quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O primeiro acidente que quase foi o último

Este é um daqueles vídeos que a gente só consegue ver porque o piloto sobreviveu para contar a história.


Mas por muito pouco as imagens teriam se perdido para sempre...

Nas palavras do piloto do vídeo:
Este é um "primeiro acidente" típico de novatos. 

E eu chamo de novato quem tem menos de um ano de pilotagem, ou menos de seis meses com uma cilindrada muito maior que a anterior.

O novato está entusiasmado com a moto, faz a primeira viagem e aí chega a hora de enfrentar uma curva que ele nunca encontrou dentro da cidade.

Ou com uma moto dessa potência e peso.

A curva fechada era amplamente sinalizada por várias placas de curva acentuada à direita, sonorizadores...

... — aquelas costelinhas no asfalto são um alerta bem perceptível visual, sonoro e vibracional para enfatizar a importância de reduzir a velocidade...

E mesmo assim ele estava a quase 100 km/h em um trecho com velocidade máxima de 40 km/h...


A sinalização viária existe para alertar os condutores sobre uma curva perigosa, uma travessia de pedestres, irregularidades na pista... alguma situação que será difícil de enfrentar em alta velocidade.

Se você está em uma rodovia e encontra uma placa reduzindo subitamente a velocidade, pode acreditar que a curva ali na frente não é uma curva comum.


Um limite de velocidade baixo indica a existência de um grande risco à frente. 

Ignorar a sinalização é uma atitude que pode resultar em grandes prejuízos para você e sua moto.

Quanto mais enfática a sinalização, pior será a encrenca.

Infelizmente, o pessoal só respeita radar e lombada, e ainda assim nem tanto quanto deveriam — quem tem grana para jogar fora não está nem aí com multa, sabe que não irá para a cadeia nem que mate alguém. Brasil.

Você vê a repetição daquele acidente aí de cima neste vídeo de uma queda na Curva da Onça da via Anchieta:

A Curva da Onça fica na descida da serra e é a curva mais fechada de toda a via Anchieta, que liga a capital ao litoral de SP.

E ela tem esse nome porque fecha subitamente no meio da curva e a onça te abraça — do lado de fora da mureta tem um abismo de uns 300 metros.
Imagem: google maps

Provavelmente é a curva mais traiçoeira do Brasil em uma rodovia de grande fluxo de veículos.

Todo o trecho da serra é sinalizado e monitorado por radares com limite de 60 km/h.

Os valores de velocidade indicados pela sinalização, placas, faixas, sonorizadores, radares permitem fazer essa curva e a imensa maioria das curvas com boa margem de segurança. 

Jogar essa margem fora é a causa da imensa maioria dos acidentes de motocicletas, automóveis e caminhões em rodovias.

Uma das causas é pilotar tão rápido que não dá para visualizar as placas... 

Esta é outra descida de serra, na rodovia Mogi-Bertioga:


Você não viu placa nenhuma, né?

Nem os pilotos.

Mas acredite, a sinalização está lá.

Se você estiver tão rápido que nem consegue ver as placas, tenha certeza de que alguma coisa vai dar errado.

O leitor José Carlos Aires observou que no vídeo da postagem de ontem o piloto perdeu o controle a 134 km/h em uma rodovia sinalizada para 60 km/h.

Alta velocidade é adrenalina, mas excesso de adrenalina quase sempre mata.

Um abraço,

Jeff

12 comentários:

  1. Olá, Jeff. Quero fazer um comentário não relacionado com a postagem, mas extremamente importante. Me safei de uma boa agora há pouco, 15 minutos atrás, voltando pra casa, apenas por estar atento a possíveis encrencas e mantendo boa margem de segurança, paranóia que tenho aperfeiçoado acompanhando seu blog. Hahaha
    Fato é que vinha pela avenida, acompanhando o fluxo normal do trânsito pela direita quando acabo ficando atrás de um caminhão, mas daqueles caindo aos pedaços, que eu nem sei como ainda consegue licenciar todo ano (Brasil né), quando me lembrei que caminhões, principalmente velhos, costumam deixar lembranças para trás por onde passam. Por isso mantive uma distância maior e fui pra faixa da esquerda. NÃO DEU OUTRA! A #$$@&* do caminhão soltou uma vareta, provavelmente aqueles estribos de madeira que ficam no baú,que veio pipocando para trás, onde EU estaria, com minha esposa na garupa! Tamanha irresponsabilidade criminosa da empresa transportadora. Não deu pra parar pra ver se isso atingiu outro veículo, mas deve ter dado pelo menos um susto em alguém. De moto, seria bem mais que um susto. Por isso vim aqui, pra agradecer o serviço de utilidade pública que você vem prestando, nos mantendo em alerta diariamente para os perigos e macetes do trânsito, e que sirva de alerta para outros leitores que te acompanham, desenvolvam sua visão além do alcance!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Péricles!
      Fico extremamente feliz que você e sua esposa tenham se livrado de um possível acidente por conta de uma dica daqui do blog!
      Muito obrigado pelo seu depoimento, vou transformar em postagem!
      Saber disso me deixa com a certeza de que as muitas horas de prazer que tive ao escrever as postagens cumpriram seu objetivo, alertar para que motociclistas não se envolvam em acidentes causados pelas armadilhas do trânsito e por falta de conhecimentos básicos de manutenção e mecânica!
      Ser paranóico tem suas vantagens... hehehehe
      Forte abraço!
      Jeff

      Excluir
    2. até gente famosa acompanha o blog(ha) sempre atento Péricão!(já sou intimo)

      Excluir
    3. Jeff, e eu fico feliz em poder contribuir de alguma forma com seu trabalho, ajudando algum outro motociclista.
      E apesar do nome, pagode não é minha praia kkkk
      Abraços.

      Excluir
    4. Pagode? Que pagode?
      O único Péricles que eu conheço é aquele de Atenas, que usava o capacete que nem motoboy sem curso profissional... ei, isso me dá ideia para uma postagem...
      Um abraço, e mais uma vez obrigado pelo apoio e depoimento,
      Jeff

      Excluir
    5. ansioso pela matéria inspirada no Péricles

      Excluir
  2. precisa nem saber de tanta coisa, pra quem conhece se a curta é a 40 sabe que o bagulho é loco por mais que ela possa aparentar ser suave, pode ser que você passe mas vai ter um dia que ou você vai criar confiança vai estar rápido(80km já da merda) ou vai ter barro/óleo e vai acabar a historia mal. Essa situação parece desenhos animado o coiote se ferra 1 milhão de vezes mas só basta que uma tentativa de certo e mesmo assim o papa-léguas ta la brincando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papa-léguas é o único cara que conheço que consegue fazer curvas instantâneas de 90 graus. Moto não faz não...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. se for pra se preocupar assim acho melhor aquela parte em que ele cerra o a ponta da montanha pra ele cair no penhasco e o que cai é a montanha kkkkk

      Excluir
    3. Acho que no caso do Willy Coyote até a gravidade era um produto ACME.
      A plaquinha HELP!!! era a única coisa que não falhava na mão dele.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    4. ate me lembrei de um caso ai kkk

      http://noticias.band.uol.com.br/esquisito/noticia/100000786102/tunel-do-papa-leguas-e-coberto-para-evitar-acidentes-.html

      Excluir
    5. Que bizarro! Que maldade! Que irresponsabilidade! Que ideia genial!
      Não fosse a consequência perigosa da coisa, o cara mereceria os parabéns... acho que ele nunca pensou que alguém fosse realmente cair no truque mais velho dos desenhos animados...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir