quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Como NÃO funciona a garantia na Justiça

O que acontece se você abandona as revisões durante o período de garantia, e a moto estoura o motor?

Você dança, e dança bonito.

Caso seu motor estoure, você perderá a causa na Justiça mesmo que troque o óleo da moto por conta própria rigorosamente de acordo com a quilometragem.
Jurisprudência: http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/8068311/recurso-civel-71001629302-rs

E o pior:

Mesmo levando em todas as revisões na concessionária, isso não fará diferença — a garantia será negada e o prejuízo será todo seu.

A coisa funciona assim:

A Justiça se baseia em provas concretas.

Se você não apresentar documentos que provem que você fez alguma coisa, seu depoimento não terá valor.

Pelo menos, não terá o mesmo peso que a empresa, que apresentará a documentação interna deles.

Sua palavra não terá o mesmo peso porque você não terá comprovantes (notas fiscais) atestando a realização do serviço de troca e muito menos da reposição do óleo consumido no intervalo entre trocas.

Reposição que a montadora define como sendo de SUA responsabilidade no documento chamado Manual do Proprietário — responsabilidade sobre a qual não falam uma palavrinha sequer na hora de entregar a moto.

Sem comprovante da execução do serviço em suas mãos, para a Justiça será a mesma coisa que você não ter trocado nem completado nem reposto o óleo.

Não adianta você mostrar nota fiscal da compra do óleo e dizer que você mesmo trocou — comprar óleo não prova que ele foi trocado e nem que você realmente o colocou no cárter da sua moto.

Em dúvida, julga-se a favor do réu — no caso, a concessionária que você está tentando processar.

Não adianta dizer que o mecânico da esquina colocou ou trocou e não deu nota fiscal — nunca vi nota fiscal por serviço de troca de óleo feita fora de concessionária.

E se você providenciar a troca por conta própria sem saber do macete da quantidade recomendada insuficiente indicada pelos fabricantes, você mesmo estará sabotando o seu motor...

Além disso, você não emite comprovante fiscal de que colocou 200 ml de óleo para repor o consumo durante uma inspeção rotineira...

Mesmo que você leve a moto rigorosamente em todas as revisões da concessionária, mesmo que não abuse de sua moto, se o motor estourar por falta do óleo que A CONCESSIONÁRIA não colocou...

FOI VOCÊ quem não leu direito o manual, não conferiu o nível TODOS OS DIAS (ou a ridículos 50 km como manda a bmw) e a empresa sempre terá como cair fora do compromisso da garantia alegando que VOCÊ não cumpriu sua parte.

Qual parte?

Aquela que o manual diz que você precisa repor o óleo consumido... e repor o óleo é um ato que não tem como ser provado diante do juiz.

Essa defesa das montadoras e concessionárias cai como uma luva no caso daqueles espertinhos que colocam o mínimo do mínimo de óleo no seu motor fingindo que estão fazendo o melhor serviço recomendado pela fábrica. 

Não são todos, mas é muito mais gente do que seria de se esperar da parte de empresas sérias fiscalizando a qualidade de serviços de suas representantes. 

E você ainda terá de recorrer a eles para comprar as peças de reposição necessárias para consertar o seu motor.

Percebeu agora a sutileza do abastecimento e entrega da moto com o mínimo do mínimo de óleo?

A culpa pelos problemas do motor sempre recairá sobre você e você não terá como provar que a culpa foi deles. 

A prova escrita nos carimbos de revisão do manual do proprietário atestam que a empresa supostamente fez a parte dela de maneira correta enquanto a moto foi levada nas revisões da concessionária.

Apenas supostamente, porque a gente sabe que muitos se aproveitam da confiança dos proprietários e não fazem o que deviam, né?

E você NUNCA terá como provar que eles colocaram óleo a menos do que deveriam.

Sua única escapatória dessa letrinha não tão miúda do contrato (o cumprimento do prescrito no manual do proprietário faz parte do contrato de venda) — tão bem explorada pelos advogados das empresas — é ficar de olho na qualidade do serviço das concessionárias.

— Comprovar o nível de óleo assim que receber a moto da concessionária, já na entrega e em todas as revisões...

— Conferir novamente pela manhã com o motor frio, porque a medição dá uma diferença significativa em relação ao motor quente... a menos que o seu manual determine a medição a quente, como no caso das bmw, indian e harley.

— E repor o óleo faltante e o óleo consumido obedecendo todas as orientações do manual... 

... são sua única e verdadeira garantia de uma longa vida útil do motor — sem depender de um recurso a advogados e à Justiça que será negado.

Nem que você faça isso por você mesmo.

Contar com a garantia da concessionária? Resultado incerto.

Contar com o SAC da montadora? Duvidoso. Pergunte a quem telefonou para avisar o SAC da dafra que a quantidade da troca de óleo da Kansas estava errada.

