sexta-feira, 12 de maio de 2017

suzuki, que desespero é esse? Por que tanta aporrinhação, suzuki? E que rolo é esse com a haojue?

Dia 10 pela manhã recebi um pedido de ajuda de leitores do blog:
Comentário: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/05/videos-de-motores-estourando-na-estrada.html

Isso me tirou uma dúvida:

A sacanagem da suzuki não acontece somente neste blog aqui. 

E esse pedido de ajuda do pessoal bacana lá do Lobo Solitário Moto Grupo chegou justamente quando eu me preparava para mais esta postagem descendo a lenha nessa atitude escrota da suzuki.

Você lembra, né?

Mesmo depois daquela postagem onde perguntei se eles não tinham vergonha na cara de fazer propagandas dessa maneira...
Postagem: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/04/paciencia-tem-limite-dona-suzuki.html

A suzuki continuou infernizando a minha vida. 

E agora tenho a confirmação, a suzuki não está apenas enchendo o saco aqui no blog, mas está amolando muita gente por esse Brasil afora.

Mas Jeff, por que tanto ódio no coração?

Vou explicar o motivo desse meu desamor:

Sem falar que a suzuki não responde dúvidas sobre a troca de óleo do motor nem mesmo quando perguntada diretamente — e informa mentiras para seus clientes — essa empresa recorre a trapaças no meu blog e em outros pelo Brasil afora para tentar obter visitas (e vendas) para o site dela.

A suzuki trapaceia para atrair compradores para suas motos.

Finge ser uma coisa e é outra.

Nossa Jeff, você não pode falar assim, a suzuki é uma empresa séria...

Se fosse uma empresa séria de verdade, responderia de maneira honesta sobre o nível de óleo de seus motores.

Se fosse séria, não gravaria nas carcaças de seus motores uma informação mentirosa sobre a quantidade de óleo — farsa desmascarada pelo próprio manual do proprietário.

E não recorreria a este nível de trapaça para fazer propaganda...

Isto é só uma pequena amostra do que eles fizeram em várias postagens lá no blog do Lobo Solitário:
Imagem: http://lobosolitariopm.blogspot.com.br/2014/04/mandamentos-do-lobo.html

Percebeu? 

Disfarçados de comentários inocentes, cada mensagem traz um link discreto para o site da suzuki.

Ops, cometi um ato falho:

Este exemplo não disfarça nada, são propagandas assumidas. Mas calma que lá embaixo tem um monte de exemplos da sacanagem...

A suzuki está empesteando tudo quanto é blog com essa propaganda safada, sem vergonha, indecente e desleal.

Não perdem uma oportunidade para falar навоз e enfiar um link disfarçado...

A suzuki não para de tentar injetar propagandas em todos os blogs sobre motos todos os dias, algumas vezes repetidamente...

Olha só o estrago que eles fizeram lá no Garagem Cafe Racer:

Qualquer desculpa serve, até mesmo quando o assunto é um test-drive da royal enfield:
Comentário de великан-людоед: http://www.garagemcaferacer.com.br/2017/05/royal-enfield-test-ride.html

Os comentários do enviado da suzuki em todos os blogs revelam o mesmo nível de indigência mental...
Comentário de великан-людоед: http://www.garagemcaferacer.com.br/2017/05/coloque-um-par-de-webers-e-transforme.html
Comentário de великан-людоед: http://www.garagemcaferacer.com.br/2014/01/modificar-as-motos-e-legal.html

Fala sério, a cara de pau é de dar nojo:
Comentário mentiroso: http://www.garagemcaferacer.com.br/2017/05/a-mais-foda-das-royal-enfield-e-nem-e.html

Comentário fajuto: http://www.garagemcaferacer.com.br/2017/05/voce-e-um-infrator-modificar-as-motos.html

Dá só uma olhada nesses comentários dignos de um boçal na postagem sobre o lançamento de uma moto Husqvarna:
Comentários de boçal: http://www.garagemcaferacer.com.br/2017/04/provavel-lancamento-husqvarna-svartpilen.html

Revoltante...

Ué, Jeff, por que toda essa indignação? Os links estão claramente marcados nas mensagens....

Não, não é bem assim.

Olha só o histórico aqui do blog — tudo isso nos últimos 15 dias, e depois daquela postagem escangalhando com essa prática:
Imagem: Página de moderação deste blog — a lista não está completa, mas as letras iam ficar muito miúdas.

Na página de moderação dos blogs, os links escondidos não aparecem.

Os blogueiros não têm como saber previamente que eles estão trapaceando para enfiar propagandas disfarçadas de comentários no blog. A menos que o blogueiro seja um macaco velho escaldado.

Os blogueiros só descobrem essa manobra se entrarem nos comentários e para isso é necessário abrir a postagem específica.

Não dá para ficar revisando todas as postagens enquanto eles publicam vários desses em cada postagem em todas as postagens. 

Eles provavelmente usam robôs de software para aumentar a produtividade fraudulenta. 

Os links só aparecem discretamente nos comentários publicados e são vistos claramente somente nos avisos por e-mail:
Todas as mensagens acima, fora as outras que chegaram depois e vou mostrar lá embaixo, possuem links camuflados para o site da suzuki.

Dá vontade de responder para o infeliz que trabalha para a suzuki fazendo essas propagandas idiotas:

Você não ama pegar sua moto, manezinho que escreve as propagandas... 

Você não faz outra coisa na vida, a não ser amolar e tentar enganar os blogueiros que não veem a hora de se livrar de pentelhos como você. 

Outra mentira sua, manezinho. 

Você só está dizendo isso porque é pago pela suzuki para dizer isso.

Cara, eu também achava as motos da suzuki interessantes, mas se ela contrata um imbecil igual a você para dizer que acha as motos da suzuki interessantes, agora quero ficar longe...
Manezinho, sério que seu nome é Claudio Barbosa?

Você não teria a coragem de usar seu nome verdadeiro para fazer o trabalho porco que você faz.

Os verdadeiros cidadãos de bem chamados Cláudio Barbosa que te perdoem por usar o nome deles em mais essa mentira, mas vamos lá...

Sério mesmo que o cara jogou o carro pra cima de você?

E errou?... Que burro, dá zero pra ele... 


Sou contra violência de todos os tipos, mas no seu caso... hummm... hummmm..... hummmmmmmm...

Mas fique tranquilo que eu não tenho carro e gosto muito mais da minha moto.
Fala sério, dá para acreditar no que o Claudinho fala? 

Cada hora ele usa um nome diferente... Moto, Motos, Motocicletas...

Mas nesse caso o Claudinho (não é seu nome verdadeiro) não está mentindo.

Afinal, quem nunca teve moto, nunca teve problema. 
Kananga Yandanga já dizia: 

E eu com isso, fedelho?


Falar mentira é feio, Claudinho.


Ainda mais quando se é pago pela suzuki para falar esse tipo de coisa.

Fica mais feio ainda para quem te paga para mentir, entendeu dona suzuki?

Mas pela má qualidade dos seus textos, pela prática de ficar enchendo o saco de todo mundo com essas propagandas ridículas...

Pela incapacidade de perceber que suas tentativas são bloqueadas, o Claudinho não deve ter idade ou maturidade mental para entender o que foi dito. Sem ofensa, Claudinho, só estou constatando um fato.

Ops, falei de um jeito que o Claudinho não vai entender...

Claudinho, criança...

Cresça e aprenda a fazer propagandas inteligentes, Claudinho... as suas são ridículas, toscas e xucras. 

Mas eu deixei por último as melhores tosqueiras de todas:
DECORAÇÃO INFANTIL, Claudinho? 

O Claudinho errou na hora de escolher um nome relacionado a motos e acabou assinando "Decoração Infantil"...

Você confundiu as coisas, Claudinho... misturou as estações...

(É isso que dá a suzuki contratar pré-adolescentes para fazer propaganda pra ela...)

Decoração Infantil era o nome para usar com seus "comentários" encomendados por aquele outro cliente seu — aquele que vende salgadinhos, Claudinho...

Claudinho, vê se amadurece e arranja um trabalho decente, vai?


Pede ajuda pra mamãe te ajudar a escolher, porque como propagandista da suzuki e de coxinha por encomenda, você é um tremendo fracasso, Claudinho...

Fracasso até para escolher nomes falsos:
Antônio Toninho, Claudinho? HAHAHAHAHAHA!!!!

Pouuuuuuuuuuuuuuta falta de criatividade, hein?

E te falta criatividade não só para criar nomes falsos.

Falta criatividade para dizer qualquer coisa minimamente inteligente...
Você quer saber MESMO o que acontece com as nossas máquinas, Antônio Toninho / Claudinho / Motocicletas / Moto / Decoração Infantil?

Vou te dizer, preste atenção:

Empresas como a sua patroa suzuki ferram com a vida dos proprietários de motos porque fornecem informações incompletas no manual do proprietário.


Empresas como a sua patroa suzuki permitem que suas concessionárias façam revisões sem cumprir com o mínimo determinado por elas.


Não colocam óleo suficiente nos motores durante as revisões e depois o pessoal estoura o motor nas estradas e nem sabe porquê...

Recomendam prazos de troca do óleo que até ontem eram inadmissíveis, sem que nem o motor nem o óleo tenham sofrido mudanças.

E como se não bastasse, quando perguntada diretamente, o serviço de atendimento aos clientes da suzuki fornece informações mentirosas que induzem os proprietários a erros que destroem o motor ainda mais cedo.

Eu poderia falar um monte, fulaninho, mas para você que é funcionário / contratado da suzuki, seria a mesma coisa que nada.


Porque você continuará mentindo para ganhar o seu salariozinho furreca, não é? 


Ou você é voluntário?

Porque é difícil de acreditar que a suzuki te paga para ficar fazendo esse lixo de propagandas... 

Com erros grosseiros de português (adiquira, é prefiro, esses blog que falam sobre motocicleta precisamos saber o que acontece com ás nossas maquinas)...

Serviço nada profissional, dona suzuki.

Desprezado Antônio Toninho / Cláudio Barbosa sqn / Motocicletas / Moto / Decoração Infantil / outros nomes falsos que você usa, e respectivos responsáveis pelas propagandas lá na suzuki:

VOCÊS SÃO BURROS?

Olha só o nível da "empresa de propaganda" que a suzuki contrata para divulgar a marca dela...

Não perceberam até agora que suas propagandas estão todas bloqueadas aqui no blog?

Não veem que também estão sendo bloqueadas, caçadas e excluídas nos blogs que vocês invadiram dessa maneira calhorda?

E depois que ficarem sabendo dessa sua trapaça, muitos blogueiros e sites de motociclistas vão fazer o mesmo desejando o pior dos infernos de todos os mundos para vocês?

Não enxergam que suas propagandas ridículas só aparecem aqui no meu blog deslinkadas em postagens para mostrar o quanto esse tipo de propaganda depõe contra a imagem de vocês mesmos?

Não conseguem entender que criar antipatia entre potenciais compradores de seus produtos não ajuda em nada nas vendas?

Uma empresa como a suzuki do Japão se colocaria no mesmo nível daquele pessoal de telemarketing das empresas Tabajara e outros que lideram as listas de reclamações no PROCON?

Ou será que isso não é obra da suzuki do Japão, mas somente da j. toledo?

Estaria a j. toledo interessada em queimar a imagem da suzuki com essas propagandas meia boca?

Hummm...

Vamos analisar a hipótese:

Isso só faria sentido se a j. toledo estivesse caindo fora (ou sendo chutada) da parceria com a suzuki do Japão...

Se estivesse começando a representar outras marcas no Brasil...

Daí a suzuki vindo direto para cá, seria um concorrente sério para quem estivesse competindo com motos praticamente idênticas de outro fornecedor, então interessaria queimar a imagem da futura concorrente com uma péssima campanha de marketing, né?

Uma campanha de marketing que ficaria impressa em todos os blogs atacados, gerando propaganda negativa para a suzuki, sem que a verdadeira suzuki do Japão (nessa hipótese) pudesse combatê-las...

