quarta-feira, 3 de maio de 2017

O pequeno detalhe que derruba...

Primeiro dia, quatro horas depois de comprar a moto:


Por que isso aconteceu?

O autor do vídeo fala que nem ele sabe.

O "whiskey throttle" que ele fala não tem nada a ver com bebida.

É uma gíria em inglês para acelerar do jeito que ele acelerou.

Por que ele perdeu o controle de maneira tão bonita?

Várias possibilidades:

Não estar acostumado com a aceleração de uma moto nova mais potente que a anterior é uma delas.

Cera no pneu zero km é outro fator que causa derrapagens e tombos durante os primeiros 100 a 150 km.

O dia estava frio. Pneus derrapam com facilidade em dias frios — ainda mais se estiverem com cera. 

Estrear uma luva nova pode ser um fator contribuinte, elas não agarram muito bem.

Manoplas novas em folha podem estar escorregadias por serem... novas — podem ter sido enceradas na revisão de entrega.

Note que ele buzinou porque a mão dele escorregou e esbarrou no interruptor, então a mão dele não estava firme nos comandos.

E como observado pelo leitor Tiago Mesquita, a não adaptação à regulagem da embreagem, ou melhor, a não regulagem conforme sua preferência, pode ter contribuído também.

Cada um desses fatores pode ter influído, cada um deles poderia ter sido controlado, mas houve mais um fator complicador:

Ele tentou sair com o guidão esterçado.

Quando você arranca com o guidão esterçado, a moto tem dificuldade para ir em frente.

A roda traseira empurra a moto diretamente à frente, mas a roda dianteira esterçada freia esse movimento em linha reta.

Normalmente isso não é um problema — a força do motor é suficiente para movimentar a moto com o guidão esterçado.

Mas essa resistência ao movimento se somou à dificuldade de vencer o desnível da sarjeta.

Aí o novato acelera forte para compensar e, na hora em que a roda dianteira fica alinhada, a moto desembesta.

A moto arranca com mais vigor do que o piloto estava acostumado, o pneu encerado e frio patina, as mãos escorregam no comando... 

Foi o que aconteceu no vídeo e poderia acontecer contigo também.

Mas não agora que você ficou sabendo de mais esse macete.

Um abraço,

Jeff

26 comentários:

  1. Ele saiu da velocidade que não precisa de contra esterço e atingiu a velocidade que moto só faz curva no contra esterço. Quanto mais ele acelera, mais ele vai pro lado errado.

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    1. Olá, Fabio!
      Eu pensei no contra-esterço, mas a velocidade não me parece suficiente.

      Acredito que foi mesmo aquilo que eu falei na postagem.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Sei lá, parece mesmo que ela saiu de traseira e, quando endireitou, saiu desembestada pra frente... Se for isso, é algo bastante comum de acontecer com quem não tem experiência com motos maiores, não é? Normalmente as pequenas não nos dão esses sustos, elas perdoam mais as barbeiragens dos donos haha

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    3. Olá, Péricles!
      Certamente. Aquela moto, se não for a primeira dele, com certeza foi a primeira dessa cilindrada.
      Não estar acostumado com a potência e aceleração de uma moto de maior cilindrada é o que mais causa acidentes entre proprietários de motos de média cilindrada para cima.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. A embreagem da moto parecer que está alta ou ele não teve controle mesmo, ele segura muito a embreagem antes de largar completamente e quando faz isso a aceleração estava muito alta.

    Nas gringas a gente vê muito desses acidentes bobos de novatos pq existem pessoas lá que acabam de tirar carteira e compram a moto mais cara que podem e que se tratando de um país de primeiro mundo é uma moto acima de 600cc, ai que os acidentes bobos acontecem...

    Nesse caso do vídeo não podemos tentar justificar o acidente dele culpando a moto, a cilindrada, o pneu, a pista e etc... O único culpado foi o piloto inexperiente mesmo!!

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    1. Olá, Tiago!
      Bem observado, eu não tinha reparado na embreagem, é um ponto que vale lembrar, acrescentarei à postagem!
      E de fato, começar a pilotar com uma moto acima de 125 / 150 é dar dinheiro de mão beijada para as concessionárias consertarem os estragos.

      Nas pequenas também têm de fazer o mesmo, mas proporcionalmente os estragos costumam ser menores e os reparos mais baratos.

      Um abraço,
      Jeff

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    2. Jeff, eu tô curtindo muito seu blog. As dicas e assuntos tratados aqui são excelentes!! Até nesse tema eu queria sugerir uns posts estudando o motivo de acidentes, tipo capotamento, trava de freio em curva, a própria chicoteada que foi comentada... Desculpe se já tiver algo assim, é que não tive tempo de ler tudo, mas estou lendo na hora do almoço. Obrigado!

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    3. Obrigado, Tiago!
      Para facilitar sua pesquisa, no lado direito do blog existe uma lista de postagens classificadas por temas. Então o capotamento na hora de aplicar o freio dianteiro você possivelmente encontrará na aba Frenagem, o outro assunto na aba Curvas, a chicotada na aba Shimmy.
      Outra maneira de pesquisar é digitar o assunto na frente do endereço do blog
      Por exemplo, digitar "www.minhaprimeiramoto.blogspot.com garupa" (sem as aspas) resulta em várias páginas do blog.
      São 1058 postagens, provavelmente você encontrará o assunto abordado algum dia, mas caso não encontre é só falar que poderá render uma nova postagem se eu tiver algum conhecimento do assunto.
      Obrigado por acompanhar o blog, e um abraço,
      Jeff

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    4. Esqueci de dizer, essa aba do lado direito só aparece na tela grande de um PC.

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    5. Segundo os comentários de gente perguntando que moto era aquela, aquela moto é uma 125cc, e não uma de 600 pra cima (pelo que vi gente comentando é um modelo comum no Reino Unido, por exemplo).

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    6. Realmente, pesquisando aqui parece ser essa 125 mesmo...

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  3. Comigo quase aconteceu algo parecido a alguns anos atrás, pois fui sair de um posto de gasolina em uma esquina, acelerando mais forte que o normal, fazendo uma curva a direita para entrar na via principal e quase fui parar do outro lado na contramão... Desacelerei a moto e recuperei o controle, voltando a posição correta. A tendência da moto na aceleração forte é ir pra frente, independente de você estar com o guidão virado para algum lado. A velocidade do sujeito no vídeo é ultra baixa e apenas a força do motor excessiva empurrou a moto para a frente, ele se enrolou e bateu do outro lado.
    Moto é sempre sinistro, cheia de surpresas.
    Deve ser por isso que admiramos e amamos moto.
    Abração.

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    1. Olá, José Carlos!
      Motos são traiçoeiras e têm vontade própria. Já dizia o seu Soichiro, "motos têm alma"...
      Por isso que sempre me preocupo em alertar a moçada começando sobre essa característica das motos.
      Está na pauta uma postagem (outra) sobre "tank slapping", estou à caça de um bom vídeo sobre isso que não seja parte de uma coletânea.
      A chicotada ocorre quando a roda dianteira fica louca e começa a bater de um lado para outro que nem roda de carrinho de supermercado.
      Aliás, a Física da coisa é a mesma.
      Mas o pessoal nem imagina que isso possa acontecer quando o peso da roda dianteira é aliviado — o que é muito frequente em motos de alta potência — e, como se já não bastasse isso,..

      Ainda caem (literalmente) na besteira de empinar a moto. Na hora em que a roda volta para o chão, veem a moto agir que nem uma louca e bootam a culpa no Sobrenatural de Almeida.
      Vamos ver se consigo fazer mais essa...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. eu moro em uma descia(ou seria subida?) e tem uma coisa que nunca faço é parar a moto de um jeito que ela fique com o pesinho, descer pra fechar o portão, ja subir nela e sair descendo. Sempre da merda rs como a motoca tem que ficar um pouco pra cima pra conseguir ficar no pesinho quando vou virar descendo fico completamente sem pé(tenho 1,70) a motoca sempre vira com tudo pro lado tentando tombar, tem que ter sangue frio e agilidade pra endireitar ela sem medo, no caso sem abrir o pernao porque se abrir é chao kkk
      lembrando que o pior é voce nao cair porque se vc segurar vai ficar la com os "guevos" em um situacao bem dolorosa sem pé, sem força e sem jeito pra endireitar ela kkk

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    3. E ainda corre o risco de torcer o tornozelo ou pior, estirar a coxa.
      Dói, viu?
      Dói demais.
      E essa não foi amigo que contou não, foi experiência dolorosa própria mesmo.
      E quanto maior o peso da moto, maior a dificuldade para segurar a danada.
      Um abraço,
      Jeff

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    4. da ultima vez que me aconteceu eu percebi que não sou mais tao jovem assim, só não larguei a nega pq a minha outra nega(esposa) estava na garupa, segurei o máximo que podia e por sorte o vizinho me socorreu a tempo, só consegui acerta-la pulando da motoca com o vizinho segurando. Depois a patroa ficou enchendo afinal, los huevitos no estaban bien kkk

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    5. Que trauma... duplo.

      Segurar a moto sozinha já é difícil, imagino com garupa... não é para os fracos.

      Um abraço,
      Jeff

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  4. Pessoal, eu li os comentários no vídeo com gente perguntando que moto é aquela e vi responderem que essa moto acidentada no vídeo não é uma "grande" nem nada disso, sendo na verdade "apenas" uma motoca de 125cc (teve até gente tirando sarro de que ele deveria ter comprado uma Scooter), apesar das aparecia de algo maior...

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  5. Achei o modelo da moto: é uma CBR125, de 125cc.

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    1. Olá, Pedro!
      Eu tive a impressão de que poderia ser uma grande porque o tanque dela cresceu na tela na hora em que ela subiu no muro.
      Mas ouvindo o ronquinho, deve ser mesmo uma pequena cilindrada, e leve para ter ficado em pé naquele momento.
      Então deve ser mesmo a primeira moto do rapaz...
      Mas todo mundo corre o risco de se atrapalhar com os comandos de uma nova moto na hora em que muda de categoria, então os alertas continuam válidos.
      Obrigado por descobrir o modelo e contribuir com essa informação, e um abraço,
      Jeff

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  6. Já vi que ia dar merda no começo do vídeo quando ele vai descendo com a motoca com a embreagem acionada no neutro, ai ele tenta dar a partida com o guidão todo virado pra direita só que assim não da pra apertar o botão depois dai só piora rs
    Sobre a parte da mão dele escorregar Jeff um amigo me contou que quando acontece essas situações de pânico ate com as setas ele brinca kkk faz tudo menos parar de acelerar(que seria o obvio)

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    1. Esses nossos amigos pilotam muito mal... ;)
      O meu amigo vive buzinando na hora de acionar a seta...
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Sem pânico... sou zen.
      Quero dizer, ele.
      Até mais,
      Eu de novo

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    3. kkk me lembrou ontem de manha
      chuva, eu todo embalado parei na padoca coloquei tudo na sacola fechei e prendi na alça do capacete, fui parar no mercado senhorinha atravessando a rua tal kkkk quando fui sair da motoca a sacola com os pães acionou a buzina e a senhorinha quase que arremessa as sacolas tudo rs e eu como ótimo ser humano quase chorei(de dó claro rs), depois fiquei pensando na situação engraçada a velhinha atravessou sem atenção mas os pão mandou o recado pra ela abrir o olho kkk

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    4. Eita pãozinho esperto!
      Me passa o endereço dessa padoca aí!
      Não é todo dia que a gente encontra sacola de pãozinho praticante de pilotagem defensiva!
      Abração,
      Jeff

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