segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Exemplos da vida real

Neste acidente ocorrido ontem, o piloto perdeu o controle e ninguém sabe dizer o porquê.

O que eu vejo nessa foto é uma moto esportiva com o cárter rompido, deixando um longo rastro de óleo, e o pneu traseiro totalmente encharcado de óleo.

O cárter se rompeu antes ou depois da queda?
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2016/09/homem-morre-apos-perder-controle-da-moto-que-pilotava-em-cantagalo.html

É uma moto carenada. Seria difícil o cárter se romper em uma moto carenada por uma queda simples e não por uma colisão.

No meu entender, se o cárter tivesse se rompido em consequência da queda, o pneu e o garfo traseiro não estariam totalmente encharcados de óleo.

Penso ser mais provável que o cárter tenha se rompido antes por conta de uma biela quebrada que perfurou a carcaça do motor.


Isso acontece em motores severamente exigidos trabalhando com falta de óleo...
Carcaça de kawasaki ZX6R perfurada pela biela quebrada — com a moto em movimento, o óleo do motor vaza e vai parar na roda traseira, fazendo-a derrapar. Imagem: https://www.reddit.com/r/motorcycles/comments/kx90v/blown_engine_threw_a_rod/

Não é o primeiro caso que vejo assim:

Compare esse pneu banhado em óleo com o desta outra moto praticamente zero km onde o piloto não chegou a cair e sobreviveu para contar a história...
Imagem: Vídeo em http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-limite.html

Rastros de óleo idênticos ao da 7 Galo do Mário que estourou o motor a 200 km/h — por falta de óleo...
Imagem: Vídeo em http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-limite.html

Compare esses rastros de óleo com este outro em que o piloto também não sobreviveu...
Imagem e reportagem: http://adilsonribeiro.net/itaperuna-sabado-motociclista-perde-o-controle-da-moto-e-acaba-batendo-no-guard-rail/
Também na postagem http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2015/07/coisas-que-voce-nao-sabe-sobre-o-limite.html

Então minha teoria para o acidente deste domingo é que o óleo vazando molhou o pneu traseiro e causou a perda de controle, a queda e a morte do piloto...

Vejo indícios suficientes para dizer que pode ter sido mais uma morte causada por um motor severamente exigido que não tinha óleo suficiente.


Infelizmente, este caso entrará nas estatísticas como "piloto morre ao perder o controle da moto por causa desconhecida" — porque é difícil estabelecer se o cárter se rompeu antes ou depois da perda de controle.


É por isso que sou paranoico com esse assunto — há gente morrendo por desconhecimento de que rodar de moto com óleo baixo pode ser mortal. 


Enfatizo meu alerta.


Verifique sempre o nível de óleo de sua moto do jeito certo, e não do jeito errado que 99,9% do pessoal diz que é o correto, e salve sua vida.


Leia e ENTENDA o manual do proprietário.


Todo motor de moto precisa ser ligado e desligado antes da medição, não é igual carro — quem fala que é, não leu o manual, aprendeu errado ou está mentindo.


Não rode com óleo baixo para não se arriscar a entrar para essa estatística.


Um abraço,


Jeff

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