sábado, 19 de novembro de 2016

Um mecânico competente falando sobre o nível de óleo da moto

Até que enfim um mecânico profissional de verdade falando de maneira competente sobre o nível de óleo da moto!

Obrigado, Deivisson, por enviar este vídeo!

É assim que se faz, quero dizer, é quase exatamente assim que se faz!

Coloca a quantidade, liga o motor, mede conforme o manual e completa o óleo...

Sempre é necessário um adicional que não é dito no manual por conveniência e interesse exclusivos dos fabricantes — vendem mais peças e mais motos mais rápido...

É muito bom ver um mecânico competente e que entende do assunto comentando e esclarecendo essa questão do nível de óleo das motos.

Só não fiquei 100% feliz porque ele entrou em contradição...

Aos 02:05 ele fala que vai deixar o nível de óleo no máximo, e aos 03:40 diz que vai deixar no mínimo...

Quero acreditar que ele se enganou aos 03:40 e falou mínimo querendo falar máximo...

Quero acreditar, preciso acreditar... porque deixar o óleo no mínimo é totalmente contrário ao que ele mesmo argumenta — e contrário ao manual que manda deixar no nível máximo.

Curiosidade:

A ktm sem óleo é montada e distribuída no Brasil pela dafra...

A mesma dafra que deixou faltar óleo nas Kansas e Speed, que deixa faltar óleo nas Apache e que deixa faltar óleo nas Horizon.

Mas esse macete de recomendar óleo insuficiente não é praticado apenas pela dafra.

honda, yamaha, suzuki, kawasaki, bmw, triumph, mvk... todas andam juntas de mãos dadas nessa prática.


Seja esperto, leia e faça o que está no manual do proprietário sem se deixar enrolar pela conversa de mecânicos desonestos e/ou ignorantes que não sabem ler e interpretar o que está escrito ali.

Não confie na quantidade de óleo colocada nas revisões das concessionárias...

Não se deixe enganar nem mesmo pelas mentiras contadas pelas próprias fabricantes...

Verifique o nível com o motor frio (a menos que seu manual determine a medição a quente) e complete conforme necessário.


A única pessoa que pode salvar o motor da sua moto é você mesmo.


Um abraço,

Jeff

12 comentários:

  1. Jeff, eu assisti esse vídeo de madrugada e venho assistindo outros vídeos dele a uns 2 meses. Ele se contradiz, por falta de atenção mesmo. Já aconteceu em outros vídeos. Ele fica filmando e explicando as coisas, mas tá prestando atenção em tudo que está acontecendo na oficina dele. Ai realmente ele dá um vacilo desses.

    Pela qualidade dos serviços dele, acredito que ele vai fazer realmente como disse: Deixar a moto com 2,2l ou 2,3l de óleo. Fora que o óleo que eles utilizam lá é o Motul, e acredito que devam seguir a viscosidade do manual. No próximo vídeo ele deve comentar algo. Vamos aguardar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!
      Obrigado pela informação!
      Eu me preocupei em destacar isso porque sei que aqueles mais fanáticos "1 litro é 1 litro porque é só isso que sei ler no manual" vão apontar esse detalhe...
      Mas o fato é que fiquei muito contente vendo o vídeo, até me animei a fazer uma postagem apesar da dor de dente...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Jeff, veja o que esse dono de oficina fala a respeito da KTM.

    https://m.youtube.com/watch?v=wbYb9NPVZ0g

    Ou seja, a Dafra já vem queimando o filme da KTM... Será que lá na Áustria, aceitariam isso?

    Obs.: Não precisa ver o vídeo todo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Allt!
      Obrigado pela indicação do vídeo, ele está nesta postagem, coincidiu que o Deivisson e você enviaram a dica, mas a sua ficou barrada na Moderação e não recebi aviso.
      Sobre a ktm lá na Áustria saber disso... bom, logo logo farão que nem a bmw, darão um merecido pé na bonda da dafra e começarão a montar motos por conta própria... se sobreviverem à queima do filme.
      Se não sobreviverem, é porque não supervisionaram ou foram coniventes com o "trabalho" da dafra, então será merecido...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. É isso msm Jeff... Agora uma coisa que não confio, é a medição pelo visor. Acredito que além do visor, deveria ter a vareta medidora. Acho que seria uma maneira dupla de medição.

      Talvez o visor para uma medição para o dia a dia e a vareta para uma medição mais minuciosa.

      Agora, se me permite, gostaria de sugerir duas postagens. Uma falando sobre completar o nível do óleo com marcas diferebtes, os cuidados e os riscos desse procedimento, e uma postagem sobre pilotagem, falando sobre como trocar a marcha caso o cabo de embreagem se rompa, como já aconteceu comigo e com certeza já aconteceu com vc.

      No mais, mando saudações ao blog, que acompanho desde o início, quando lá no fórum Dafra, vc disse que tava criando ele.

      Até mais...

      Excluir
    3. Olá, Allt!
      Obrigado por acompanhar o blog desde aquele tempo, outro dia vi uma de suas participações no fórum no tópico da quebra de quadros da Kansas!
      Justamente Kansas e Speed, kasinski Flash e Green Sport têm vareta e visor, e realmente há uma pequena diferença entre as medições.
      Concordo contigo quanto à precisão, a vareta é mais precisa porque elimina o erro de paralaxe (ângulo de visão do observador).
      Para a medição de nível ser precisa, a pessoa precisaria estar com os olhos em posição horizontal em relação ao visor para que o ângulo de visada (paralaxe) não induza a uma medição falsa.
      Mas a precisão necessária para o nível não é assim tão exigente (o erro ficará na casa das dezenas de mililitros, quando o problema aparece com a falta de centenas de mililitros), então a medição via visor é suficiente.
      Sobre marcas diferentes, existe o risco de uma eventual incompatibilidade química entre aditivos de um fabricante e outro. Mas em todos esses anos fui obrigado muitas vezes a desrespeitar esse preceito, e nunca notei qualquer problema. Entre arriscar misturar marcas diferentes (não tipos diferentes) e deixar faltar óleo, certamente a falta será mais prejudicial em curtíssimo prazo.
      Sobre queda de cabo de embreagem, só aconteceu comigo e várias vezes na minha primeira moto. Lembro vagamente de ser necessário trocar as marchas acelerando com mais intensidade para que a rotação do motor mais ou menos coincidisse com a rotação do câmbio na outra marcha, mas é o tipo de coisa que só se aprende na prática, não sei como ensinar isso com palavras... depende de vivência com a moto e conhecimento do funcionamento básico de motores, algo que só aprende com o tempo.
      Caso queira dar uma descrição de sua experiência, fique à vontade que eu publico.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  3. Jeff,eu ía postar quase o mesmo que o Marcelo diz.
    Vi um vídeo deste mecãnico no qual ele recomenda medir sempre o óleo com a vareta rosqueada,frisando que esta é a maneira correta e colocando em erro todos que fazem diferente.Quase baixei o vídeo,mas era de 30 min e não quis mostrar a voce,achei desnecessário.
    tem um mcara bom,aí de são paulo,FURLANI,canal no Youtube.Ele fala quase a mesma coisa que voce diz,se quiser,dê uma olhada para conferir.
    Aquele abraço,man!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedra!
      Esse negócio de "medir sempre com a vareta rosqueada" é muito sério, porque é errado! Dará uma leitura falsa de nível suficiente...
      Somente é válido se o fabricante recomendar dessa maneira, e só conheço a triumph usando esse sistema. Será que ele estava falando de uma triumph?
      Se você lembrar que vídeo é esse eu agradeço, poderá render uma postagem.
      Obrigado, e um abraço,
      Jeff

      Excluir
  4. Olá Jeff. Em um último email que lhe enviei, apontei a minha satisfação em ler as postagens e também em ler os comentários, aqui é um ótimo exemplo disso pois são ótimos comentários ( construtivos, participativos e do bem) que geram mais uma excelente postagem.
    Cuide de sua saúde, veja este dente (só dói quem tem dente... rs...) e te desejo melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual deles? Hahahaha...
      Como diz o Deadpool, "risada falsa para não mostrar a dor"...
      Considero as melhores postagens do blog aquelas que resultaram da colaboração direta de leitores, até mesmo de quem entrou só para criticar.
      Obrigado pelo apoio!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  5. Poxa, lembrei do Jeff da Kansas no fórum mais Dafra questionando o manual do fabricante. A Yamaha também tem a polêmica de recomendar trocar de óleo mineral a cada 5mil km na xtz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maurício!
      Que bom que alguém leu o que escrevi lá no fórum!
      Eles passaram a recomendar 5 mil km para todas as motos, deviam estar incomodando o mercado com a fama de motos duráveis. Ou então se cansaram de vender pouca peça de reposição...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir