sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O problema gravíssimo dos vídeos de dicas da internet

Dicas e procedimentos de troca do óleo veiculados na internet são na maioria das vezes bem intencionados...

Infelizmente, também na imensa maioria das vezes trazem mais prejuízo (e risco de vida) do que qualquer vantagem prática.

Veja este vídeo curtinho sobre a troca do óleo de motos do tipo yamaha (mas aplicável a qualquer moto com radiador de óleo):



O autor destaca os pontos que ele considera principais — soltar os tubos que conectam o cárter ao radiador de óleo, limpar os alojamentos do filtro, prestar atenção à posição correta de instalação do filtro, e enfatiza a colocação da quantidade gravada na carcaça.

Para começar, o autor do vídeo gasta um bom tempo mostrando um inútil "teste de viscosidade" do óleo contaminado com os dedos.

Ele não sabe que o contato frequente com óleo usado causa câncer de pele.

A principal recomendação do autor do vídeo — soltar os tubos entre o cárter e o radiador a fim de eliminar totalmente os restos de óleo velho — é causadora potencial de um problema extremamente grave:
Imagem: Comentários no próprio vídeo.

Aí você me pergunta:

O-rings? O que são O-rings?

O-rings são aneizinhos de borracha que fazem a vedação entre os tubos e a carcaça do motor.
Imagem: http://www.gaxetas.com.br/content/produtos/Categoria.aspx?id=23

Ao serem instalados, eles se deformam para se adaptar e vedar perfeitamente a conexão.

Poderão não vedar perfeitamente se forem reinstalados — daí a recomendação de serem trocados por novos todas as vezes que forem removidos.
Imagem: http://www.gaxetas.com.br/content/produtos/Categoria.aspx?id=23

Um pequeno vazamento por esses O-rings poderá não ser percebido porque irá acontecer somente com o motor em funcionamento.

Além disso, existe outro risco ainda mais grave:

O-rings são pretos e muita gente nem imagina que existem.

Não são colados — não podem ser colados — mas apenas encaixados nas conexões como se fossem arruelas.

Ao soltar os tubos para drenar completamente o óleo, os O-rings pretos irão cair e desaparecer no meio do óleo usado preto que será descartado.

Na hora da montagem o proprietário leigo, o mexânico experiente e o mecânico distraído irão se esquecer desses dois pequenos detalhes e parafusar os tubos sem os anéis de vedação.

Com a vibração do motor não amortecida pela borracha, os parafusos irão se afrouxar e permitir o vazamento de todo o óleo bombeado até o cárter ficar completamente seco.

Todo parafuso que você solta em uma moto correrá o risco de se afrouxar, então quanto menos você mexer onde não deve, menos riscos você correrá.

Até mesmo os parafusos do filtro de óleo — e é por isso que critiquei o procedimento do manual da yamaha que pede a remoção de um parafuso que potencialmente só trará problemas.
Não é troca, é vazamento por erro de montagem.

Que o diga minha amiga WD±40 carioca, que descobriu a мороженое que fizeram na sua Teneré depois de rodar 20 km com a moto perdendo óleo graças a essas artimanhas praticadas por mecânicos — mecânicos de uma oficina de confiança.

Se o óleo tivesse ficado no caminho da roda traseira, minha amiga teria caído no meio do trânsito pesado da avenida Brasil no Rio de Janeiro na hora do rush.

Felizmente ela não caiu e pôde ir cobrar a demissão do infeliz que praticou essa barbárie com a moto dela, e pôde divulgar o acontecido.

Assim mais pessoas não passarão por um perrengue potencialmente mortal desses causado por uma besteira como essa.

Senão, a gente só leria a notícia nos jornais:
Reportagem: http://www.midiamax.com.br/transito/sofre-queda-moto-morre-ser-atropelado-br-163-321207

Algo mais ou menos assim, só que com carros, ônibus e carretas por todos os lados:


окра, você está tão preocupado assim com a eliminação do resto de óleo velho?

Bota 1 litro de óleo novo sem soltar os tubos, liga o motor, faz o óleo circular para retirar o velho do radiador, escoa esse óleo de limpeza e reabastece com o óleo definitivo e faz o procedimento certo até atingir o nível correto...

Mas quer saber?

É o tipo de preciosismo desnecessário... dobra o custo dessa manutenção e traz uma vantagem não mensurável — eu não teria esse custo e trabalho adicional.

Quer ver uma solução ainda mais eficiente e prática?

Troque o óleo com metade dessa quilometragem absurda — ou até menos — para não ficar rodando com essa lama suja dentro do motor — isso sim aumentará de verdade sua vida útil.

Melhor gastar essas 20 merrecas do que fazer a burrada potencialmente fatal de instalar os tubos sem O-rings ou com os O-rings permitindo vazamento — ou rodar longos 5 mil km com óleo totalmente contaminado agindo como uma lixa dentro do seu motor.

Vou finalizar falando de mais um erro gravíssimo nosso velho conhecido e que consegue ser agravado por esse "tutorial".

Quem acompanha o blog já sabe que as montadoras recomendam uma quantidade suficiente apenas para atingir (quando atinge) o nível mínimo de óleo.

Nem vou falar que todas mandam ligar e desligar o motor, conferir o nível e adicionar mais óleo para atingir a marca de máximo do visor ou vareta de medição.

Sem conferir corretamente o nível de óleo após a troca, todo mundo começa rodando já com menos óleo do que deveria.

Mas fazendo apenas o que ele recomenda fazer no vídeo, a quantidade gravada NUNCA chegará sequer ao nível mínimo...

A intenção louvável de evitar a mistura do resto de óleo velho, feita com a maior das boas intenções, acaba resultando na diminuição da vida útil do motor e em risco à vida do(s) ocupante(s) da motocicleta e outros condutores.

Esse é um dos motivos que me deixam desalentado com o povo deste país... ainda mais a moçada cujo smartphone é mais smart que o proprietário.

Escolhi esse vídeo por ser curto, mas estou cansado de ver "tutoriais detalhados" de troca de óleo "conforme o manual", todos repetindo erros como estes apontados aqui.

Por incrível que pareça, os únicos tutoriais de troca do óleo que encontrei até agora feitos por brasileiros recomendando o procedimento correto de ligar e desligar o motor para conferir o nível após a troca foram o do Jaislan — que peca por outros motivos — e o vídeo do nosso leitor Takashi, ambos publicados neste blog.

O mais triste é constatar que aquelas outras dezenas de vídeos feitos por pessoas sem nenhum ou muito pouco conhecimento técnico recebem joinhas aos milhares e são compartilhados entre amigos.

Enquanto postagens como esta com textão e exigindo interpretação e raciocínio, bah, muito longa, nem li.

E assim caminha a humanidade.

Um abraço triste,

Jeff

31 comentários:

  1. que post lixo é esse? Fizeram especificamente para dar hate no vídeo do cara? por que sinceramente, não faz sentido expor um youtuber dessa forma com essas acusações, se isso fosse uma crítica construtiva vcs estariam apenas falando dos problemas com os vídeos, mas ao invés disso vcs pegaram um vídeo especifico de um cara para expor ele e falar mal ao seu bel prazer, isso é ridículo, é coisa de quem não tem o que postar, dai apela pra o hate, e vai falar mal de um vídeo, prestem mais atenção no que estão fazendo, e postem algo com um conteúdo de verdade, por que esse post aqui ta uma bela e grande bosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, não prego ódio (hate) para ninguém. Apenas denuncio o que está errado.
      Como está dito no texto, esse vídeo é um exemplo de muitos outros que recomendam o mesmo procedimento que é potencialmente perigoso.
      Há talvez uma centena de vídeos errados na internet. Não tenho como ficar corrigindo os erros de todo mundo, faço o que está ao meu alcance no meu blog.
      Hoje é modinha dizer que os outros pregam "hate" e dizer que determinada postagem é uma bosta. Seu comentário certamente mereceria ser chamado de magnífico, né?
      Não vou responder no mesmo nível mal criado que você.
      Aprenda a não passar vergonha fazendo comentários como esse.
      Faça algo útil, tipo apontar onde estão os erros na minha postagem.
      Mais fácil dizer que é bosta, né?
      Essa á a diferença entre nós, eu posto conteúdo e você fala em bosta.
      Passar bem,
      Jefferson

      Excluir
    2. Raposao da dora aventureira só vem criar descordia kkkk se o cara postou tem que aguentar a critica sobre seus proprios erros.

      Excluir
    3. O youtuber já se expõe por conta própria. E o Jeff tem razão, num desses vídeos fui estimulado a descer o óleo do radiador da minha Fazer 250. Montei os tubos de volta com os mesmos o-rings e parece que começou a merejar um oleozinho por ali...

      Excluir
    4. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
      O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

      Excluir
    5. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
      O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

      Excluir
    6. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a estes dois comentários foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  2. Boa e ótima postagem Jeff, corajosa, grandiosa, relevante, fidedigna e construtiva.
    Os cães ladram e a Caravana segue o caminho.
    Parabéns, que Deus sempre te abençõe e a todos os seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José!
      Comentários cheios de ódio criticando quem, apenas no entendimento deles, "odeia"...
      Chegaria até a ser engraçado, se não fosse o retrato de toda uma geração que não analisa, apenas critica os outros sem aplicar o mesmo rigor de critério em si mesmos. "Com a mesma medida que julgardes, vós também sereis julgados".
      Estou cada vez mais cansado dessas querelas.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
      O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

      Excluir
    3. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a este comentário foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  3. Fala Jeff! Só pra sua informação eu fiz um curso de mecânica de autos e motos. Embora on-line foram de grande valia para aprender o b a bá da mecânica. Consigo fazer alguns procedimentos básicos em casa até onde minhas ferramentas permitem. Sobre a questão do óleo, sou muito mente aberta e como disse vou trocar meu óleo na metade de quilometragem indicada seguindo a lógica do uso severo. Embora nas motos a velocidade média seja maior do que nos carros não sei se realmente a troca na metade do prazo será benéfica ou se será só um placebo. De qualquer foram farei o experimento. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Takashi!
      Nada como o conhecimento técnico para poder analisar as coisas com objetividade como você fez no seu vídeo!.
      Placebo eu garanto que não é. Basta ver o estado em que o óleo mineral sai do motor de uma moto arrefecida a ar após rodar 3 mil ou 5 mil km, a quantidade de contaminantes sólidos formando uma lama fina no fundo do recipiente de coleta é visível a olho nu.
      E os critérios para reduzir a quilometragem também são dados pelos próprios fabricantes, mas da maneira obtusa tradicional feita para que somente bons entendedores entendam.
      É aquela estória do "se as condições forem severas", e o trânsito urbano é uma condição severa.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Essas quilometragens sao tao abusivas que quando vejo voces recomendando trocar na metade pra min essa metade seria a recomendada e olhe la ainda...

      Excluir
    3. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
      O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

      Excluir
    4. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a este comentário foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  4. Ah sim, esqueci o que ia comentar. Se nas motos tivesse um horímetro assim como nas aeronaves, o meu uso total em horas durante os 3 mil km seriam de aproximadamente 60 horas pois faço 50km todos os dias em 1h (30 min na ida e 30 min na volta). Então acho que 60h é um valor até baixo levando em consideração o meu uso da motocicleta. Talvez para outros usuários essa não seja a mesma realidade, então o melhor é seguir a lógica e o bom senso.

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia do cancer hein, E eu brincando com a treta e achando que tava suave kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
      O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

      Excluir
    2. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a este comentário foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  6. Pô,Jeff;vai ficar cansado não! A gente não vai deixar!rsrsrsr
    E por acaso não é pra isso também que o blog existe?
    Além do mais voce não se pertence mais;agora voce é a nossa voz e não abrimos mão de voce!
    E outra,se eles têm liberdade pra falar M$&%,porque voce não teria a mesmma libredade para ensinar o correto?
    Nem sempre queremos escrever,pois pra nós é opcional,mas pra voce é quase uma responsabilidade!E queremos masi sim,e quanto mais eles lerem,mais gente vai saber e mudar para melhor ;e isto graças a voce.
    Vou parar porque tá ficando meloso demais;tô até parecendo uma tiete! Eu hein!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!
      Obrigado pelo apoio, Pedra!
      Fosse só por mim e pela consideração aos leitores, continuaria postando para sempre... mas é a máquina que está pedindo retífica e eu venho adiando há anos.
      O motor vai ficando cansado e chega uma hora em que pifa de vez... então não se pode mais usar no limite como antigamente, precisa respeitar o cansaço para não ficar no meio da estrada.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
      O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

      Excluir
    3. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a este comentário foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  7. Pois é o cara me expôs dessa forma um blogs sem noção doido pra leva um processo pq pegou um video meu , me expôs dessa forma sem minha ciência !
    O cara vem fala que toca no óleo da câncer ... ok , coca-cola , carne vermelha , álcool , fumo e etc ... em fim , sobre origns se deve troca quando vazar isso para nao gasta em vão , tendo em vista que minha moto esta com 95 mil km rodados e com os origns originais ... e ai onde esta a obrigatoriedade de troca mesmo ? sem necessidade so pq o manual manda ? na minha moto mando eu ... manda troca com 5 mil km o oleo eu troco com 3 e ai ? so pra frisa meu motor é stande nunca foi aberto ok ! perfeito estado até os disco de embreagem originais ,... ai tu pega um video meu e me expôs dessa forma me tirando como um babaca ? ok ! só cuidado com o processo nas costa ok !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a este comentário foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
    2. Caro Rengaf 2 rodas:
      A resposta a este comentário foi publicada na postagem de 02/12.
      Saudações,
      Jefferson

      Excluir
  8. Jeff...

    Vc esqueceu de citar que esgotando toda a tubulação, e o radiador do óleo, quando abastecido o motor com o óleo novo, na primeira partida que der no motor, levará muito mais tempo até que o óleo do cárter chegue às partes do motor.

    Porque precisará encher além do filtro, o radiador de óleo, que agora encontra-se vazio.

    Pode parecer irrelevante esse tempo, mais que a longo prazo, pode trazer muitos prejuízos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por lembrar, Allt!
      Aproveitei para mencionar isso na postagem de hoje em resposta ao autor do vídeo.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  9. Alô,Jeff; o Furlani mencionou o seu blog no Youtube,num dos vídeos resposta dele!!Táqui o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=DWHqZtjjVHQ
    A partir do minuto 8:09 ! heheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedra!
      Obrigado por avisar!
      Ele citou, mas não fez nenhum comentário... uma pena.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir