei prazer em divulgar aqui no blog!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. JEFF!!! JEFF!!! Alertat vermelho!!!
    Veja este video da BMW ( concessionaria) onde o vendedor diz claramente que a troca de oleo e´ com 10.000 KM!!! Isso mesmo,10.000 km!!
    Merece uma postagem ou nao??
    https://www.youtube.com/watch?v=6D500tVIuRk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo alerta, Pedra Mais Que Ligeiro!

      Vai virar postagem sim!

      Abração e muito obrigado,
      Jeff

      Excluir
    2. Nossa!!!! Quase caí da cadeira com este vídeo, até pensei que seria apenas a revisão com 10.000Km, mas não, a coisa é muito ruim mesmo, primeira troca do óleo apenas na primeira revisão com 10.000Km, e ainda com a cara de pau de apontar como sendo algo muito mais econômico.
      Até para uma automóvel, não é uma boa idéia trocar óleo a cada 10.000km, imagina isso em uma moto?

      Excluir
    3. Olá, José Carlos!
      Já tem postagem publicada agora há pouco sobre esse assunto, inclusive com páginas do manual.

      Eles não mencionarem a primeira revisão obrigatória aos 1.000 km é mais um chamariz para o pessoal ir até a loja.

      A primeira revisão é entre 500 e 1.200 km, a outra aos 10 mil e daí em diante de 10 mil em 10 mil, mas tem pegadinha no manual, e no final das contas não é bem assim... ou seja, a mesma ladainha de sempre de todas as fabricantes.

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Fala Jeff!

    Fui o nono a apoiar a ideia do Péricles. Até agora só apareceram 11. Mandei pra minha família e amigos. Vou fazer uma graça em cima de uma coisa séria. E se colocarmos uma máscara da ex-presidente nesses infratores? Acho que teríamos quorum rapidamente. Obs.: se achar que pode gerar problemas, não publique. Ou edite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!
      A publicação atrasou porque não recebi aviso via e-mail de sua mensagem.
      Na minha opinião, não adianta colocar máscara de ex-presidentes, presidente atual, candidatos a presidente, ministro, senador, deputado, juiz, Pedro Álvares Cabral...

      O problema não é político, é estrutural.

      Talvez as pessoas não estejam acreditando na instituição para quem o apelo de projeto de lei foi enviado...

      O atual congresso não representa o povo, apenas a eles mesmos e seus interesses. E o futuro congresso não fará melhor. E suprimir o congresso também não é solução.

      Francamente, estamos no mato sem cachorro.

      E Deus me livre dos "salvadores da Pátria" de plantão.

      Como dizia o Millôr Fernandes, "A pátria é o primeiro refúgio do canalha."

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir