terça-feira, 27 de setembro de 2016

Dica para acabar com o câmbio duro

Vou explicar porque este vídeo bem intencionado NÃO É a solução do problema:


Aquela folga que ele mostra no vídeo apareceu pelo desgaste da articulação do pedal do câmbio.

E essa articulação se desgastou justamente porque foi obrigada a fazer um grande esforço em todas as passagens de marcha — afinal, é uma moto já com 67.542 km rodados.

Grande esforço, dificuldade de passar marcha, problemas para achar o neutro e câmbio duro em motos novas são todos sintomas de nível de óleo baixo.

Costumam ficar piores depois dos 700 km, quando o óleo mineral perde sua viscosidade e o nível abaixa devido ao consumo e não é reposto no nível correto.

Mal lubrificado, o motor esquenta mais do que o normal, o óleo fica ainda mais fino do que deveria, as peças se dilatam mais do que o esperado e o resultado é o câmbio duro.

Se você reclama na concessionária que o câmbio está duro, eles dizem que é assim mesmo.

MENTIRA! 

Câmbio duro é falta de óleo, óleo velho ou problema mecânico, e problema mecânico é muito raro de acontecer em moto zero quilômetro.

Sim, já vi muita moto zero km sair da concessionária com óleo baixo. Donos de dafra que o digam. E de triumph, bmw...

Mantenha sua moto com o nível correto de óleo e você achará o neutro e passará as marchas com facilidade.

Seu pedal de câmbio não desenvolverá uma folga tão grande e nem precisará ser apertado até o talo com uma arruela de pressão...

Para eliminar de verdade esse problema de câmbio duro basta colocar a quantidade correta de óleo no motor, E NÃO É APENAS AQUELA QUE ESTÁ ESCRITA NO MANUAL.

Leia o manual com atenção e veja que está escrito:

— Coloque a quantidade indicada, MEÇA O NÍVEL E COMPLETE ATÉ CHEGAR NA MARCA SUPERIOR DA VARETA / VISOR DE NÍVEL DE ÓLEO.

Sim, os fabricantes FALAM PARA COLOCAR MAIS ÓLEO do que a quantidade recomendada — o importante é o nível, não a quantidade.

Sim, é o contrário do que sempre te ensinaram. Ninguém lê manual, fazer o quê?

E o que você nunca leu é que os fabricantes sempre disseram que para medir o nível PRECISA LIGAR O MOTOR FRIO por alguns poucos minutos e desligar.

A imensa maioria das concessionárias e oficinas ensina o procedimento errado, dizendo que é só tirar a vareta pela manhã — é mentira.

A imensa maioria das concessionárias e oficinas coloca apenas a quantidade dita no manual e não completa o óleo corretamente — e é VOCÊ que dança com o motor durando menos da metade que poderia.

é VOCÊ que completa o serviço de quem quer ver seu motor voltar para a oficina para retífica e troca de peças quando NÃO COMPLETA O ÓLEO CONSUMIDO.

Moto nova consome pouco óleo no começo. Depois de algum tempo, o consumo aumenta — se você não repõe, seu motor funde, estraga, perde potência e não há garantia que cubra NEGLIGÊNCIA DO PROPRIOTÁRIO.

De tanto tomar fubecada por causa de motores estragando antes do fim da garantia nos últimos anos, a própria honda corrigiu o procedimento nos manuais das novas motos 160, 190 e CB Twister:

Agora a informação de que precisa ligar o motor antes de medir ESTÁ NA SEQUÊNCIA DA PÁGINA DO PROCEDIMENTO DE TROCA DE ÓLEO e não mais em uma página à parte.

Não acredite em mim — acredite na honda (pelo menos quanto ao procedimento).

ELES CONTINUAM RECOMENDANDO UMA QUANTIDADE INSUFICIENTE, mas o procedimento agora é claro sobre o que tem de ser feito na troca.

SEU MECÂNICO OU SEU TROCADOR DE ÓLEO (no bom sentido) ALGUM DIA LEU O MANUAL DO PROPRIETÁRIO?

Não, ele aprendeu errado e continua fazendo errado.

Em quem você prefere acreditar, no seu mecânico que ganha a vida consertando motos, ou no fabricante?

Se antes o manual era enganoso e induzia a esse erro, AGORA NÃO EXISTE MAIS ESSA DESCULPA.

A honda livrou a cara dela explicando tintim por tintim e tornando o manual à prova de idiotas.

ENTÃO NÃO SEJA UM DELES. 

Acredite no manual do proprietário da honda e de todas as outras fabricantes — todos sempre disseram que precisava colocar mais óleo até chegar na marca de nível superior da vareta / visor.

Só que faziam isso de maneira que ninguém entendia e ainda seus funcionários sempre orientaram os clientes de maneira errada — na imensa maioria das vezes.

E também na imensa maioria das vezes, você leva sua moto na revisão e volta apenas com o mínimo de óleo — se não medir e completar no dia seguinte, seu motor vai para o saco.

Seu motor irá durar o triplo antes de pedir a primeira retífica. E certamente não irá estourar de entortar biela. Né, dafra?

Imagem: http://wilddogs40.wix.com/
E olha que quem vos fala é o dono de uma Kansas 2009 que ainda não viu retífica — e que já rodou muito por esse Brasil afora.

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Obrigado pelo depoimento no facebook, Laerte!
    Vou fazer uma postagem sobre o caso da sua moto!
    Um abraço,
    Jeff

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  2. Bacana,hein laerte! podia também postar um vídeo no Youtube mostrando a troca de óleo feita por voce.já procurei e não acho nenhum vídeo mostrando o certo,a não ser aquele que o Jeff postou de uma Kawa gringa.
    Seria bom em português.

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