sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Na dúvida, acelere

Sabe, existe um limite mínimo de velocidade para rodar com uma moto.

Quanto mais devagar, mais difícil equilibrar a moto — ainda mais se ela for muito, muito pesada.


A moto se equilibra naturalmente quando ganha velocidade.

Isso vale na hora de sair com a moto, onde a velocidade e a rotação do motor excessivamente baixas podem fazer o motor morrer (pule direto para 01:00):

Vale também quando você está em uma bela estrada cheia de curvas.

Rodando muito devagar, fica fácil de acontecer isso contigo:


E sinceramente, você não quer pagar esse tremendo micão.

Então, se você ficar em dúvida se irá cair, não tente equilibrar a moto com o pé — acelere.

Acelerar a moto poderá fazer com que ela recupere a estabilidade, e no mínimo ficará mais fácil de mantê-la vertical e recuperar o equilíbrio.

A coisa não irá ficar muito pior do que já está.

A menos, é claro, que você avance para a contramão com tráfego em alta velocidade...

Um abraço,
Jeff

9 comentários:

  1. Lembro bem quando estava fazendo as aulas para habilitação no ano passado, no tal circuito réplica do Detran era justamente o que eu fazia quando sentia que perderia o controle da moto (pelo instinto e por já ter andado de moto antes) A baixa velocidade é inimiga nesse circuito ridículo, mas não pode isso, a velocidade tem que ser constante... tomava bronca toda vez do instrutor. Nessa formação tosca de motociclista, tudo que pode ajudar os novatos eles podam, é incrível.

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    1. Olá, Robson!
      O que eles (não) fazem com os iniciantes chega à beira da irresponsabilidade. Muita gente só quer ficar sentada olhando o facebook enquanto esperam a passagem do tempo, porque ensinar que é bom, nada...
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Bom dia Jeff, pode me da umas dicas, estou em dúvida da bros 160 esd ou crosser ed, vendo que as duas são bem parelhas, poderia me ajudar a escolher? Ou tem dicas de outras?

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    1. Olá, Marcleiton!
      A dica para quem me pergunta esse tipo de coisa é:

      "Moto é paixão, compre aquela que você imagina que terá prazer de olhar todos os dias pela manhã na sua garagem."

      Seguindo o manual do proprietário, fazendo a manutenção preventiva correta e com as dicas daqui do blog, você se dá bem com qualquer moto.

      Felicidades com sua nova máquina,
      Jeff

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  3. tem o esquema de elevar o giro do motor pra dar estabilidade em velocidade muito baixa. isso conta também pra dica.

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    1. Valeu, Patrick!

      Não entrei muito em detalhes porque isso todo mundo acaba aprendendo de um jeito ou de outro... geralmente do jeito do vídeo... como aconteceu com um amigo meu... hehehe...

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Quando eu era jovem, claro.

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    3. todos temos esses "amigos" que passam esfregando a cara no asfalto kkkkk

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    4. Nem me fale... ainda bem que sempre usei capacete integral. Quero dizer, meu amigo ;)
      Agora quem esfregou a cara bonito no asfalto foi o cara do vídeo da postagem de hoje... deu dó do cara usando coquinho.
      Um abraço,
      Jeff

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