Ultimamente têm acontecido uns fatos estranhos envolvendo a suzuki...

Foi lançada uma moto Chopper Road 150, a "Intruder 150", que vem a ser fabricada pela haojue, a montadora da suzuki na China...

E está sendo comercializada por concessionárias que são (ou eram) da suzuki...

Será que existiria alguma evidência de uma manobra como essa?

Este vlogger aqui, o Guilherme Moto Relax, descobriu fatos perturbadores e difíceis de entender:

Será que a péssima campanha de marketing infernizando os blogs seria uma jogada intencional da j. toledo contra a suzuki?

Não, acho que não...

Afinal, a suzuki e a haojue são parceiras lá no Oriente e é normal compartilharem concessionárias.

Criar outra empresa no mesmo endereço em Manaus e na rede de concessionárias também não seria permitido pela legislação, não é?

O mercado poderia interpretar isso como um tipo de jogada não ortodoxa, uma pedalada comercial ou fiscal, sei lá, e estamos falando de uma empresa séria, né?

A j. toledo não criaria uma segunda empresa com o mesmo endereço, isso iria complicar seu relacionamento com os fornecedores e clientes. 

Onde eles iriam fazer as entregas?

A quem eles iriam cobrar se a empresa JTA deixasse de existir e no seu lugar estivesse uma tal de JTZ vendendo haojue e não suzuki?

Como o nosso amiguinho Antônio Toninho Claudinho Barbosa Motocicletas Moto Motos Decoração Infantil iria cobrar pelos seus trabalhos mal feitos se a j. toledo (JTA para os íntimos) fechasse as portas?

A JTZ sendo uma empresa nova, iria assumir os compromissos da ex-JTA?

Não, não, essa hipótese não tem fundamento.

Uma empresa séria nunca faria uma coisa dessas.

Então a conclusão é que a criação da nova marca JTA JTZ se destina apenas a acomodar esse triângulo comercial esquisito suzuki - haojue - j. toledo sem que haja nenhuma ilegalidade.

Eu nem pensaria algo de mal da suzuki se não fossem essas práticas de mercado iguais às de outras montadoras de motos denunciadas aqui e mais essa atitude estúpida, burra e idiota de fazer essas propagandas imbecis em blogs.

Suzuki, suzuki do Brasil...

Quem te conhece que te compre.

Esse pessoal precisa olhar bem o que estão fazendo com uma marca tradicional que é parte da história do motociclismo...

Um abraço, — menos para esse piazinho que só sabe encher o saco (é você mesmo, Claudinho / Antônio Toninho / Moto / Motos / Motocicletas / Decoração Infantil...) e os patrões dele lá na j. toledo suzuki.

Jefferson

24 comentários:

  1. Boa Jeff. A falta de ética, respeito e limites só depõe contra eles.
    A propaganda desastrosa é um forte demonstrativo de fim de era!!!

    Sempre considerei que as Suzuki fossem ótimas motos, porém com a intermediação desta empresa aqui no Brasil, sempre foi um desastre de vendas.
    Espero sim que os Chineses entrem de vez no nosso mercado, com a Empresa Haojue na linha de frente, com os ótimos produtos Suzuki e assim, quem sabe, baixar os valores absurdos cobrados por motocicletas, que são extorsivos aqui no Brasil.

    Porém esse rolo todo aí tem aparência de coisa errada... O tempo dirá!

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Carlos!
      Espero nunca mais ter de postar reclamando dessas propagandas imbecis. Que tomem vergonha na cara definitivamente e parem de ficar mentindo aqui no blog e no resto do país.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Salve Jeff.
    Me tira uma dúvida sobre reciclagem de óleo se puder. Vc sabe qual a norma que obriga as fabricantes de óleo nacional a ter 30% de óleo reciclado na sua composição?
    Abraços bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!
      Esse pode ser um erro de interpretação, o que existe é a Portaria 127/99 da Agência Nacional do Petróleo que determina que no mínimo 30% do óleo usado seja recolhido e refinado novamente.
      Depois de reprocessado, ele é considerado óleo novo, e como o rendimento do processo é de 70%, no mínimo 21% do óleo lubrificante comercializado já rodou em outros motores, mas foi tratado para ficar "como novo".
      Então até onde eu sei, não há limite para a adição desse óleo "novo de novo" no óleo novo que a gente compra.
      Foi o que entendi de uma leitura rápida deste site aqui:
      http://www.ecoharmonia.com/2009/04/o-reaproveitamento-de-oleos.html
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Entendi. Foi esse site que li também.
      Mas é estranho esse rendimento de 70%. Se é possível reaproveitar tudo isso então quer dizer que trocamos o óleo cedo de mais não é? Considerando um motor hipotético que não sofra desgaste por atrito.

      Excluir
    3. Não é bem assim.
      Sobra 70% porque o restante são contaminantes, diluentes e óleo degradado que não consegue mais atuar como lubrificante.
      O óleo usado já perdeu as qualidades lubrificantes e para ele voltar a atuar com eficácia é necessário eliminar a parte degradada e contaminada.
      Você não pode manter óleo diluído e contaminado dentro do motor se quiser que ele tenha uma vida útil decente.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. E hipoteticamente, um motor que não sofresse desgaste por atrito não precisaria usar óleo... hehehe
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    5. Agradecido.
      Hoje resolvi pesquisar um pouco mais a fundo a diferença de viscosidade entre os óleos e comparar com a norma SAE. Fiz isso para tentar entender o por que da fama do Motul porém os valores que encontrei de viscosidade são mto parecidos.
      De acordo com a norma, a viscosidade tem que estar entre 16,3 e 21,9.
      Os óleos minerais são os que possuem maior viscosidade e os semi sintético e sintético para a mesma classificação (W50) possuem viscosidades menores.
      Minha dúvida está entre o 4 e o 9. Essa diferença de 1 ponto na viscosidade é suficiente pro proprietário sentir melhoras no desempenho da moto no longo prazo? Estou deixando passar alguma informação importante?
      Ainda não testei o Motul, acho um pouco fora da realidade o valor que eles cobram. Futuramente testarei o número 8.
      Nome Tipo 100ºC
      1 Lubrax essencial - mineral 20W50 20,3
      2 Motul 3000 4T - mineral 20W50 19,6
      3 Elaion moto 4T mineral 20W50 18,5
      4 Motul 5100 4T - semi sintético 15W50 18,3
      5 Lubrax feroces - sintético 15W50 18,1
      6 Motul 7100 4T - sintético 15W50 18,0
      7 Motul 5100 4T - semi sintético 10W50 17,7
      8 Elaion moto 4T - sintético 10W50 17,4
      9 Mobil super moto extreme - s.s. 15W50 17,3

      Curioso que sou resolvi verificar as viscosidades dos óleos W40 e pela norma eles devem estar entre 12,5 e 16,3. É possível afirmar que, no brasil quente que só, um óleo W40 está protegendo 25% a menos que o W50? (média da viscosidade do W40 divididos pela média dos W50 = 25%).

      Excluir
    6. Daniel, sensacional essa tabela!!!
      Onde você encontrou? Lá tem dados sobre outras viscosidades?

      Ela é perfeita para mostrar como uma determinada viscosidade xxW-50 (e não W50) abriga óleos de comportamentos diferentes.

      Mas o importante é que os valores mostrados na última coluna são a viscosidade em mm2/s a 100°C. É mais comum encontrar os dados em centistokes, daí é preciso ter cuidado e fazer a conversão quando encontrar outras tabelas para um comparativo.

      A diferença entre o quarto e o nono item da lista é de 5%. Eu diria que é uma diferença perceptível para uns e não para outros.

      Mas a diferença entre o primeiro colocado e o último em termos de viscosidade é de 17%, e isso é bastante significativo e notável.

      O motor irá girar mais livre, mas estará mais bem protegido?

      A honda jura que usar um óleo mais fino protege melhor o motor, mas na prática não é o que vemos acontecer...

      E olha só onde estão dois óleos que sempre falei bem, o Lubrax e o Motul 3000, no alto da lista com maior viscosidade. Certamente o Yamalube estaria disputando as primeiras colocações!

      Agora o interessante é notar que se as petroleiras encaixam os semissintéticos SAE xxW-50 no limite mínimo, imagino em que lugar estará o nosso velho conhecido 10W-30 em uma comparação desse tipo...

      Acredito que logo no início da faixa, pertinho do limite de ser chamado de 10W-20...

      Isso explicaria tanta coisa...

      Sobre proteger percentualmente, há muitos outros fatores a considerar. Um resultado em SP não poderia ser comparado a um resultado no Ceará.

      Mesmo dentro do mesmo estado, as condições no litoral e no interior são diferentes. E o modo de cada um pilotar, as condições de trânsito que enfrenta, o uso predominantemente rodoviário ou urbano, tudo influenciará.

      Teoricamente, em condições de uso idênticas e motores 100% idênticos (o que é impossível na prática), existe uma proporcionalidade, mas não sei se seria direta como o exemplo que você deu.

      Empiricamente, se os motores com óleo xxW-40 protegessem o motor 25% menos que um xxW-50, então um óleo 10W-30 protegeria 50% menos...

      Isso se comprova na prática?

      Não tenho dados estatísticos, mas parece que o seu raciocínio apontou um caminho de pesquisa bem interessante...

      Um abraço, e muito obrigado por essa contribuição,

      Jeff

      or

      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    7. Agora com assinatura em dobro! hehehe...

      Voltei para dizer que curiosidade é espírito científico, e a Ciência é que proporciona os avanços tecnológicos.

      Parabéns por essa curiosidade que faz nosso entendimento do mundo aumentar cada vez mais!

      E por compartilhar seu achado conosco!

      Até mais,

      Eu de novo de novo

      Excluir
    8. De nada! É sempre bom poder ajudar a enriquecer o blog com essas informações.
      Sobre a tabela, eu que fiz ela. Os dados foram retirados da ficha técnica fornecida pelos seus respectivos fornecedores. E os dados da norma SAE eu não encontrei direto no site, porém encontrei em dois sites as mesmas informações e elas bateram, então assumi como verdade.
      http://www.viscopedia.com/viscosity-tables/substances/sae-viscosity-grades/

      Vou deixar o link aqui da planilha com outros óleos. Se quiser incluir mais algum só me avisar, menos o yamalube (não encontrei a ficha técnica desse safado), e o honda ta difícil também...
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1P4atugR0CFGT8jFFXV8Uj1DKFHrMhgwSe1ToZIb0QXc/edit?usp=sharing

      Excluir
    9. Obrigado pela tabela, Daniel!

      Também andei pesquisando e centistoke (cSt) é igual a 1 mm2/s, então a conversão é fácil.
      Vou continuar pesquisando e ver o que encontro.
      Abração,
      Jeff

      Excluir
    10. Jeff e daniel,voces poderiam acrescentar `a tabela o ponto de fulgor dos oleos?
      Porque na ficha te´cnica deles vem mostrando,por ex:
      Havoline Premuim,20w50 mineral 248 graus
      Shel HX5 20w50 mineral 240 graus
      Mobil semissintetico 15w50 200 Graus.
      Se o motor vai a 170 graus depois de 10 minutos parado ( video Furlani Yamaha 250),que dira´ no sol e asfalto fritando,depois de hora na estrada?
      Aquele abraço!!

      Excluir
    11. Olá, Pedra!
      No momento estou trabalhando em uma postagem gigante daquelas... por hoje não quero mais ouvir em óleo... hehehe
      Vai ficar para uma outra etapa, quando eu abordar uma postagem específica sobre essa contribuição do Daniel, ai incluo sua sugestão e contribuição.
      A postagem que estou finalizando deve entrar no ar na quarta-feira.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    12. Bom dia Pedra.
      Farei a adição dessas informações em breve.

      Excluir
    13. Obrigado, Daniel!
      E para quem ficou curioso, ponto de fulgor é a menor temperatura em que o óleo evapora em taxas tão altas que esses vapores misturados com o ar conseguem pegar fogo. Não é a temperatura em que o óleo se incendeia, é apenas aquela em que, se for exposto a uma chama, provocará uma breve bola de fogo que se apagará em seguida.
      Dentro do motor da moto não existe risco algum de acontecer um incêndio por causa disso, o ponto de fulgor permite apenas dar uma ideia da estabilidade de um óleo em alta temperatura. Ou melhor, do quanto ele se degrada nessa condição.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Ola Jeff, eu estava combinando de fazer uma experiência com um antigo colega do ensino médio, 10 anos atrás, que virou mecânico, para nós tirarmos o cabeçote da moto, cilindro e deixar o pistao para vermos diretamente com quanto litros o oleo pode ocasionar o calco hidráulico. De ante mão, eu mostrei a ele seu blog, ele colocou 2l, a moto não teve nada, vamos abrir pra ver inloco, ver questão de inclinação.
    Segundo ele se a moto tiver pouco menos de 7ml se houver inclinação pra esquerda, pelo oque ele viu, a bomba de óleo gargareja. Se nossas agendas baterem quando ele for fazer esses testes, eu gravo e mando o material pra seu email.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano!
      Entendi, vocês estão medindo a quantidade de óleo para o nível chegar até a saia do pistão, por isso tiraram o cabeçote e cilindro.
      Essa quantidade irá variar de acordo com a construção interna do motor, por isso é importante saber qual o modelo da moto.
      Minha regal raptor Fenix Gold sentia bastante quando eu colocava um pequeno excesso além do nível correto durante viagens (quando as condições de medição não são ideais), mas na Kansas eu já rodei com 2,1 litros sem problemas.
      Mas aí vai um aviso para quem quiser fazer uma experiência desse tipo sem desmontar o motor:
      Isso pode sair bem caro... uma biela empenada por calço hidráulico precisa ser substituída, e se o tranco empenar o virabrequim... sem contar que pode até rachar a carcaça.
      Quando coloquei mais de 2 litros na Kansas não foi intencional, eu estava tomando um remédio que me deixava meio paranoico (bom, ainda mais) com o nível de óleo e fui repondo sem medir corretamente.., depois disso, parei com aquele remédio antes que fizesse mal para minha moto...

      Sua referência a 7 ml na verdade é 700 ml, né?
      A bomba vai começar a sugar ar quando o nível de óleo for muito baixo.
      Mas essa medição foi feita no plano. Subindo uma serra pesada como a de Ubatuba, por exemplo, a bomba de uma Kansas vai começar a sugar ar já com uns 1000 ml porque boa parte do óleo irá para trás para o câmbio.
      A faixa de medição da Kansas vai de 1200 a 1400 ml, e por isso que Kansas tratada em concessionária estoura motor.
      Aguardo o vídeo, terei prazer de publicar.
      Um abraço, e obrigado pela colaboração,
      Jeff

      Excluir
    2. Nao pude deixar de rir!! hahah
      "... parei com aquele remedio antes que fizesse mal para minha moto..." rachei!!

      Excluir
    3. Só falei a verdade, uai... :)
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. sobre o endereço da suzuki..., aqui no RS não é possivel criar 2 empresas no mesmo endereço. Precisa primeiro dar baixa de uma para daí incluir a outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!
      Logo ficaremos sabendo o final desse caso estranho.
      Torço para que seja o melhor possível para todos:
      Que os chineses da haojue venham para cá e tenham sucesso vendendo máquinas confiáveis a preço justo, que a suzuki do Japão bote ordem na casa, que não haja desemprego entre os funcionários que hoje montam as motos, que os responsáveis pelas papagaiadas denunciadas aqui se redimam e passem a trabalhar de maneira correta e exemplar, e que o coelho... opa, a Páscoa foi em abril. Agora o jeito é torcer pela vinda do Papai Noel.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. A suziki só passa recibo de empresa sem credibilidade, meu deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não acabou, Vyvern...
      Até hoje eles ficam tentando anunciar aqui... ainda farei outra postagem como esta.
      Abração,
      Jeff

      Excluir