terça-feira, 8 de novembro de 2016

Lições de vida

Tudo que está neste vídeo se aplica também a motos.

Aliás, tem ótimos exemplos de erros cometidos por motociclistas...



1) Pneus carecas furam com mais facilidade e perdem aderência no asfalto molhado.

Carros vão parar no acostamento, mas motocicletas derrubam seus ocupantes no meio do trânsito.

2) Esse acidente da moto é exemplar por três motivos:

a) O piloto não manteve uma distância prudente do carro à frente. 

b) O piloto não previu que o caminhão entrando na via iria obrigar o motorista do carro a frear ou mudar para a faixa central — ele não antencipou a encrenca, não usou a visão além do alcance.

c) O piloto tentou ultrapassar o carro pela direita, se colocando no ponto cego de visão dos espelhos do motorista.

Sob todos os aspectos, o motociclista se enfiou na goela do lobo de boa vontade.

Perdeu a moto, mas pelo menos teve a sorte de escapar inteiro. 

3) Obra mal sinalizada após a curva... 

Sempre conte com essa possibilidade, nunca entre em uma curva sem prever que algo logo depois dela poderá te obrigar a mudar de faixa ou frear repentinamente.

Em uma situação dessas, a moto tem a vantagem de poder passar entre os cones — poderá ser a coisa mais segura a fazer.

Cones pequenos são de borracha e são leves, dificilmente irão derrubar a moto. 

Já aqueles cilindros grandes são cheios de água, são extremamente pesados. 

Capriche na pontaria no domínio da moto — para isso que serve o treinamento de slalom e frenagens de emergência feito naquelas manhãs de domingo.

4) Notou no motociclista colado no ônibus logo no começo?

Ele está aproveitando o vácuo para economizar gasolina e viajar mais rápido do que a potência do motor da moto permite.

Provavelmente aquele motociclista do acidente também quis aproveitar o vácuo gerado pelo carro...

E esse é o grande problema, se acontece algum imprevisto para o veículo na frente da moto, o motociclista só tem tempo de dizer ui.

Quanto ao acidente do carro, é basicamente idêntico ao da moto, tentar forçar uma ultrapassagem na pista da esquerda, ignorando que o carro à frente não tem como sair dali.

Tem muito condutor burro que nem esse solto por aí.

5) Dormir ao guidão é mais comum do que se imagina. Comento isso nesta postagem e nesta outra aqui.

6) Não é só pneu careca que derruba motociclistas na chuva. 

A tentativa de passar por pequenos alagamentos em alta velocidade é suficiente para interromper o contato dos pneus com o solo, e aí você assume o guidão de um jetski sem flutuador e sem comando...

Tem uma postagem sobre aquaplanagem logo no início do blog.

7) Acidentes no acostamento sempre fazem curiosos diminuírem a velocidade, causando engavetamentos.

A única coisa que poderá te salvar de ser imprensado pelos outros carros é:

Preveja que o engavetamento irá acontecer e buscar proteção nas outras faixas antes que a encrenca aconteça.

Nuca fique parado atrás da fila, procure o corredor, fuja do perigo, mas pelo amor de Deus, não vacile, não fique esperando ser atropelado.

8) E fechamos novamente com mais uma obra mal sinalizada.

Os operários não tinham como iniciar a sinalização mais cedo por conta da saída lateral.

Eles não precisavam interditar totalmente a faixa, e o motorista teve medo de passar por cima dos cones.

Deu no que deu. 

Você em sua moto, se estivessem no lugar daquele Chevette, deveria analisar o que ofereceria menor risco, mudar de faixa ou tentar passar entre os cones, mesmo com risco de derrubar alguns deles.

Fique sempre consciente dos motoristas ao seu redor, principalmente àqueles que fazem ultrapassagens pela direita para não se envolver em uma colisão lateral como nesse caso.

Todas essas são situações muito comuns, basicamente as principais causas de acidentes em vias expressas com separação de pistas.

Situações extremamente fáceis de evitar e que certamente te pouparão muita dor de cabeça.

E em outras partes do corpo também.

Um abraço,

Jeff

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