domingo, 26 de junho de 2016

Zika, microcefalia e veneno na água de beber

Não tem nada a ver com motos, mas tem a ver com vidas, então achei importante e resolvi publicar aqui.
Reportagem: https://www.sciencedaily.com/releases/2016/06/160624150813.htm

Tradução: Novas dúvidas sobre Zika como causa de microcefalia
A epidemia de microcefalia do Brasil continua a representar um mistério - se Zika é o culpado, por que é que não há epidemias similares em outros países também duramente atingidos pelo vírus? No Brasil, a taxa de microcefalia subiu com mais de 1.500 casos confirmados. Mas, na Colômbia, um estudo recente de cerca de 12.000 mulheres grávidas infectadas com Zika não encontrou nenhum caso de microcefalia. Se o Zika é o culpado pela microcefalia, onde estão os casos em falta?

Resumindo a história do Science Daily, o vírus zika ataca em muitos países, mas é só no Brasil que causa microcefalia em bebês — estranho, né? 

No mundo todo, o número de casos de microcefalia está dentro da normalidade estatística, mesmo com a presença de zika na gravidez.
Reportagem: https://www.sciencedaily.com/releases/2016/06/160624150813.htm

Tradução: À luz desta evidência, o NECSI diz que a causa da microcefalia no Brasil deveria ser reconsiderada. Uma possibilidade que foi levantada é o pesticida piriproxifeno, que é aplicado à água potável em algumas partes do Brasil para matar as larvas dos mosquitos que transmitem Zika. Piriproxifeno é um análogo de hormônio juvenil de inseto, que é reativo cruzado com o ácido retinoico, o qual é conhecido por causar microcefalia.

Um grupo de cientistas considera que a causa da epidemia de microcefalia pode estar no pesticida piriproxifeno aplicado em algumas regiões do Brasil para extinguir larvas do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya.

Foi somente depois da aplicação do piriproxifeno em reservatórios de água potável que os casos de microcefalia supostamente associada à zika começaram a aparecer.

Olha só que interessante o caso de Rondônia:
Reportagem: http://www.rondonianoar.com.br/individual.php?idd=3702#.V3AggPkrLq8

Rondônia começou a aplicar esse larvicida no final de 2014 e agora está registrando casos de microcefalia que não estão relacionados com o vírus zika...
Reportagem: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/02/ro-tem-10-casos-de-microcefalia-mas-sem-ligacao-com-o-zika-diz-governo.html

Uma associação direta entre o larvicida aplicado em fontes de água potável e o surgimento de casos de microcefalia não relacionados ao vírus zika... isso dá o que pensar.

Você poderá achar (e muita gente está muito empenhada em divulgar) que se trata mesmo de mais uma teoria da conspiração de paranoicos que não entendem nada do assunto, né? 

Então sugiro ler na íntegra o texto de Jean Remy Davée Guimarães, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ — Universidade Federal do Rio de Janeiro: 
 Reportagem: http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2836/n/tranquilo_e_favoravel_para_quem/Post_page/7

Mais um trecho significativo do material, leia na íntegra neste link:
Reportagem: http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2836/n/tranquilo_e_favoravel_para_quem/Post_page/7

Quando o culpado é a mutação misteriosa e inexplicável de um vírus, não há como processar os responsáveis governantes ou fabricantes, não é mesmo?

Não estou dizendo que seja o caso, mas é fato que incompetentes em altos cargos, alguns deles expostos à tentação de ganhar uma grana preta com altas mutretas comerciais, sempre custaram muito caro ao povo brasileiro.

Dede 1500.

E de gente com boas intenções o inferno está cheio, já dizia minha avó.

Um abraço,

Jefferson

9 comentários:

  1. Olá Jeff. Gostaria de sugerir tema que aborde a similaridade de peças em veículos. Li uma reportagem sobre uma bomba de gasolina na moto BMW que custava mais de R$2.500,00 na Concessionária quando o dono da moto, que é mecânico, inconformado com o valor cobrado, resolveu acessar a peça na tentativa de consertá-la. Qual não foi a surpresa dele ao verificar que era exatamente a mesma bomba de combustível utilizada no Gol 1.0 que custa menos de R$160,00.
    Quanto ao tema abordado da Zika e Cia., estou me recuperando das sequelas deixadas por um desses aí (me recuperei da febre de 1 semana e outros que me jogou na cama) que são fortes dores que vem em onda nos músculos do pescoço e ombro, e dores nos joelhos. Dizem que as dores pode durar meses ou anos.
    Abração e Deus te abençõe e proteja a todos nós dos ataques do inimigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos!
      Obrigado pela sugestão! Quem adoraria fazer essa postagem seria o Vinícius, ele é especialista em encontrar peças de reposição para suas motos, a Kansas e a Mirage. A dificuldade que nós temos quanto a isso é que só dá para testar e comprovar em nossas próprias motos, não temos acesso a outros modelos...
      Quanto a esse caso da bmw / vw, é bem ilustrativo da exploração do mercado pelas montadoras de motos, avidez desmedida. Não é de se estranhar essa compatibilidade, os fabricantes de peças para motos e autos na maioria das vezes são os mesmos. O Vinícius já encontrou algumas coisas da delphi (fornecedor gm) compatíveis para a Mirage (fabricação hyosung do grupo daewoo). A daewoo é parceira da gm na Coreia.
      Assim como essa parceria, os fabricantes alemães (bosch, etc.) fornecem para vw, bmw, etc. Proprietários de moto precisam ficar espertos e perceberem que uma reles bomba de combustível de 100 watts (se tanto) não pode custar o mesmo que o motor inteiro de uma moto 150 cc.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
  2. Amigo gostaria de sua opinião sobre aqueles tensores de corrente de transmissão, tensores com mola que servem para diminuir os solavancos da corrente e mante-la mais justa na coroa e no piao. É um acessorio barato, algo em torno de 50 reais, se ela fazem o que dizem porque as montadoras não colocam-o nas motos? Seria porque a transmissão duraria mais e eles venderiam menos?.
    Não comprei porque não sei se isso é perigoso, aceitavel, em fim, queria sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano!
      Instalei uma vez um desses tensores oferecidos no mercado, e só serviu para que eu descuidasse da regulagem da corrente. A mola do dispositivo era fraca, permitia uma oscilação muito grande. Os parafusos de fixação afrouxavam com frequência, fiquei com receio que se soltasse e viesse a travar a roda, o que é extremamente perigoso, então acabei arrancando fora. Talvez um tensor de fabricação melhor funcionasse melhor, mas aí já não compensaria o investimento. Penso que manter a corrente sempre bem regulada (com a tensão correta, que é próxima da folga máxima recomendada pelos fabricantes) e bem lubrificada sai mais em conta.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Seguindo suas indicações de regulagem da corrente aliado ao óleo para motoserra,que eu já havia comentado a muito tempo,a relação da minha mirage já passou dos 46000km.
      O Vinicius é testemunha.

      Excluir
    3. Seguindo suas indicações de regulagem da corrente aliado ao óleo para motoserra,que eu já havia comentado a muito tempo,a relação da minha mirage já passou dos 46000km.
      O Vinicius é testemunha.

      Excluir
    4. Que boa notícia, Ernesto!
      É uma ótima quilometragem, você conseguiu uma grande economia com esses cuidados simples!
      Obrigado pelo retorno, fiquei muito contente!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    5. Pretendo passar dos 55000 km.
      Abraço.

      Excluir
    6. Pretendo passar dos 55000 km.
      Abraço.

      Excluir