Contar com o Ministério Público? Já tentei. É a sua palavra contra os advogados da empresa "responsável" e conceituada no mercado... 

Muita gente já se desiludiu com esse pessoal...
Reclamação: http://www.reclameaqui.com.br/13822553/triumph-motorcycles/recusa-de-garantia-de-motor-fundido-tiger-800-xc/

triumph, triumph... e honda, dafra, bmw e uma pá de empresas... quem as conhece que as compre... 

Acredite, muita gente já entrou na Justiça e não conseguiu nada além de ser condenado a arcar com o prejuízo e pagar as custas do processo.

Fique esperto e não caia nessa.

Cerifique-se de que estejam fazendo o correto nas revisões, e faça você mesmo o correto na sua moto se não estiver a fim de contar com a garantia, porque aí você garantirá que o motor não dará problema.

Pelos menos por problemas de superaquecimento, má lubrificação e cabeçote trincado.

Um abraço,

Jeff

8 comentários:

  1. a garantia só serve mesmo pra garantir outras coisas menos essa kkkk mas mesmo assim acho importante o período da garantia

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  2. Negócio é passar a filmar todos os detalhes, de todas as vezes em que completamos o nível de óleo da moto, pra tentar usar como prova na justiça se necessário, risos.
    Eu acho a garantia muito importante também, porém não me iludo com ela, e esse é o erro de boa parte dos felizes propriotários de veículos 0KM, principalmente com essa "mania" mais recente dos fabricantes, principalmente de carros, em dar 3, 5, 6 anos de garantia.

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    1. É bem por aí...
      A garantia é muito mais um instrumento de fidelidade forçada para a realização de caros serviços de oficina e venda de peças do que realmente seu significado original — uma proteção do direito do cliente.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. garantia pra min é só aquela no comecinho só por "garantia" kkk amigo meu comprou um golzinho g5 0 depois de um ano de uso motor ficou roxo ele levou na concessionaria que constatou a falha, eles informaram que a garantia cobria e que eles iriam entregar outro veiculo 0 km pra ele por volta de 1 mês só que iam deixar ele com o carro pra ele não ficar sem, rapaz como que a gente esgoelou aquele golzinho kkkk

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    3. Robson também pensei na questão de estar filmando mas teria muita coisa pra envolver, por exemplo você vai ter que provar por meio de uma data em algum local "publico" por exemplo quando começar um jornal e o cara falar "Boa noite 30 de setembro de 2016 são 21hrs" ai interruptamente você teria que fazer a revisão acho que só assim pra eles não reverterem a situacao.

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  3. Tenho uma história pra contar... A alguns anos uma cliente e amiga, comprou um Palio Zero Km na Concessionária Fiat, segundo ela, o carro era ótimo, silencioso, quando então foi fazer a primeira revisão... Eles não permitiram que ela acompanhasse o serviço, obrigando-a a aguardar em uma pequena sala com ar-condicionado, água, cafezinho, para a própria segurança, pois o local é perigoso... Qual não foi a surpresa dela ao sair da Concessionária e o veículo apresentar diversos barulhos na suspensão, que não existiam antes... Voltou na mesma reclamando muito, eles verificaram e ainda lhe cobraram algumas peças danificadas.
    Ela nunca mais voltou, não fez as outras revisões e está feliz com o carro até hoje.
    Eu também adquiri um Zero Km e nunca fiz revisão. Todas as manutenções feitas por mim mesmo, nos períodos corretos e nunca tive nenhum problema com o carro, comprado em 2008 e hoje com 87000 km rodados.
    Esse povo joga muito com o fator "medo, pavor e terror" e então "deitam e rolam".
    Abração.

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    1. É fato, José Carlos.
      Os desonestos se aproveitam do desconhecimento geral da população sobre mecânica, como demonstrado nesse caso da concessionária de automóveis.
      E fazem um hocus-pocus ainda maior em relação a motocicletas, que nada mais são do que bicicletas motorizadas, mas que as concessionárias tratam como se fosse tecnologia alienígena. Até motoristas que sabem alguma coisa de como funciona um motor de carro desaprendem quando o assunto é motocicleta, parece que existe uma barreira a tentar entender a simplicidade do mecanismo, e acabam acreditando caninamente em tudo que o pessoal da concessionária fala. Acreditam até em revisão gratuita...
      Não existe almoço grátis, alguém está pagando por ele sem perceber.
      Um abraço,
      Jeff

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    2. Parabéns Jose carro assim vira membro da família rs vizinho meu tem um gol bolinha 1.8 que pegou zero diz ate que quando morrer o caixão vai ser o golzinho kkkk
      Penso assim tambem Jeff alguém sempre tem que pagar a conta

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