quinta-feira, 25 de maio de 2017

renault comete pequeno engano no manual, mas agora tá serto

Durante a pesquisa sobre o caso da bmw das postagens anteriores, tropecei neste caso aqui da renault:
Postagem do Olho no Óleo: http://www.olhonooleo.com/single-post/2014/10/17/Manual-que-engana

O vídeo mencionado é este aqui embaixo:


Pois é, as concessionárias estavam usando aqui no Brasil um óleo que não é recomendado no manual do proprietário.

A renault informou que o "erro" estava no manual, e não na prática das concessionárias:
Manual de proprietário renault Master mostrado no vídeo da postagem do Olho no Óleo: http://www.olhonooleo.com/single-post/2014/10/17/Manual-que-engana

O bizarro é a renault usar o óleo 5W-30 na moita e, flagrada na contradição, tentar convencer os proprietários de que o manual apresenta um erro...

Um "erro" que fazia os motores ficarem menos barulhentos, rodarem com maior suavidade e terem maior vida útil...

Por todos os critérios aceitos universalmente, climas quentes exigem óleos de maior viscosidade.

Os engenheiros determinaram o uso de óleo SAE 5W-40 ou 10W-40, mas o departamento comercial responsável pelas concessionárias divulga que o manual está errado e determina o uso de um óleo de viscosidade inferior...

As montadoras padronizam óleos cada vez mais finos em todo o mundo, jogando fora décadas de conhecimento técnico e empírico sobre a lubrificação de motores.

Afinal, motores e carros que duram décadas não movimentam as vendas das concessionárias.

As empresas estão cada vez mais empenhadas em convencer o mercado de que o óleo fino é a melhor coisa que existe para o seu carro ou moto popular com motor "moderno de alto desempenho".

Curiosamente, os motores modernos de alto desempenho de carros não populares como os bmw que vimos nas postagens anteriores usam óleo 10W-60.

E 10W-60 também é o óleo usado pelo motor do bugatti Veyron, talvez o carro com motor de melhor desempenho da atualidade:
Imagem: http://www.bugatti.com/veyron/veyron-164-grand-sport-vitesse/

E não só o bugatti Veyron, mas outros motores de alto desempenho respeitáveis como os da ferrari, audi, aston martin e koenigsegg.
Óleo 10W-60: http://www.castrol.com/en_gb/united-kingdom/car-engine-oil/engine-oil-brands/castrol-edge/edge-product-range/supercar.html

Mas o marketing é que óleo fino é "o único que protege melhor e garante maior vida útil para seu motor".

Engraçado que não é isso que a gente vê na prática, né?

Não tem graça nenhuma quando o motor da sua moto ou do seu carro ferve e abre o bico com uma quilometragem estupidamente baixa...

E você descobre que a garantia não cobre seu "mau uso", apesar de todas as revisões feitas na concessionária...

Enganos em manuais de proprietários são comuns há décadas — com frequência absurda nas páginas de especificação de viscosidade e nível do óleo.

Você viu isso nas últimas três postagens, fora muitas outras espalhadas pelo blog.

É impressionante como os fabricantes tomam tanto cuidado para fornecer informações confiáveis...

E acabam cometendo enganos tão graves justamente quanto à questão do óleo vital para a vida útil dos motores.

Enganos muito, muito difíceis de entender e justificar.

Quer ver um exemplo bizarro que descobri esta semana?

Você sempre aprendeu que a vareta medidora é lida assim, não foi?
Imagem: Internet, legendas traduzidas por mim. — A própria indicação "muito cheio" é enganosa.

O óleo precisa ser mantido dentro da faixa segura para evitar que o motor sofra por falta ou excesso de óleo.

Isso é o básico do básico.

Mas agora veja o exemplo deste outro manual de um veículo recente — que não é da renault, mas está aqui para ilustrar esses "enganos" bizarros que aparecem em manuais de proprietário:

O que você pensa quando encontra um manual de proprietário que diz que o óleo deve ser mantido abaixo da marca de nível mínimo da vareta medidora? 
Imagem: Enviada por um amigo, legendas traduzidas por mim.

Notou a chave apontando a faixa segura abaixo da faixa segura?

Eu diria que isso não é engano — é muita cara de pau. 

O texto diz que o nível deve ser mantido dentro da faixa de segurança, mas mostra uma discordância entre a faixa segura da vareta e a indicação.

Curiosamente, esses enganos nunca acontecem para induzir à colocação de mais óleo, apenas para manter o motor morrendo de sede.

Qualquer argumentação para justificar isso é insustentável.

Alguém poderá dizer "vai ver que a indicação da vareta estava errada e eles corrigiram no desenho do manual"...

E aí eu pergunto se tamanha incompetência para projetar a vareta medidora não se refletiria na qualidade do projeto do motor.

"Vai ver que eles aproveitaram a vareta de outro modelo..."

E aí eu pergunto se tamanha economia para definir a vareta medidora não se refletiria na qualidade do produto como um todo.

Visto por qualquer ângulo, um tremendo tiro no pé.

Se for questionada, o que a empresa dirá?

Aposto que se sairá com a desculpa de que foi apenas um "engano do manual", como fez a renault.

Afinal, enganos acontecem, não é?

Enquanto isso, nossos motores duram cada vez menos.

O povo aceitará e ficará tudo por isso mesmo, cada um cuidando do seu prejuízo.

Tem sido assim há décadas.

Um abraço,

Jeff

51 comentários:

  1. Vc pode até usar uma vareta para todos, só mudar a altura do tubo onde enfia a vareta.

    Foda dessa tendência é que tá difícil achar óleo 20W50 moderno no mercado e 10W40 já tá um pouco restrito de opção.

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    1. Ola, Victor!
      Tubo só é possível em motores de autos, motos e outros veículos pequenos não é possível, como é o caso.
      Semi/sintético na faixa dos 50 só se encontra para carros. O mercado de motos não tem interesse que nossos motores durem muito, motocicletas lá fora são descartáveis. Mas no Brasil, ou são símbolos de status, e são compradas por pessoas que não se ligam nesses detalhes.

      Ou são compradas por pessoas que usam a trabalho que foram condicionadas a achar que motor de moto dura pouco mesmo e não tem outro jeito.

      São poucos os que têm moto porque gostam do veículo e de percorrer as estradas sem destino.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Motul 5100 e 7100 15W50 semi e 100% sintético, 33 e 75 reais respectivamente ;)

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    1. Verdade, tinha me esquecido desses.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Victor,tem tambem o Castrol 20w50 semissintetico e o Mobil extreme 15w50 semissintetico tambem,e eles sao mais baratos!

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  3. Bom dia,Jeff.
    Nada à ver com a Renault,mas é referente ao nosso mundo das duas rodas.

    Dê uma olhada nestá discussão sobre óleos.

    http://comunidade.motonline.com.br/forum/lubrificantes/97750-a-busca-pelo-óleo-ideal-continua.html?limitstart=0

    Abraço.

    Ernesto

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    1. Olá, Ernesto!

      A discussão é interessante, mas é necessária uma ressalva:

      No mercado americano, motos é quase sinônimo de harley-davidson, e muitos dos modelos antigos ainda em circulação por lá têm cárter de motor e caixa de câmbio separados e embreagem seca, então o uso de óleo para motor automotivo é plenamente justificável.

      A questão de o óleo para motos ser apenas marketing, até para mim, que não defende esse pessoal, é controversa. As exigências do motor da moto são maiores.

      Também ouvi falar muito bem dos óleos para motor diesel, e é compreensível: possuem muitos aditivos para extrema pressão, bons para o câmbio, e são muito detergentes porque o motor diesel é muito contaminante do óleo.

      Apenas a viscosidade deixa a desejar, pois são todos xxW-40. Se eu encontrasse um óleo para motor diesel com a viscosidade certa, passaria a usar, pois seria muito mais fácil de encontrar em viagens.

      Além disso, motores diesel trabalham na metade do ritmo dos motores de automóveis, que trabalham na metade do regime dos motores de motos.

      A carga térmica sobre o óleo nos motores diesel é muito elevada, mas as motos compensam cisalhando o óleo 4 vezes mais rápido, então elas por elas.

      Não pude ler a postagem inteira, mas as quilometragens que eles mencionaram 62 mil km, não é exemplo para nada. Qualquer motor mal tratado com óleo 20W-50 chega nisso sem problemas, é só não deixar o nível ficar muito baixo.

      Então, por tudo isso, não considero a postagem inicial que abriu a discussão conclusiva.

      Um abraço, e obrigado pela contribuição, e a postagem sobre o nível de óleo de carros está a caminho,
      Jeff

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  4. Boa tarde, alguém poderia tirar algumas dúvidas:
    1-Esses óleo da motul 3000 ou 5100 ou 7100, o que exatamente significa esses números ?
    2-Tenha uma cb300, no manual fala pra usar o 10w30, mas uso o 20w50, porque o 10w30 faz bater válvula ou algo do tipo dentro do motor, se eu usar o Motul 7100 10w60 4T vai dar algum problema ?
    3-Troco o óleo a cada 1000km, sempre por 20w50 lubrax(mineral), percebi isso pois nesse km de troca o óleo não está gasto demais e nem está novo, e a moto começa a ficar mais presa. Se eu usar o Motul 7100 10w60 4T, que é 100% sintético, irá aumentar o km de troca ? seila de 1000km para 5000km.
    Sou novo no blog, não entendo muito do assunto, mas pelo que entendi acabei por conta própria percebendo que esses óleos 10w30 são uma porcaria para nosso clima, salvo algumas regiões, penso que o óleo usado no brasil deveria ser igual aos usados no Egito, pelas minhas pesquisas 10w60.
    Continue com o blog, muito bom, sempre quando posso alerto as pessoas sobre o assunto óleo e indico o blog.

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    1. Obrigado, Adriel!
      Vou tentar responder por partes:

      1- Que eu saiba, são apenas códigos internos, mas sugestivamente remetem a altas quilometragens de troca. Já usei o 3000 em motor esfriado a ar, e com 1500 km ele já está mostrando cansaço. Os outros não usei.

      2- Não acredito que dê problema, porque a CB300 foi projetada originalmente para usar 20W-50, o 10W-60 é pouca coisa mais viscoso relativamente ao 20W-50, e se motores de alto desempenho como os desta postagem podem usar, não vejo motivo técnico para não poder ser usado em nossos motores.

      Uso habitualmente 25W-60 na minha Kansas 150, mas só comecei a usar depois que o motor estava cansado. Começarei a usar na minha próxima moto 0 km e aí contarei o resultado aqui.

      3- Poderá usar por mais tempo, mas penso que 5000 km seja muita coisa, é questão de experimentar e analisar o resultado. O motor continua se desgastando, a embreagem é uma grande fonte de contaminação do óleo, e o filtro só consegue lidar com as partículas acima do tamanho dos poros.

      As menores continuam circulando junto com o óleo velho e desgastando o motor, motivo pelo qual a alta quilometragem de troca nunca é recomendável, mesmo que o óleo pareça em bom estado. O problema são as partículas microscópicas.

      4- É bem por aí, Adriel. Mas o marketing do óleo fino é poderoso e cada vez mais estão fazendo vídeos na internet falando maravilhas desse óleo.

      Propaganda é a arte de dizer o que se quer que os outros pensem. O conhecimento, o raciocínio e a reflexão são nossas únicas armas para não ficarmos repetindo slogans de fabricantes.

      Obrigado por visitar, gostar e recomendar o blog!
      Um abraço,
      Jeff

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  5. Adriel, andei estudando sobre os óleos da motul, o 7100 é sintético e caro, não dá pra se beneficiar da durabilidade extra que ele pode prover numa moto arrefecida a água ou melhor, numa bmw gs1200 que tem a caixa separada e arrefecimento a água.

    Mas o 5100, que é semissintético, e um pouco mais caro que o 3000, mas metade do preço do 7100, acho uma excelente opção, vou experimentar ele em breve, só acabar com o galão de 4L de motul 3000 que tem aqui.

    O 5100 além de ser semissintético, tem uma série de aditivos bem interessantes e de qualidade que o 3000 não tem, talvez consiga trocar com 3000 km andando na cidade.

    Vou rodar com ele até sentir o câmbio duro e volto 500km, com o motul 3000 isso acontece com 2000km, por isso estabeleci a troca em 1500. Se eu conseguir estabelecer a troca a cada 2500km, tô no lucro.

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  6. PS o motul 7100 10w60 é o óleo que vai nas motos superesportivas, mesmo caso das bmw nas versões M

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  7. Jeff, óleo para motores diesel não danifica a embreagem de motos?
    Tambem já me passou pela cabeça usar esse tipo de óleo em minha moto. Também tem o 25W-60 para alta quilometragem, da Petrobrás.
    falando em óleo, será que não seria possivel fazer uma postagem se aprofundando mais no assunto!? Falando mais dos aditivos usado nos lubrificantes e suas funções, viscosidade em cSt, índice de viscosidade, lubrificação aerodinamica, limítrofe, etc...
    Abraço.

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    1. Olá, Maicon!
      Eu nunca usei, mas o meu amigo Daniel usou, cheguei a andar na moto dele, nunca teve problemas.
      Sobre aprofundamento técnico, envolveria uma pesquisa complexa para falar do assunto... não é a proposta do blog, que já tem dificuldade de explicar alguns conceitos observáveis nas próprias motos, o que dirá dados e gráficos de laboratório...
      Se eu pudesse, só escreveria no blog, mas nas horas vagas eu tenho de trabalhar para pagar as contas... hehehehe
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Alta quilometragem 25W-60 da lubrax é para caminhões, LUBRAX TURBO VIGOROS.
      E pesquisando no site da petrobras encontrei o LUBRAX FEROCES sintético 15W-50 para motos, não conhecia.
      Preciso ver se encontro aqui na região. Valeu pela dica!

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  8. Me desculpe digitei erradoo, quis dizer lubrificação hidrodinâmica.

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    1. E eu não estranhei porque existem mancais com lubrificantes gasosos para fusos de altíssima rotação.
      Um abraço,
      Jeff

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  9. Respostas
    1. Terei prazer em publicá-lo!
      Obrigado!
      Forte abraço,
      Jeff

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  10. Olá DF hoje troquei o óleo do meu carro saí de um 10 w 40 para um 25w 60 e senti o carro mais macio e a fumaça que sai do escapamento cessou. Esses novos óleos parecem muito mais fluido dos que os 25w 60 de antigamente. Espero que meu motor ultrapasse os 400 mil km. Abraços.

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    1. Olá, Takashi!
      Mantenha a gente informado sobre os detalhes que você notar:
      Comportamento geral, desempenho, ruídos, frequência de acionamento da ventoinha em congestionamentos... se é que vai acionar ;)
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Já posso adiantar um efeito colateral. A luz do óleo demora mais a apagar assim que dou a partida. Devo me preocupar?

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    3. Olá, Takashi!

      O interruptor de pressão do óleo é desligado quando existe pressão suficiente na galeria de óleo.

      Quanto mais tempo a luz permanecer acesa durante a partida, mais tempo as partes altas e sensíveis do motor estarão trabalhando com baixa pressão de óleo ou óleo insuficiente.

      Você consegue medir se esse tempo é superior a alguns segundos? Quantos? Qual a diferença entre a condição anterior e a nova?

      Qual era a temperatura ambiente quando você notou isso?

      Você nota algum ruído anormal na partida?

      Se por um lado o óleo demora mais a subir para o cabeçote, por outro ele permanece mais aderido às peças, garantindo boa lubrificação inicial.

      Se essa demora for muito prolongada, tipo na casa dos 5 segundos, ou se o motor apresentar algum ruído anormal na partida, melhor permanecer com um óleo 50.

      Não há nada pior do que ficar cismado com um possível dano ao motor.

      Por acaso seu carro seria um Logan?

      Estou preparando uma postagem a respeito e vou precisar de fotos do manual.

      E por coincidência, a parte que peguei do manual original manda usar óleo 40 com a observação que quanto maior a temperatura ambiente, maior deverá ser a viscosidade adotada.

      Portanto uma viscosidade 50 seria razoável para o Brasil.

      É o caso de ver se a viscosidade 60 só deve ser usada no Norte/Nordeste o ano todo ou apenas no verão do Sudeste/Sul.

      Um abraço,

      Jeff

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    4. Meu carro é um Mondeo, motor zetec-e 2.0 16v. Coloquei o castrol 25w60 pois estava baixando óleo demais, toda semana era meio litro (andava uns 300km), daria mais de 1l por 1000km, fora o cheiro de óleo queimado que estava insuportável. A luz do óleo demorou em torno de 2 segundos para apagar. Nenhum ruido anormal. Amanhâ cedo vou dar a partida com ele totalmente frio daí vou poder ter uma noção de quanto tempo ela fica acesa. Mas meu motor daqui pra frente já está em fim de carreira.

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    5. Demorar 2 segundos para apagar eu não me preocuparia.

      Com o óleo anterior ela levava 1 segundo para apagar?

      Mas uma coisa boa seria verificar se a sua bomba de óleo não estaria pedindo a troca.

      As folgas internas da bomba aumentam por desgaste e acabam prejudicando todo o motor.

      E certamente o consumo diminuirá com o óleo 60.

      Fico no aguardo dos testes!

      Um abraço,

      Jeff

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    6. Jeff gravei um vídeo dando partida a frio. Vou postar logo mais, aguarde.

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    7. Jeff, o vídeo não subi ainda pois tem um complemento com novidades. Subo ainda hoje se tudo der certo...

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    8. Jeff boa noite, eis o vídeo. https://youtu.be/hR7hAFavWvA
      Abraços!

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    9. Olá, Takashi!
      Valeu pelo vídeo!

      Sobre a sua dúvida de a temperatura do motor estar mais baixa usando óleo mais viscoso, eu explico:

      Há duas fontes de calor dentro do motor: as explosões e os atritos internos.

      Ao melhorar a lubrificação usando um óleo mais viscoso, você diminuiu muito a geração de calor por atrito entre os componentes.

      Ou seja, minimizou o desgaste das peças.

      E é por isso que eu critico tanto a recomendação de óleos pouco viscosos, eles não fazem isso pelo motor, o que abrevia sua vida útil.

      E em motocicletas, pode gerar situações muito perigosas para os ocupantes.

      Abração,
      Jeff

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    10. Pois é, já estão me dizendo que vou acelerar o processo de quebra do meu motor por usar o 25w60... procede?

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    11. Olá, Takashi!

      E essa pessoa que disse que você vai acelerar a quebra do seu motor por acaso é capaz de apontar um único motivo, apenas um, para acelerar a quebra?

      Ou ele só está repetindo o que sempre ouviu os outros falarem?

      Rode tranquilo com o seu carro usando o 25W-60 e daqui a dois anos você responde pra esse cara... ;)

      Um abraço,
      Jeff
      Um abraço

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    12. Sim, lendo em fóruns por aí a opinião é unânime em afirmar isso. Vamos ver quando meu motor chegar nos 400k km.

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    13. Há toda uma indústria interessada em divulgar esse tipo de informação, eles monopolizam a "imprensa especializada" e as pessoas repetem isso de boa fé.

      Todo mundo é vítima nessa história.

      Mas como convencer alguém de que tudo que ele sempre ouviu falar a vida inteira não era verdade, ou pelo menos, era uma distorção da verdade?

      A primeira reação de todo mundo é não aceitar. E depois, quando aquilo que foi previsto não acontecer da maneira que diziam que iria acontecer, não será prova.

      Você é que teve sorte...

      Aquele cara do fórum da dafra que disse no facebook que eu só tinha interesse em denegrir a empresa e depois estourou o motor por falta de óleo a ponto de entortar biela e virabrequim nunca me pediu desculpas.

      Eu também nunca esperei que ele pedisse, conheço a natureza humana.

      Mas que seria a coisa digna a fazer, ah, seria sim.

      Um abraço, agora sem eco,

      Jeff

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  11. Amigo eu tenho uma dúvida, você recomenda aqueles bojoes que possuem um imã nobre como forma de reter as partículas metálicas da moto

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    1. Olá, Adriano!
      Recomendo o bujão magnético, desde que seja bem construído para não soltar o ímã dentro do motor.
      Ainda mais nas motos, onde o óleo do motor circula pelo câmbio e as engrenagens gastas soltam muitas partículas de desgaste.
      Um abraço,
      Jeff

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  12. A bomba de óleo sempre é a primeira culpada, o pessoal troca e não resolve o problema na maioria dos casos, no caso do Mondeo aí, meça pressão de óleo e veja se bate com o manual de serviço, se bater, pode crer que é uma válvula de retenção.

    Outra pergunta, só demora a apagar com o motor frio? Se ligar e desligar dentro de 30 segundos, demora a apagar de novo?

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  13. O maior calor gerado tem a ver com o maior atrito como o jeff disse, complementando, em lubrificação hidrodinamica existe o fator de atrito, que obedece a curva de stribeck, que é função de vários fatores, para um mesmo componente (vale dizer que seu motor já não é mais o mesmo, então um outro óleo é preciso), é função da viscosidade, carga e velocidade, como a sua carga (torque do motor) e velocidade (rotações do motor) são os mesmos, a viscosidade é o parâmetro que vc variou, então fica fácil trabalhar com a curva de stribeck, quanto maior a viscosidade do óleo, maior o atrito e a potência dissipada (calor), por outro lado, um óleo mais fino vai diminuir o atrito até certo ponto, até que dispara se o óleo for um pouco mais fino do que o ponto de mínimo fator de atrito.

    Link pra uma imagem da curva de stribeck

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSc4w93KByngQvEIoMplDTny7D5BqtzjudAYAcUPx7WkHYKklC2u0smEz4ZkA

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    1. Olá, Victor!
      Essa explicação foi fundo no campo teórico, hein?
      Essa curva de Stribeck reflete perfeitamente o conhecimento empírico sobre a lubrificação de nossos motores.
      Obrigado pela contribuição, e um abraço,
      Jeff

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  14. Único motivo pra quebrar um motor com óleo mais grosso seria se os tuchos hidráulicos não enchessem devidamente e aí a folga das válvulas ficaria excessiva e o desgaste ficaria acentuado. Você ouviria um tremendo barulho de maquina de costura, o que não é o caso, pelo o que vi no seu vídeo... A longo prazo, se a luz do óleo demora pra apagar e o óleo demora a subir, então o desgaste nas partidas pode aumentar, mas também o óleo demora mais pra descer em contra-partida, então...

    Os tuchos hidráulicos são o verdadeiro ponto a se observar ao usar um óleo mais grosso do que o especificado. E ainda assim, se por exemplo, seu carro usa 10W40 e vc quer usar um óleo 60, se ele não aceitar 25W60, provavelmente um 10W60 vai dar certo pros tuchos.

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    1. Olá, Victor!
      Portanto, no caso das motocicletas que não usam tucho hidráulico, como as populares da honda... não existe desculpa para atocharem óleo 10W-30 nas coitadinhas e dizerem que não pode colocar óleo mais viscoso nelas, correto?
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Olá Jeff, fiz uma rápida pesquisa por "óleo de competição" e adivinha? A própria kawasaki recomenda o óleo 10w60, tem da ELF e da Motul parece. Contra fatos não há argumentos, óleo w50 ou w60 são melhores pra lubrificação sim. A questão toda é na partida a frio, mas como existe o 10w50 e 10w60 to pensando seriamente em adotar estes óleos em minha moto. Tenho certeza que irão durar pra lá de 200k km sem retífica.

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    3. Olá, Takashi!

      Quer dizer que a kawasaki recomenda óleo 50 ou 60 para competição?

      Eu tinha conhecimento do pessoal usar óleo pouco viscoso para melhorar o desempenho, mas provavelmente eram provas de arrancada.

      Competições que exijam durabilidade do motor pedem óleo mais viscoso, faz todo o sentido.

      E só uma observação para ficar claro para quem ler o seu comentário:

      O W é um sufixo (não prefixo) que sempre aparece associado ao primeiro número, não ao segundo.

      É por isso que sempre faço questão de separar com um hífen conforme a norma determina, para que não haja confusão em relação a qual valor está associado ao W.

      Na classificação de um óleo multiviscoso você encontra 0W, 5W, 10W, 15W e no máximo 20W associados com a temperatura de partida a frio congelante, e as viscosidades usuais 30, 40, 50 e 60 relacionados à viscosidade a quente do óleo.

      Um abraço,
      Jeff

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    4. Olha, tudo indica que sim! Veja este link https://www.kawasaki.ca/accessory/kawasaki-s4-r-competition-oil/ mas essas informações não sei se tem no site da kawasaki brasil.

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    5. Osmar, vc leu o post sobre bmw? Lá a gente chegou à conclusão de que motores com mesmo bloco e folgas no virabrequim usam óleo 60 ao invés de 30 nas bmw M.

      Tem o maravilhoso motul 300v, na versão 10W60, um dos poucos habilitados a correr uma prova de endurance!

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    6. kawasaki vendendo e recomendando óleo 50 lá no Canadá, que tem temperaturas quase polares...

      Vivendo e aprendendo.

      Enquanto isso, aqui no Brasilzão tropical velho de guerra, fica dizendo que o óleo 10W-40 é a melhor opção para nosso clima e deixa a opção de usar óleo mais viscoso por conta do proprietário...

      Mas as concessionárias não deixam usar óleo diferente do manual, apesar de o manual dizer que a viscosidade DEVE ser adaptada em função da temperatura ambiente...

      Elas não fazem o que devem fazer, e a montadora não tem interesse em fazer o que deveria fazer.

      A cada dia ficam mais escancaradamente evidentes e comprovados os recursos usados para ocultar a verdade dos proprietários.

      Obrigado pela informação, e um abraço,

      Jeff

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    7. Vi sim o post da bmw, mas não me lembro desse detalhe das folgas. São muitas informações. Pra mim está ficando claro que a questão toda das fabricantes é redução de consumo e emissões, mas o que protege mesmo o motor é um óleo 50 ou 60. Acho que eles devem nivelar a coisa por baixo mesmo, adota-se um óleo bem pouco viscoso já que a grande maioria não vai andar com o carro na rotação máxima o tempo todo. Com isso consegue-se facilmente mascarar problemas futuros. A obsolescência programada nesse caso foi muito bem arquitetada pelos engenheiros.

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    8. Exato.
      Conciso e exato.
      Todos os cálculos são feitos com base em dados médios. Quem usa a moto fora da curva do pacato cidadão, como os viajantes e proprietários de motos esportivas, expõem suas vidas ao risco de um travamento do motor na estrada por conta desse critério bem arquitetado que joga fora nossas margens de segurança e maximiza os lucros.
      Sobre redução de consumo, lembro perfeitamente que durante a crise do petróleo a fiat lançou o 147 com a promessa de rodar a média de 14 km/litro. Isso continua na promessa até hoje. Houve redução de consumo? Sim, houve.
      Mas somando o número de vezes que o marketing prometeu que o novo modelo do ano seria muito mais econômico que o anterior, hoje deveríamos parar no posto não para abastecer, mas para despejar fora o excesso de combustível autogerado no tanque.
      Um abraço,
      Jeff

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  15. Exato jeff! E um adendo, a grande maioria das motos grandes e esportivas tem tuchos mecânicos, elas precisam trocar os calços já que não tem parafuso de regulagem, e os motores da bmw de alta performance também, tucho hidráulico não curte muita rotação, a massa deles é grande e as válvulas podem flutuar, existem desenhos ondo o tucho fica parado e o balancim se move, mas ainda assim em aplicações de alta performance não se usam tuchos hidráulicos. Boa parte dos carros mais baratos não tem tuchos hidráulicos.
    Mesmo num carro com tuchos hidráulicos eu investiria num óleo grosso e se batesse tucho eu drenaria o cárter, simples assim!

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    1. Valeu, Victor!
      Como disse o Takashi, contra fatos, não há argumentos.
      Só marketing...
      Um abraço,
      Jeff

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  16. Pra mim essa conta não fechou, porque a capacidade de um mancal segurar carga está diretamente proporcional à velocidade, um motor girando mais tem uma camada hidrodinâmica mais grossa entre as superfícies. O eixo flutua mais, assim como o risco de aquaplanagem aumenta com a velocidade. E a carga nessas superfícies é diretamente proporcional ao torque produzido pelo motor no momento, especificamente nas bronzinas, na força lateral do pistão com o cilindro.

    Aí você tem essa nova geração de motores downzized com turbo e torque maximo já a 1500 rpm e óleo 30 Como faz? Você pode ter as partes internas todas forjadas, ok! Mas os mancais não mudaram de tamanho, os cilindros são de mesmo tamanho e o espaçamento entre eles não mudou, então a espessura dos mancais não mudou, nada o que façam vai eliminar contato metal-metal, micropolimento, pistão revestido de grafite, modificadores de atrito no óleo, bronzinas revestidas de teflon, pode fazer o que você quiser nas superfícies, essas medidas só atuam quando o filme de óleo está perigosamente fino ou inexistente. Não tem o qua fazer para garantir a durabilidade de um motor desses, só óleo adequado ou mancais maiores.

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    1. Olá, Victor!
      Tecnicamente não tem explicação para usar óleo 30, exceto a meta de consumo de combustível.

      Meta de emissões?

      O óleo fino é queimado mais rápido, e o motor só atende emissões enquanto é novo, logo começa a fumar por causa do desgaste acelerado com óleo fino. A conta realmente não fecha.

      Modificadores de atrito no óleo estão descartados pela norma JASO, senão a embreagem patinaria. Somente a yamaha usa o cilindro revestido de nikasil, e não me recordo de ter visto bronzinas revestidas de teflon em motores de motos. O regime de trabalho é de muito alta rotação, não acredito que resistissem.

      Motos populares com tratamento superficial de alta tecnologia? Está longe esse dia...

      Enquanto isso, as vendas só não vão melhor porque o país está na lama.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. No meu próximo carro vou por um 10w50 logo de cara, daí fico tranquilo quanto a isso. POde até consumir mais, mas o motor agradece.

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